Secure Adnxs

Tipos de cabelo cacheado: conheça sua curvatura

por Carolina Glogovchan

Por muitos anos, o cabelo com curvatura viveu à sombra dos alisamentos definitivos ou temporários, além de diversas outras técnicas para “esconder” a verdadeira natureza dos fios. Mas o cenário mudou: cada vez mais pessoas decidem abandonar as químicas alisadoras para vivenciarem a transição capilar e assumirem sua curvatura natural. Se antes os cabelos cacheados […]

Tipos de cabelo cacheado: conheça sua curvatura

Por muitos anos, o cabelo com curvatura viveu à sombra dos alisamentos definitivos ou temporários, além de diversas outras técnicas para “esconder” a verdadeira natureza dos fios. Mas o cenário mudou: cada vez mais pessoas decidem abandonar as químicas alisadoras para vivenciarem a transição capilar e assumirem sua curvatura natural. Se antes os cabelos cacheados […]

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos Ondulados

Por muitos anos, o cabelo com curvatura viveu à sombra dos alisamentos definitivos ou temporários, além de diversas outras técnicas para “esconder” a verdadeira natureza dos fios. Mas o cenário mudou: cada vez mais pessoas decidem abandonar as químicas alisadoras para vivenciarem a transição capilar e assumirem sua curvatura natural. Se antes os cabelos cacheados não eram bem aceitos, hoje, eles ganham espaço como a curvatura natural da brasileira.

Assim, entender os tipos de cachos e a curvatura do seu cabelo é essencial para saber como realçar sua beleza. Conheça mais sobre os tipos de cabelo cacheado e como cuidar melhor dos fios. Vamos lá?

Tipos de cachos e grau de curvatura: porque é importante conhecê-los?

Para quem está aprendendo sobre os cuidados com o cabelo cacheado, a primeira coisa para saber é que as curvaturas capilares são separadas em quatro categorias: a primeira, curvatura 1, serve para os fios lisos, a 2 para os ondulados, a 3 para os cachos, e a 4 para os crespos. Dentro de cada número, as letras A, B e C representam as acentuações de cada uma.

Identificar a sua curvatura é importante, pois cada uma se comporta de forma diferente, e é a partir dela que você saberá como seu tipo de cabelo cacheado reage aos estímulos internos e externos e quais tipos de produtos escolher, além de saber como protegê-lo melhor de danos e quais cuidados são os mais adequados para os fios.

Mas afinal, como saber meu tipo de cacho?

Para identificar o seu tipo de cabelo cacheado, é indicado observar seus fios sem nenhum tipo de finalização para determinar se são lisos, ondulados, cacheados ou crespos. A partir dessa observação basta associar as características ao sistema de classificação criado pela hairstylist Andre Walker, que categoriza os cachos de 2A a 4C, como na tabela abaixo:

WhatsApp Image 2024 04 16 at 11.20.57 630x420 - Tipos de cabelo cacheado: conheça sua curvatura

É válido destacar, ainda, que o seu cabelo pode ter mais de uma curvatura, mas o importante é identificar a ondulação predominante dos seus cabelos para determinar em qual curvatura você se encaixa.

Quais são os tipos de cabelos cacheados?

Cada tipo de cabelo cacheado possui necessidades específicas. Para compreender seu tipo de cabelo cacheado, considere essas características:

Cabelo 2: ondulado

O cabelo ondulado corresponde à curvatura 2, o que significa que ele apresenta mais curvas que o liso e ondas mais abertas do que fios cacheados. Costuma ter formato em “S”, ou seja, é liso na raiz, mas no comprimento ganha o formato de ondas, podendo variar do 2A, com ondas mais soltas, ao 2C, com ondas mais definidas.

Cabelo ondulado 2A: Majoritariamente liso, mas possui ondas, começando na metade inferior dos fios, ou seja, do meio para as pontas.

Cabelo ondulado 2B: Possui ondas mais fechadas, mas ainda mantém a sua raiz lisa.

Cabelo ondulado 2C: Já possui espirais definidos em S e, geralmente, são mais volumosos e rebeldes.

Por conta de sua estrutura, os cabelos ondulados precisam de uma atenção extra na hora de finalizar e definir, e também podem sofrer com a oleosidade na raiz e ressecamento no comprimento, além de pontas duplas. Para contornar estes problemas, investir em um bom cronograma capilar e caprichar na finalização são soluções para garantir ondas e movimento.

