Os cabelos cacheados são sinônimo de beleza e autenticidade, carregando consigo uma rica diversidade de formas e texturas. Cada cacho tem sua particularidade, e conhecer os diferentes tipos de cabelo cacheado é o primeiro passo para entender como cuidar deles de forma eficiente.
Neste guia, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre esse universo encantador, desde a identificação do seu tipo de cacho até as melhores práticas para mantê-lo saudável e deslumbrante. Bora?
Tipos de cabelo cacheado: qual é o seu?
Para quem está aprendendo sobre os cuidados com o cabelo cacheado agora, a primeira coisa para se saber é que as curvaturas capilares são separadas em quatro categorias: a primeira, curvatura 1, serve para os fios lisos, a 2 para os cabelos ondulados, a 3 para os cachos, e a 4 para os crespos. Dentro de cada número, as letras A, B e C representam as acentuações de cada curvatura. Confira as diferenças entre os tipos de cabelo cacheado:
Cabelo 3A
São os cabelos cacheados mais soltos, marcados por curvas largas e com mais dificuldade em manter a sua definição. Podem possuir raiz lisa ou ondulada, com cachos no comprimento. É o cabelo cacheado com menos volume, e também o que sofre menos com o fator encolhimento, que é quando os fios diminuem de tamanho ao secar.
Cabelo 3B
Esse tipo de cabelo possui cachos mais fechados, definidos e volumosos do que o cabelo 3A, e suas principais características são as pontas ressecadas e fios grossos, por isso, podem apresentar mais volume e frizz.
Cabelo 3C
Esta curvatura possui cachos da raiz até as pontas, com curvas mais acentuadas e fechadas. Apresenta bastante volume, frizz, e tem o comprimento e pontas ressecados. O fator encolhimento é marcante neste cabelo, que pode aparentar ser menor do que realmente é. Além disso, tem os fios mais grossos do que as outras curvaturas cacheadas.
Cuidados essenciais para toda cacheada
Mesmo conhecendo melhor os tipos de cabelo cacheado agora, você já deve imaginar que eles precisam de cuidados específicos, bem diferentes dos cabelos lisos e ondulados, né? Entenda melhor sobre os processos e tratamentos mais recomendados para as curvaturas 3ABC:
Finalização para cabelo cacheado
Sem dúvidas, a definição é a melhor amiga das cacheadas! Afinal, quem não sonha com cachos bem definidos, sem frizz e volume na medida certa? Para isso, não dá para dispensar uma boa finalização, que nada mais é do que o processo que acontece no pós-lavagem. Nesse processo, técnicas e produtos específicos são utilizados para definir as curvas e controlar o frizz e o volume dos fios antes da secagem e, assim, garantir cachos dos sonhos.
A finalização do cabelo cacheado combina o gosto pessoal e movimentos direcionados para garantir o efeito que você deseja para as suas madeixas. Por isso, existem diversos tipos de finalização, sendo a fitagem a mais comum e utilizada.
Essa finalização consiste em separar os cabelos em fitas — que podem variar de espessura — e estimular os cachos ao pressionar os cabelos de cima para baixo, para que memorizem o formato. Uma finalização prática e rápida tanto no seu dia de lavagem, como no day after para revitalizar os cachinhos. Para reproduzi-la, as únicas ferramentas necessárias são os seus dedos e um excelente finalizador, que pode ser um creme de pentear, ativador de cachos ou gelatina da sua preferência.
Cronograma capilar para cabelo cacheado
A chave para um cabelo cacheado bonito, hidratado, saudável e bem nutrido é o cronograma capilar, que você pode fazer em casa. Trata-se de uma rotina de cuidados capilares feitos algumas vezes por semana, programada para suprir as necessidades do cabelo.
O cronograma capilar inclui três etapas: a hidratação, responsável por repor a umidade do cabelo; a nutrição, responsável por devolver e manter os lipídios do fio, que é a oleosidade natural; e, por fim, a reconstrução, que vai repor a massa capilar e reparar os danos do cabelo.
