Secure Adnxs

Aprenda como amarrar turbante passo a passo

por Carolina Glogovchan

Se você é crespa, já deve ter se aventurado pelo turbante. Se ainda não se aventurou, a hora é essa! O turbante é uma peça que fica linda para o dia a dia, permite que você faça penteados incríveis e traz ainda mais charme aos seus cabelos. Outro ponto positivo do turbante é sua versatilidade, […]

Aprenda como amarrar turbante passo a passo

Se você é crespa, já deve ter se aventurado pelo turbante. Se ainda não se aventurou, a hora é essa! O turbante é uma peça que fica linda para o dia a dia, permite que você faça penteados incríveis e traz ainda mais charme aos seus cabelos. Outro ponto positivo do turbante é sua versatilidade, […]

CuidadosPenteados
como amarrar turbante 2 630x421 - Aprenda como amarrar turbante passo a passo

Se você é crespa, já deve ter se aventurado pelo turbante. Se ainda não se aventurou, a hora é essa! O turbante é uma peça que fica linda para o dia a dia, permite que você faça penteados incríveis e traz ainda mais charme aos seus cabelos.

Outro ponto positivo do turbante é sua versatilidade, pois existem diversos modelos e amarrações que combinam com diferentes gostos e estilos, podendo ser usados tanto com um look básico quanto com um mais sofisticado, deixando você pronta para qualquer ocasião! Demais, né?

Os turbantes ajudam a variar no visual do dia a dia, a valorizar o rosto e a criar uma aparência marcante. E, então, vamos conferir como amarrar o seu turbante?

Turbante e a cultura afro

É importante destacar que mais do que tendência ou moda, o turbante está relacionado a um estilo de vida e à história da cultura africana, sendo sinônimo de garra, força e resistência. A gente conta tudo que você precisa saber sobre isso bem aqui: história do turbante.

Inclusive, para quem possui cabelos em transição, o acessório é um grande aliado, que ajuda a elevar a autoestima, já que valoriza os cabelos afro e cacheados e deixa o dia-a-dia bem mais prático.

Turbante: quando usar?

como amarrar turbante 6 533x800 - Aprenda como amarrar turbante passo a passo

O turbante é peça chave e amigo de todas as horas. É uma ótima opção para utilizar no day after, no processo de transição e, principalmente, quando o cabelo está em um bad hair day, ou seja, os dias em que você não consegue definir do jeito que você quer.

Aliás, existem vários turbantes lindos! Então, que tal aproveitar e investir na peça para compor o seu penteado? Ele transforma um look simples em um look incrível! Mas é legal saber como amarrar o turbante para arrasar no look e ainda dar um destaque maior para os seus cabelos!

Turbante na composição do look

como amarrar turbante 7 630x420 - Aprenda como amarrar turbante passo a passo

Existem diferentes tipos de amarração com turbante e, com certeza, é possível casá-los com suas peças de roupas para compor looks super variados e ideais para várias ocasiões. Além disso, ao escolher o tecido certo você consegue usá-lo com roupas mais formais ou mais esportivas. Isso significa que o turbante pode ser usado na rotina, desde para uma saída rápida com as amigas até para uma reunião de trabalho.

Além disso, o acessório ainda pode ser um aliado na hora de tratar os cabelos com cremes ou para fazer a umectação noturna, um verdadeiro coringa! Por isso, anote algumas dicas para compor looks incríveis com o turbante e incluí-lo na sua vida:

– Para um visual mais elegante, experimente usar turbantes de tecidos mais leves e com até duas cores. Materiais sem brilho, como a malha elástica, também são indicados. Prefira, nesse caso, fazer amarrações mais baixas e com menos tecido;

– Para uma festa ou evento mais glamuroso, especialmente os noturnos, abuse dos turbantes com brilho, como os de cetim. Você pode apostar em cores sólidas ou saturadas e fazer amarrações mais altas e chamativas;

– Nas rotinas de cuidado com os cachos o turbante pode ser usado no processo de umectação noturna. Nesse caso, prefira os de cetim, pois além de reduzir o atrito dos fios com a fronha, ele ainda potencializa a penetração do óleo usado nos cabelos;

– O turbante pode ser utilizado também como tiara. Essa é uma ótima opção para os momentos que estamos com pressa, mas queremos dar um tapa no visual! Basta torcer o tecido, colocá-lo como uma tiara e amarrar na altura da nuca.

Os penteados com turbante podem ser usados em diferentes ocasiões. Para torná-los ainda mais compatíveis com o seu guarda-roupa, aposte em diferentes tecidos e cores. Mas lembre-se: um pretinho básico pode ser uma primeira ótima escolha, pois combina com tudo!

Quais os tipos de amarração?

Existem variados tipos de turbantes femininos, revelando que, com tantas variações de amarrações e tecidos, você nunca vai cair na rotina de “achar que está com a mesma cara sempre” e poderá utilizar o acessório por longos períodos sem enjoar; isso é particularmente importante quando se está em transição capilar.

Confira, agora, três tipos diferentes de amarração para experimentar quando estiver expert na amarração básica ou já estiver mais familiarizada com os turbantes:

Turbante aberto

como amarrar turbante 8 544x800 - Aprenda como amarrar turbante passo a passo

O turbante aberto é aquele que envolve mais a lateral da cabeça, mas deixa o topo aberto. Ele combina muito com coques e penteados altos, neste caso, os cabelos ficam em destaque.

