Secure Adnxs

Trança boxeadora: Dicas e como fazer em poucos passos

por Talitha Benjamin

A trança boxeadora é um dos penteados mais populares atualmente. Amplamente utilizada por esportistas (principalmente boxeadoras, como o nome entrega), ela rapidamente caiu nas graças das mulheres por se adequar a todos os tipos de cachos e combinar com diversos estilos, além de oferecer praticidade para quem tem uma vida bastante agitada e não quer […]

Trança boxeadora: Dicas e como fazer em poucos passos

A trança boxeadora é um dos penteados mais populares atualmente. Amplamente utilizada por esportistas (principalmente boxeadoras, como o nome entrega), ela rapidamente caiu nas graças das mulheres por se adequar a todos os tipos de cachos e combinar com diversos estilos, além de oferecer praticidade para quem tem uma vida bastante agitada e não quer […]

Penteados
trança boxeadora shutter foto 1 630x420 - Trança boxeadora: Dicas e como fazer em poucos passos

A trança boxeadora é um dos penteados mais populares atualmente. Amplamente utilizada por esportistas (principalmente boxeadoras, como o nome entrega), ela rapidamente caiu nas graças das mulheres por se adequar a todos os tipos de cachos e combinar com diversos estilos, além de oferecer praticidade para quem tem uma vida bastante agitada e não quer perder muito tempo ajeitando os fios ao longo do dia, mas ainda quer um visual cheio de atitude.

Além de ser perfeita para disfarçar o bad hair day (aqueles dias em que os cabelos não querem ficar do jeito que você deseja), a trança boxeadora também é perfeita para quem está vivendo a transição capilar e está com dificuldades para lidar com as diferentes texturas e curvaturas das madeixas. Além disso, quem tem os fios curtos e quer experimentar um visual mais longo também pode apostar nas tranças boxeadoras. Como? Com as extensões de fibra sintética.

Viu só como este visual é mega versátil e democrático? Então vem com a gente aprender mais sobre ele e com adotar!

O que é a trança boxeadora  

A trança boxeadora, também conhecida como boxer braid, é um penteado feito com duas tranças embutidas, sendo uma de cada lado da cabeça. No modelo mais tradicional, elas ficam bem no alto da cabeça, mas você pode encontrar algumas variações em que as tranças ficam mais próximas das orelhas.

Ela pode ser feita tanto com o próprio cabelo, ou utilizando extensões de fibra sintética, que deixam os fios mais longos. Este tipo de trança ganhou este nome por ser um penteado amplamente utilizado por boxeadoras, já que ele “prende” todos os fios e evita que o cabelo atrapalhe os movimentos do esporte. Desde então, o visual evoluiu para figurar não só nos momentos em que você deseja um penteado prático, mas também quando quer dar uma mudada no visual.

Como fazer trança boxeadora passo a passo?

Apesar de parecer um pouco complexa, a trança boxeadora é bastante simples de fazer. Veja o passo a passo:

1º passo: com os cabelos limpos e desembaraçados, divida-os em duas partes, traçando uma linha vertical do meio da testa até a nuca.

2º passo: escolha um lado para começar. Separe três mechas da parte frontal e comece a trançar o cabelo.

3º passo: conforme a trança cresce, vá alimentando as mechas laterais com mais cabelo, de forma que todos os fios fiquem presos. Lembre-se de manter a trança bem retinha e rente à raiz.

4º passo: quando chegar na nuca continue trançando normalmente até as pontas. Prenda com um elástico e faça o mesmo processo na outra metade dos cabelos.

Cabelos curtos? Aposte nas tranças boxeadora com extensão

A versatilidade deste tipo de cabelo é tanta, que até quem optou por fios curtinhos pode aproveitar. Pois é: se você está pensando em adotar as tranças, mas ainda está esperando o crescimento capilar colaborar, pode ficar tranquila! Basta escolher o seu visual favorito e aproveitar!

Trança boxeadora com jumbo

Nos fios curtos, a trança boxeadora utiliza cabelos sintéticos (também conhecido como jumbo) trançados ao seu cabelo natural. Para isso, o cabelo precisa ter pelo menos 4 centímetros de raiz, ou cerca de 4 a 6 dedos, para que a fibra possa ser trançada no fio.

