Secure Adnxs

Umectação noturna: guia e benefícios do óleo de coco para arrasar

por Carolina Glogovchan

Quem é crespa ou cacheada já deve ter ouvido falar sobre a umectação noturna. Para quem não sabe, a umectação é uma forma de nutrição muito potente e que consiste, basicamente, na aplicação de óleos no cabelo. Por isso, se você quer nutrir profundamente seus fios e restaurar o brilho, mas está sem tempo, você […]

Umectação noturna: guia e benefícios do óleo de coco para arrasar

Quem é crespa ou cacheada já deve ter ouvido falar sobre a umectação noturna. Para quem não sabe, a umectação é uma forma de nutrição muito potente e que consiste, basicamente, na aplicação de óleos no cabelo. Por isso, se você quer nutrir profundamente seus fios e restaurar o brilho, mas está sem tempo, você […]

Cabelos Cacheados
umectacao noturna 2 1 630x420 - Umectação noturna: guia e benefícios do óleo de coco para arrasar

Quem é crespa ou cacheada já deve ter ouvido falar sobre a umectação noturna. Para quem não sabe, a umectação é uma forma de nutrição muito potente e que consiste, basicamente, na aplicação de óleos no cabelo.

Por isso, se você quer nutrir profundamente seus fios e restaurar o brilho, mas está sem tempo, você precisa conhecer a umectação noturna e entender para que serve umectação com óleo de coco!

O que é umectação noturna e para quem ela é indicada?

umectacao noturna 1 630x420 - Umectação noturna: guia e benefícios do óleo de coco para arrasar

A umectação noturna é um banho de óleo que age nos cabelos enquanto você dorme, ou seja, os fios são umedecidos com óleo vegetal e nutridos durante a noite. A umectação com óleo de coco – e que pode incluir outros óleos vegetais também – é muito importante para a saúde dos fios, já que ela é capaz de repor os lipídios.

Essa reposição acontece, especialmente, em madeixas cacheadas, crespas e crespíssimas, que são naturalmente mais ressecadas, uma vez que a curvatura impossibilita a chegada da oleosidade produzida pelo couro cabeludo às pontas. De modo geral, a umectação com óleo de coco é o tratamento perfeito para quem não tem muito tempo para cuidar dos cabelos durante o dia.

Mas vale dizer: todos os tipos de cabelo podem receber a umectação noturna: lisos, cacheados ou crespos, mas a frequência do tratamento vai depender da necessidade de cada um, já que os mais ressecados costumam precisar bem mais do tratamento.

O óleo de coco é, sem dúvidas, uma mega alternativa natural aos produtos cosméticos convencionais, além de ser muito acessível e não ter contraindicações! Bom, né?

Leia também: Umectação capilar: tudo que você precisa saber!

Passo a passo para realizar a umectação noturna com óleo de coco

umectacao noturna 4 1 630x420 - Umectação noturna: guia e benefícios do óleo de coco para arrasar

O seu cabelo está ressecado e desnutrido? Aprenda como fazer umectação com óleo de coco seguindo alguns passos:

  1. Primeiro divida seu cabelo em mechas;
  2. Aplique o óleo em todas as mechas, considerando o início do comprimento até as pontas e evite encostar muito na raiz, principalmente se o seu cabelo for oleoso ou misto;
  3. Vá massageando o couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea;
  4. Prenda o cabelo com um coque e envolva-o com uma toalha ou touca, que não precisa ser térmica. A ideia é proteger os fios do contato com o travesseiro;
  5. Chegou a hora de dormir! A umectação noturna com óleo de coco vai agir enquanto você dorme: simples assim!
  6. No dia seguinte, basta lavar os fios com o shampoo e o condicionador de sua preferência.

Não esqueça também de usar seu creme de pentear ou ativador de cachos favorito para proteger os fios e fazer uma finalização para arrasar com o cabelo saudável e bonito!

Produto para potencializar a umectação

Existem muitos produtos para potencializar a umectação – inclusive diversos óleos para umectação, além do óleo de coco, podem ajudar a potencializar os efeitos desse tratamento e, normalmente, já são utilizados em produtos de beleza, como: o óleo de babosa, o óleo de abacate, a manteiga de murumuru e o óleo de rícino.

Conheça exemplos da linha #todecacho que te ajudam a arrasar na umectação:

Óleo de Umectação #todecacho Coco Puro

Como já te contamos, o óleo de coco é a opção mais indicada para esse tipo de tratamento, isso porque ele ajuda a trazer hidratação, brilho, força e mais saúde para os cabelos.

Afinal, o coco tem vitaminas e nutrientes especiais que ajudam a combater o ressecamento, além de diversos outros benefícios. Por isso, a dica é investir no Óleo de Umectação #todecacho Coco Puro, ideal para cabelos cacheados e crespos.

Óleo de Umectação Babosa #todecacho

O óleo de babosa é rico em vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13, possui mais de 20 minerais, 18 aminoácidos e alta concentração de água! Incrível, né? E, o Óleo de Umectação Babosa #todecacho é perfeito para quem procura por uma renovação celular do couro cabeludo, quer estimular o crescimento do fio e eliminar a caspa.

Óleo de Umectação #todecacho Rícino Puro

Agora, o óleo de rícino garante o crescimento saudável dos cabelos, além de fortalecê-los. Assim, se você procura por um produto que contribua com a saúde dos fios cacheados e crespos, o Óleo de Umectação #todecacho Rícino Puro é a alternativa perfeita!