Para criar o cronograma perfeito, em primeiro lugar, monte uma tabela com todas as lavagens semanais do seu cabelo (você pode escolher as segundas, quartas e sextas, por exemplo). Depois, adquira uma máscara para cada etapa (hidratação, nutrição e reconstrução).
Umectação para cabelos cacheados
A umectação capilar é um tratamento baseado no uso de óleos vegetais no cabelo. Os óleos vegetais são ótimos para tratar os cabelos ressecados, desnutridos e danificados. Isto porque, as gorduras vegetais são ricas em nutrientes, vitaminas e minerais que trazem diversos benefícios para os fios. Este tratamento vai servir para repor os nutrientes do cabelo, reparando os danos e deixando-os mais fortes, brilhantes e saudáveis.
Produtos para cabelos cacheados: quais não podem faltar?
Você sabe quais são os melhores produtos para os diferentes tipos de cabelo cacheado? Então se liga nestas dicas de como cuidar dos seus fios e arrase nos cuidados!
Creme para cabelo cacheado
É o finalizador mais democrático, justamente por ser o mais eficaz. Disponível em diferentes texturas e para diferentes resultados, o creme para pentear não pode faltar na sua rotina de finalização. Para aplicar, evite a raiz e invista apenas no comprimento dos fios, espalhando e enluvando bem cada mecha, para garantir que todo o cabelo esteja envolvido com o produto. Nossas indicações são:
Creme para Pentear Uva Kids Cachinhos Brilhantes
Creme Para Pentear Melancia Kids Cachinhos Definidos
Creme para Pentear Chocolate Kids Cachinhos Nutridos
Gelatina para cabelo cacheado
A gelatina é um finalizador capilar em formato de gel, que garante uma definição incrível para os cabelos, além de conter ativos nutritivos para hidratar enquanto dá o efeito desejado. Elas podem ser utilizadas sozinhas, ou aliadas a outro produto finalizador, e o seu efeito varia conforme a gelatina escolhida. Em geral, elas deixam os cachos definidos, hidratados e alinhados. Nossas queridinhas são:
Gelatina Chocolate #todecacho Kids Super Brilhante
Gelatina Melancia #todecacho Kids Ativadora
Gelatina Morango #todecacho Kids Desembaraçante
Shampoo e Condicionador para cabelo cacheado
Na hora de escolher o melhor shampoo para cabelo cacheado, é bom ter em mente que os fios costumam ressecar com mais facilidade, ainda mais se o processo de lavagem não for feito corretamente. Para começar, escolha produtos feitos especialmente para a curvatura cacheada e que contenham agentes hidratantes em sua composição, como babosa ou D-pantenol.
Ao aplicar, deixe o produto apenas na raiz, massageando levemente com a ponta dos dedos, e espalhe a espuma resultante no comprimento. Para este processo, utilize sempre água morna ou fria. Nossas sugestões são:
Shampoo S.O.S Cachos De Repente Pronta!
Kit Shampoo e Condicionador Hidra Maracujá Tropical
Óleo para cabelo cacheado
Como adiantamos, o óleo para cabelo cacheado pode ser usado diretamente nos fios, como no tratamento de umectação, como pode ser usado misturado na sua máscara de tratamento para turbinar os resultados. Além disso, em outro formato, você também pode usar o óleo para finalizar os fios com ainda mais brilho e nutrição e, ainda, reparar as pontas. Nossos favoritos são:
Óleo de Umectação #todecacho Rícino Puro!
Óleo Reparador SOS Cachos De Repente Pronta
Óleo Reparador Morango Cachos dos Sonhos Multy Extraordinário
Agora que você já conhece as principais características e tipos de cabelo cacheado, basta colocar essas dicas em prática e tratar seus fios da forma como eles merecem: com muito amor e carinho. Os resultados serão surpreendentes!