Além disso, esse penteado é caracterizado pela presença do nó que prende o turbante próximo à testa. Por isso, ao fazê-lo, capriche nos nós para dar ainda mais destaque a ele. Esse modelo de amarração fica ótimo com o tecido africano e arrasa por onde passa;

Turbante fechado

como amarrar turbante 3 533x800 - Aprenda como amarrar turbante passo a passo

Mais sóbrio e elegante, o turbante fechado envolve toda a cabeça e pode esconder todo o cabelo ou ser usado mais no topo, deixando os fios à mostra na parte de baixo. Pode ser feito com qualquer tipo de tecido e amarrado na parte frontal ou de trás da cabeça.

Se você já é mais experiente e sabe como amarrar o turbante, aposte em detalhes como tranças de tecido e acessórios quando quiser variar o visual. Fivelas e broches são ótimas opções, por exemplo, e deixam o visual mais sofisticado;

Turbante tiara

como amarrar turbante 5 533x800 - Aprenda como amarrar turbante passo a passo

Ideal para ser feito com tecidos mais leves, flexíveis e mais longos do que largos, o turbante tiara não requer muita prática e pode ser feito em qualquer ocasião. Além de bonito, ele deixa o dia-a-dia mais prático, pois evita que os fios e a franja caiam no rosto.

Você pode torcer o tecido e amarrá-lo na nuca ou no topo da cabeça, pode também apostar nas “tiaras-turbante”, que imitam o turbante, mas são comercializados numa estrutura já pronta, aí basta vestir e pronto. Se você não sabe se combina ou não com turbante, a amarração tiara é uma ótima opção para introduzir esse acessório na sua vida.

Como amarrar turbante: passo a passo

como amarrar turbante 630x420 - Aprenda como amarrar turbante passo a passo

Vamos conhecer uma amarração de turbante supermoderna e fácil. Você vai precisar apenas de 1,75m de tecido de helanca, uma malha com suplex e lycra para colocar em prática esse passo a passo, veja:

  1. passo: Prenda o cabelo em um coque ou faça um coque abacaxi caso ele seja mais curto;
  2. passo: Estique o tecido cobrindo toda a parte de trás da cabeça, trazendo as pontas para frente;
  3. passo: Faça uma cruz com o tecido;
  4. passo: Em seguida, faça uma nova volta em forma de cruz;
  5. passo: Jogue as pontas do tecido para trás e cruze-as;
  6. passo: Para finalizar, leve as pontas para frente e as esconda dentro do turbante.

Viu como é fácil? E com o tempo você vai se acostumando mais ainda em como amarrar turbante e, assim, o processo fica mais fácil e rápido.

Quais os tecidos que posso utilizar para fazer o turbante?

como amarrar turbante 4 600x800 - Aprenda como amarrar turbante passo a passo

Há pouco citamos alguns tipos de tecidos que podem ser usados e em quais ocasiões são mais indicados. Agora, vamos conhecê-los melhor para saber qual (ou quais) escolher e como aproveitar ao máximo suas possibilidades para compor diferentes looks:

Tecido africano

O tecido africano pode ser produzido com fibras orgânicas ou sintéticas. Ele tem esse nome por conta dos padrões visuais que apresenta, como cores e formas geométricas mais vivas e marcadas, que remetem às vestimentas usadas em países da África em épocas festivas e aos cabelos afro.

É comum que os turbantes em tecido africano sejam maiores em extensão, pois além de remeter aos panos e cangas que integram as vestimentas de africanos e africanas, eles permitem amarrações mais complexas, com nós altos e elaborados;

Tecido em cetim

Mais fino e abafado, o cetim é um material composto de fibras naturais, como algodão e seda, e sintéticas, como o poliéster. Caracterizado por seu toque delicado, caimento leve e brilho natural, ele é ideal para amarração com turbante que será usada em períodos noturnos.

Os turbantes em cetim podem ser encontrados em diferentes tamanhos, porém, se você é iniciante na arte de como amarrar turbante, saiba que esse tecido é um pouquinho mais complicado de manejar do que os outros, pois ele marca mais e pode resultar em nós menos aderentes. Por isso, se você está iniciando na técnica, prefira tecidos mais fáceis de utilizar na hora da amarração;

Malha elástica

A melhor opção para quem quer começar a usar turbante é a malha elástica. Por sua elasticidade e aderência, as amarrações ficam apertadas e os nós firmes. Além disso, na maior parte dos casos, ela dispensa o uso de grampos para fixar o penteado e fica firme o dia todo.

O ponto negativo (que nem é tão negativo assim) é que o tecido, por ser mais simples e transparente, combina melhor com looks despojados, como jeans e camiseta. Com o tempo, o tecido pode esgarçar um pouco também, por isso sempre tenha cuidado ao lavar na máquina.

E aí, gostou? Este artigo foi criado especialmente para cacheadas e crespas que querem repaginar o visual com turbante! Mas, se você tem cabelos curtos e acha que o turbante não é pra você, leia também: penteado com turbante para cabelo curto cacheado, nosso conteúdo especialmente para o uso de turbantes em cachos e crespos de menor comprimento, e bora arrasar!

2.7/5 - (3 votes)