Cabelo 3: cacheado

O cabelo cacheado corresponde à curvatura 3, e também é o tipo de fio mais predominante no Brasil. É marcado pelo ressecamento, portanto, pode ser considerado um cabelo mais frágil do que os lisos e ondulados. O cabelo do tipo 3 tem cachos mais definidos e fechados, formando espirais e podem ser classificados do 3A, com cachos mais abertos, até o 3C, com cachos mais fechados e volumosos.

Cabelo cacheado 3A: São os cabelos cacheados mais soltos, marcados por curvas largas com mais dificuldade em manter a sua definição. Podem possuir raiz lisa ou ondulada, com cachos no comprimento.

Cabelo cacheado 3B: Possui cachos mais fechados, definidos e volumosos do que o cabelo 3A. Sua principal característica são as pontas ressecadas e fios grossos, por isso, podem apresentar mais volume e frizz.

Cabelo cacheado 3C: Esta curvatura possui cachos da raiz até as pontas, com curvas mais acentuadas e fechadas; apresenta bastante volume, frizz e tem o comprimento e pontas ressecados. O fator encolhimento é marcante neste cabelo, que pode aparentar ser menor do que realmente é.

Cabelo 4: crespo

Os cabelos do tipo 4 possuem cachos mais estreitos e compactos. Podem ser divididos em 4A, 4B e 4C, sendo o 4C o mais crespo e o 4A com cachos mais definidos. 

Ao contrário dos outros, o espiral do cabelo crespo é bem mais fechado, o que faz com que a oleosidade natural do couro cabeludo tenha dificuldade para percorrer o comprimento do fio. Por causa desta característica, os fios crespos são mais ressecados e têm mais frizz. 

Cabelo crespo 4A: No cabelo tipo 4A, os cachos são fechados e bem definidos, ou seja, é possível enxergá-los com facilidade. São cabelos que sofrem com a fragilidade e o ressecamento, apesar de cachear com facilidade.

Cabelo crespo 4B: No cabelo tipo 4B, o volume é máximo, e os cachos bem unidos, deixando o fio com aspecto fino e mais fragilizado. Este tipo de curvatura é extremamente carente de hidratação e nutrição, já que a oleosidade natural não percorre pela maior parte de sua extensão.

Cabelo crespo 4C: Ainda mais volumoso que os outros, mas sem definição em espiral, alguns fios dessa curvatura podem ter um formato em zigue-zague. 

Agora que você já sabe mais sobre os tipos de cabelo cacheado, e como definir a sua curvatura, é possível adotar uma rotina de cuidados e estilização mais adequada, garantindo cachos saudáveis, bonitos e bem definidos. Bora arrasar com esses cachos!

Aproveite, e leia também:

Os melhores penteados para cabelos cacheados de todos os tipos

Aprenda como recuperar os cachos pós descoloração com os cuidados e produtos certos

Aposte no corte de cabelo em camadas: tendência para 2024!

FAQ: Tipos de Cachos

Como os tipos de cachos são classificados?

Os tipos de cachos são classificados na escala de 2 a 4, com subcategorias A, B e C, baseadas na forma e tamanho dos cachos, de ondas suaves a cachos apertados.

Como identificar meu tipo de cacho?

Observe o padrão natural de seus cabelos quando secos e sem produtos. Ondas soltas são tipo 2, cachos definidos são tipo 3, e cachos bem apertados são tipo 4.

Como cuidar dos cabelos tipo 2?

Use produtos que realcem as ondas, como mousses leves. Evite produtos pesados que podem deixar os fios murchos.

E quanto aos cabelos tipo 3?

Hidrate regularmente para manter a definição dos cachos. Use produtos definidores de cachos e evite pentear quando seco para evitar o frizz.

Qual a melhor abordagem para cabelos tipo 4?

Hidratação intensa é fundamental. Use produtos ricos em umidade, como cremes e óleos. A técnica de “fitagem” ajuda a definir os cachos.

4.9/5 - (7 votes)
#todecacho

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
S.O.S Bomba Ultra-Hidratação: o kit para cabelos cacheados profissional que você precisa! Trança box braid loira? Sim! Fique por dentro desse estilo Como usar a Gelatina Capilar Salon Line? Penteado fácil para o Dia dos Namorados Penteados para o estilo baddie
Pular para o conteúdo