9 a cada 10 cacheadas ou crespas sofrem com o famoso cabelo com frizz. Sim, o número é realmente alto e há quem diga que é praticamente impossível eliminá-lo de vez. Mas a boa notícia é que dá, sim, para melhorar (e muito!) a situação desses fiozinhos que insistem em aparecer. Confira as dicas a seguir e mergulhe de cabeça.
Importante: algumas pessoas amam o frizz e não há problema nenhum nisso, ok?! Pelo contrário, se você gosta tem mais é que valorizá-los mesmo.
Use tecidos de algodão ou papel toalha para tirar o excesso de umidade dos fios
O primeiro passo é trocar a toalha comum por tecidos de algodão ou até papel toalha (aquele de cozinha mesmo) para tirar o excesso de umidade da raiz. Isso porque aquele esfrega-esfrega com a toalha de banho comum é um dos maiores responsáveis pela quebra dos cabelos e aumento de frizz.
Invista em hidratações com óleo de coco
A hidratação com óleo de coco auxilia super na redução do frizz. Passe no cabelo 30 minutinhos antes do banho e deixe agir, depois lave os fios normalmente.
Monte um cronograma capilar
O cronograma capilar também é fundamental para acabar com os cabelos ressecados e mandar o frizz para bem longe. Com as etapas em dia (hidratação, nutrição e reconstrução), é possível exibir molinhas lindas e cheias de vida por aí.
Troque sua escova de cabelo
Escova de plástico nem pensar! O ideal é usar aquele pente de madeira, sabe?! A madeira evita a eletrização dos fios, diminui o frizz e a quebra do cabelo. Sem contar que o mais indicado é pentear somente quando os fios estiverem molhados, nunca secos. Vale dizer ainda que os pentes de dentes largos são os melhores, pois mantêm a estrutura natural dos cachos.
Adote uma fronha de cetim
Cacheada que detesta frizz tem como melhor amiga a fronha de cetim. Ela não tira a oleosidade natural do cabelo e ainda ajuda a manter os cachos mais definidos no dia seguinte. Se quiser, dá para apostar em uma touca de cetim para dormir também.
Evite água quente
A água quente é a inimiga número 1 das molinhas. Além de ressecar os fios, ainda aumenta muito os arrepiados. Por isso, sempre que for lavar as madeixas dê preferência a água morna ou fria.
Dicas extras
- Mantenha um borrifador sempre por perto no day after;
- Não arranque os fios que viraram frizz;
- Evite usar elásticos para prender os cabelos;
- Não deixe de usar finalizadores.