Óleo em Creme Maria Natureza Nutrição Extraordinária

Além da linha #todecacho, vale destacar que o óleo de abacate e manteiga de murumuru contam com uma série de vitaminas, minerais e aminoácidos; e estão presentes na linha Maria Natureza. Essa dupla promove nutrição, hidratação e brilho intenso: o óleo em creme Maria Natureza Nutrição Extraordinária é indicado para quem deseja selar as pontas ou até mesmo utilizá-lo como pré-shampoo ou finalizador.

Existem outros óleos que também são eficazes na umectação capilar: o óleo de argan, o óleo de manga, o óleo de oliva e o óleo de girassol – todos são ingredientes naturais e, o melhor, cheios de benefícios!

Como retirar a umectação com óleo de coco de forma correta?

umectacao noturna 3 1 630x420 - Umectação noturna: guia e benefícios do óleo de coco para arrasar

Muitas pessoas têm receio de não conseguir retirar o óleo dos cabelos e pensam que os fios podem ficar pesados e com aparência oleosa. Mas você não precisa se preocupar! Afinal é possível retirar toda a umectação noturna com óleo de coco na lavagem e com os produtos certos, como shampoo e condicionador. A dica aqui é: evite, nesse momento, os produtos que são antirresíduos para não ressecar os fios.

Além disso, tem uma técnica que ajuda muito a retirar o óleo de coco: a UCPE significa “Umectar, Condicionar, Pausar e Enxaguar”. É só você passar o seu condicionador de costume, esperar ele agir por alguns minutos e depois enxaguar. Pronto! Em alguns casos nem precisa do shampoo, pois só o condicionador já vai retirar o óleo dos fios. Super simples!

Benefícios da umectação noturna

A umectação capilar com óleo de coco é uma das mais queridinhas e aplicadas, e não é à toa! Conheça alguns dos principais benefícios de realizar a umectação noturna com óleo de coco:

– O óleo de coco é rico em vitamina E, vitamina K, ferro e ácidos graxos, ou seja, ele é capaz de penetrar nas cutículas da fibra capilar, nutrindo profundamente os fios;

– Com propriedades antifúngicas e antibacterianas, o óleo de coco é um potente ativo contra caspa, ressecamento e perda de proteína dos fios;

– O óleo de coco para umectação é muito eficaz na proteção dos fios, também serve para reter a umidade, reduzir o frizz e as pontas duplas;

– Outra vantagem da umectação com óleo de coco é, justamente, o poder que ele possui de eliminar a aspereza dos cabelos e dar brilho;

– Esse é um tratamento relativamente acessível, pois o óleo de coco não é tão caro e é bem fácil de ser encontrado;

– Por ser um tratamento noturno, você ganha bastante tempo, já que o produto age enquanto você dorme e é só lavar no dia seguinte. Bem prático!

– O óleo de coco também ajuda a melhorar a circulação sanguínea do couro cabeludo.

Demais, né?

FAQ

Apesar de todas essas dicas, ainda é possível que você esteja com algumas dúvidas, afinal, qualquer tratamento precisa ser bem conhecido antes de ser aplicado, e tá tudo bem!

Vamos às dúvidas!

Com que frequência posso fazer umectação noturna?

Por se tratar de um tratamento intenso, a umectação noturna deve ser feita apenas uma vez por semana – no caso de cabelos ressecados, cacheados e crespos. Para os outros tipos, faça a umectação de maneira mais espaçada, um intervalo de 10 ou 15 dias.

Esse tempo é importante para que os cabelos absorvam bem o produto e você não sobrecarregue seus fios com muito produto, ou seja, é bom que eles descansem um pouco. Até porque, utilizar muito óleo pode deixá-los com um aspecto mais pesado e com aparência de sujos.

Como fazer umectação noturna no cabelo com creme Salon Line?

Para fazer a umectação noturna com óleo de coco, basta seguir alguns passos: primeiro separe o cabelo e aplique o óleo. Não precisa fazer no estilo “fitagem”, ok?! O principal é aplicar bastante nas pontinhas.

Após aplicar óleo em todo, prenda os fios com um coque e pronto: agora sim é hora de dormir! A touca é opcional, pois ela só ajuda a não sujar a sua fronha. No dia seguinte, basta lavar os fios com o shampoo e o condicionador de sua preferência e arrasar com os fios nutridos!

Agora, a umectação noturna também pode ser feita com produtos específicos, como o creme Salon Line próprio para esse tratamento e, não necessariamente somente com o óleo de coco.

A forma de fazer é muito parecida – basta separar os cabelos, passar o creme, fazer um coque, colocar uma touca, dormir e lavá-los no dia seguinte. Viu como é fácil?

Como fazer umectação noturna: cabelo seco ou molhado?

A ideia da umectação noturna com óleo de coco é que ela seja feita com os cabelos ainda sujos e secos, por isso, não precisa se preocupar em lavá-los, já que essa etapa será cumprida ao acordar.

Isso é importante, pois vai ajudar o produto a penetrar melhor e não tem necessidade das cutículas dos cabelos estarem totalmente abertas para que a nutrição chegue.

Aposte no que existe de melhor para nutrir e hidratar seus cabelos. Assim, você vai conseguir arrasar com as madeixas lindas, com brilho, maciez e, o mais importante, com bastante saúde!

Quer saber sobre algumas vantagens da umectação com o azeite de oliva, um produto natural, acessível e super poderoso? Leia também: Umectação com azeite de oliva: conheça as vantagens desse super tratamento!

Gostou do conteúdo? Não esqueça de compartilhar com outras pessoas para que elas conheçam as maravilhas da umectação noturna com óleo de coco!

4.5/5 - (15 votes)