Trança boxeadora com linha de crochet

Para quem quer apostar em um visual mais ousado, as linhas de crochet oferecem uma vasta opções de cores para as tranças boxeadoras. Aqui, a lógica é utilizar as linhas e trança-las junto aos fios, adicionando o material à trança.

Se você vai adotar a trança boxeadora com extensão, fique atenta: como a fibra se prende ao seu fio de cabelo, você não pode exagerar muito no comprimento, senão o peso vai ser grande, podendo causar dor e diminuindo consideravelmente a durabilidade do penteado.

Quanto tempo dura a trança boxeadora?

Quando feitas utilizando apenas o seu cabelo, a trança boxeadora possui a mesma durabilidade de um penteado normal, ou seja, de apenas um dia ou dois, podendo ser refeito sempre que quiser. Já com as fibras sintéticas, o penteado tem uma vida útil maior, podendo ser mantido nos fios de 7 a 10 dias.

Quando usar a trança boxeadora?

Um dos motivos pelo qual a trança boxeadora se tornou tão popular foi porque ela pode ser usada em praticamente qualquer ocasião.

O modelo tradicional é perfeito para momentos mais informais, como um passeio com as amigas, para ir para a faculdade ou uma visita à praia, mas é possível transformar a trança boxeadora em um penteado mais elaborado e formal, e é isso que vamos ver a seguir.

Penteados com trança boxeadora

Trança boxeadora cruzada:

Esse é o penteado mais simples que pode ser feito tendo como base uma trança boxeadora, mas o resultado é um visual diferente e refinado. Para reproduzi-lo, é só fazer suas tranças boxeadoras e depois cruzá-las na nuca, de forma que as pontas fiquem para cima. Use grampos para prender as pontas discretamente.

Semi trança boxeadora:

Outro penteado simples e bastante bonito, a semi trança boxeadora se baseia em trançar apenas os cabelos no topo da cabeça. O restante dos fios podem ser presos em um rabo de cavalo ou coque.

Trança boxeadora em “x”:

O princípio deste modelo é o mesmo da trança boxeadora tradicional, mas ao invés de fazer duas tranças paralelas, elas vão se cruzar na parte de trás da cabeça. Para isso, na hora de trançar, você deve puxar os cabelos para a diagonal. Dessa forma, a trança do lado direito vai terminar no lado esquerdo e a trança do lado esquerdo vai ser finalizada na direita.  

Inspirações e modelos de tranças boxeadora

Veja abaixo na galeria que preparamos algumas inspirações para você escolher o jeito ideal da sua trança boxeadora.

tranca boxeadora passo a passo 630x420 - Trança boxeadora: Dicas e como fazer em poucos passos
como fazer tranca boxeadora 534x800 - Trança boxeadora: Dicas e como fazer em poucos passos
tranca boxeadora 630x420 - Trança boxeadora: Dicas e como fazer em poucos passos

Dicas para melhor fixação e durabilidade do penteado: Salon Line indica

Você sabia que a Salon Line tem uma linha especial para as apaixonadas por tranças? Pois é! A linha #todecacho Estilização é perfeita para quem adora apostar nas tranças boxeadoras e procura melhorar a fixação e a durabilidade deste penteado. Se liga:

O Gel Modelador #todecacho Estilização garante alta definição da raiz às pontas do cabelo, efeito fixação intensa e couro cabeludo saudável. Contém proteção UV.

A Pomada Efeito brilho #todecacho Estilização promove alta fixação para cabelos cacheados e crespos, conta com efeito brilhante e é ideal para acabamentos de penteados e baby hair.

A Pomada Efeito Molhado #todecacho Estilização promove alta fixação para cabelos ondulados, cachos e crespos, conta com efeito brilho umidificado e é ideal para acabamentos de penteados e tranças.

4.7/5 - (7 votes)
#todecacho

Quem leu gostou dessas:

Como finalizar o cabelo 2b? Como finalizar o cabelo 2A? Para que serve a gelatina para cabelo? Como fazer Cronograma Capilar? Modelos de cabelo cacheado com franja para você mudar o visual
Pular para o conteúdo