Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Tipos de cachos: você sabe qual é o seu? Descubra agora mesmo!

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos Ondulados

Por muitos anos, o cabelo cacheado e crespo viveu à sombra dos alisamentos — tanto os definitivos quanto os temporários —, além de diversas outras técnicas para “esconder” a verdadeira natureza dos fios. Mas o cenário está mudando: cada vez mais pessoas decidem largar as químicas alisadoras para passarem pela transição capilar e assumirem sua curvatura natural. Se antes, os cabelos cacheados não eram bem aceitos, hoje, eles ganham espaço como a curvatura natural da brasileira.

Neste processo de autoaceitação do cabelo crespo feminino, a etapa mais complexa é, com toda certeza, a transição capilar. A decisão de abrir mão dos alisamentos e de nutrir a curvatura natural do cabelo é difícil, mas extremamente gratificante e reveladora, já que muita gente começa a alisar os fios tão cedo que já nem conhecem a sua curvatura natural. Então, se você está passando por este momento, a parte da descoberta é essencial. Vem com a gente conhecer mais sobre os cabelos cacheados e saiba como identificar o seu tipo de cacho e como cuidar dessa curvatura.

Tipos de cachos e grau de curvatura: porque é importante conhecê-los?

Para quem está aprendendo sobre os cuidados com o cabelo cacheado agora, a primeira coisa para se saber é que as curvaturas capilares são separadas em quatro categorias: a primeira, curvatura 1, serve para os fios lisos, a 2 para os ondulados, a 3 para os cachos, e a 4 para os crespos. Dentro de cada número, as letras A, B e C representam as acentuações de cada uma.

Identificar a sua curvatura é importante, pois cada uma se comporta de forma diferente, e é a partir dela que você saberá como seu cabelo reage aos estímulos internos e externos e quais tipos de produtos utilizar, além de saber como protegê-lo melhor de danos e quais cuidados são os mais adequados para os fios.

Mas afinal, como saber meu tipo de cacho?

Para identificar o seu cacho, basta observar os fios sem nenhum tipo de finalização para determinar se são lisos, ondulados, cacheados ou crespos. É importante notar que o seu cabelo pode ter mais de uma curvatura. Aqui, o importante é identificar a ondulação predominante dos seus cabelos, assim, você conseguirá determinar em qual curvatura você se encaixa.

Tabela de curvatura

Utilize a tabela abaixo para identificar o seu tipo de cacho: lisos, ondulados, cacheados e crespos?

tabela de curvatura 630x735 - Tipos de cachos: você sabe qual é o seu? Descubra agora mesmo!

Tipos de Cachos 2: como são os cabelos ondulados?

O cabelo ondulado corresponde a curvatura 2, o que significa que ele apresenta mais curvas que o liso e ondas mais abertas do que fios cacheados. Costuma ter formato em “S”, ou seja, é liso na raiz, mas no comprimento ganha o formato de ondas.

Cabelo Ondulado 2A

tipos de cachos 2a 533x800 - Tipos de cachos: você sabe qual é o seu? Descubra agora mesmo!

Majoritariamente liso, mas possui algumas ondas, começando na metade inferior dos fios, ou seja, do meio para as pontas.

Cabelo Ondulado 2B

tipos de cachos 2b 630x788 - Tipos de cachos: você sabe qual é o seu? Descubra agora mesmo!

Possui ondas mais fechadas, mas ainda mantém a sua raiz lisa.

Cabelo Ondulado 2C

tipos de cachos 2c 533x800 - Tipos de cachos: você sabe qual é o seu? Descubra agora mesmo!

Já possui espirais definidos em S e, geralmente, são mais volumosos e rebeldes.

Por conta de sua estrutura, os cabelos ondulados precisam de uma atenção extra na hora de finalizar e definir. Também podem sofrer com a oleosidade na raiz e ressecamento no comprimento, além de pontas duplas. Para contornar estes problemas, investir em um bom cronograma capilar e caprichar na finalização são soluções para garantir ondas e bastante movimento.

Neste episódio de “Dicionário Capilar”, a embaixadora Carol Lima fala tudo sobre essa curvatura maravilhosa!

Tipos de Cachos 3: como são os cabelos cacheados?

O cabelo correspondente à curvatura 3, e também é o tipo de fio mais predominante no Brasil. É marcado pelo ressecamento excessivo, portanto, pode ser considerado um cabelo mais frágil do que os lisos e ondulados.

Cabelo 3A

tipos de cachos 3a 535x800 - Tipos de cachos: você sabe qual é o seu? Descubra agora mesmo!

São os cabelos cacheados mais soltos, marcados por curvas largas com mais dificuldade em manter a sua definição. Podem possuir raiz lisa ou ondulada, com cachos no comprimento.

Cabelo 3B

tipos de cachos 3b 630x788 - Tipos de cachos: você sabe qual é o seu? Descubra agora mesmo!

Possui cachos mais fechados, definidos e volumosos do que o cabelo 3A. Sua principal característica são as pontas ressecadas e fios grossos, por isso, podem apresentar mais volume e frizz.

Cabelo 3C

tipos de cachos 3c 533x800 - Tipos de cachos: você sabe qual é o seu? Descubra agora mesmo!

Esta curvatura possui cachos da raiz até as pontas, com curvas mais acentuadas e fechadas. Apresenta bastante volume, frizz, e tem o comprimento e pontas ressecados. O fator encolhimento é marcante neste cabelo, que pode aparentar ser menor do que realmente é.

Aqui, a Juju Franchesci conta tudo sobre a curvatura cacheada e como você pode garantir que eles fiquem sempre bonitos e saudáveis.

Tipos de Cachos 4: como são os cabelos crespos?

O cabelo tipo 4 é o último da tabela de curvatura, e é comumente chamado de cabelo crespo. Ao contrário dos outros, o espiral do cabelo crespo é bem mais fechado, o que faz com que a oleosidade natural do couro cabeludo tenha dificuldade para percorrer o comprimento do fio. Por causa desta característica, os fios crespos são mais ressecados e possuem mais com o frizz. Também são os fios que mais sofrem com o fator encolhimento, já que aparentam ser bem menores do que realmente são.

Cabelo 4A

tipos de cachos 4a 533x800 - Tipos de cachos: você sabe qual é o seu? Descubra agora mesmo!

No cabelo tipo 4A, os cachos são fechados e bem definidos, ou seja, é possível enxergá-los com facilidade. São cabelos que sofrem com a fragilidade e o ressecamento, apesar de cachear com facilidade.

Cabelo 4B

tipos de cachos 4b 630x420 - Tipos de cachos: você sabe qual é o seu? Descubra agora mesmo!

Já no cabelo tipo 4B, o volume é máximo, e os cachos bem unidos, deixando o fio com aspecto fino e mais fragilizado. Este tipo de curvatura é extremamente carente de hidratação e nutrição, já que a oleosidade natural não percorre pela maior parte de sua extensão.

Cabelo 4C

tipos de cacho 4c 532x800 - Tipos de cachos: você sabe qual é o seu? Descubra agora mesmo!

Ainda mais volumoso que os outros, mas sem definição em espiral – alguns fios dessa curvatura podem até apresentar o formato em zigue-zague. Com o fator encolhimento forte, é o cabelo mais frágil e mais ressecado de todos da tabela, e apresenta a necessidade de uma série de cuidados intensos.

A diva Carol Mamprin tem cabelos crespos maravilhosos e vai te contar tudo sobre esta curvatura. Se liga!

4.9/5 - (7 votes)
#todecacho

Posts Recentes: