Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Tipos de cabelos crespos: guia definitivo da curvatura 4

tipos de cabelo crespo 630x787 - Tipos de cabelos crespos: guia definitivo da curvatura 4
Curvaturas do cabelo crespo!

Por muitos anos, o cabelo afro viveu à sombra dos alisamentos — tanto os definitivos quanto os temporários —, além de diversas outras técnicas para “esconder” a verdadeira natureza dos fios crespos. Durante décadas, o processo de autoaceitação das características que descendem da cultura negra caminhou a passos lentos, mas com o boom do mercado de cosméticos e com o discurso de aceitação e antirracismo cada vez mais fortes, os tipos de cabelo crespo passaram a ser um símbolo de resistência aos padrões de beleza impostos.

Neste processo de autoaceitação do cabelo crespo feminino, a etapa mais complexa é, com toda certeza, a transição capilar. A decisão de abrir mão dos alisamentos e de nutrir a curvatura natural do cabelo é difícil, mas extremamente gratificante e reveladora, já que muita gente começa a alisar os fios tão cedo que já nem conhecem a sua curvatura natural. Se você está passando pela transição capilar, ou se quer simplesmente conhecer mais o seu crespo, reunimos aqui um guia especial para contar para você tudo sobre o cabelo tipo 4.

Como é o cabelo crespo?

O cabelo tipo 4 é o último da tabela de curvatura, e é comumente chamado de cabelo crespo. Ao contrário dos outros, o espiral do cabelo crespo é bem mais fechado, o que faz com que a oleosidade natural do couro cabeludo tenha dificuldade para percorrer o comprimento do fio. Por causa desta característica, os fios crespos são mais ressecados e sofrem mais com o frizz. Também são os fios que mais sofrem com o fator encolhimento, já que aparentam ser bem menores do que realmente são.

Volumosos e ressecados, os cabelos crespos precisam de cuidados contínuos para permanecerem sem frizz (mesmo se você gosta de bastante volume) e saudáveis. Na tabela tipo 4, existem algumas diferenças entre a estrutura dos fios. Veja:

Cabelo 4A

cabelo crespo 4a 1 630x788 - Tipos de cabelos crespos: guia definitivo da curvatura 4

Cabelo crespo 4A: cachos definidos e ressecados;

No cabelo tipo 4A, os cachos são fechados e bem definidos, ou seja, é possível enxergá-los com facilidade. São cabelos que sofrem com a fragilidade e o ressecamento, apesar de cachear com facilidade.

Cabelo 4B

cabelo crespo 4b 630x788 - Tipos de cabelos crespos: guia definitivo da curvatura 4

Cabelo crespo 4B: volume nas alturas e cachos pequenos;

Já no cabelo tipo 4B, o volume é máximo, e os cachos bem unidos, deixando o fio com aspecto fino e mais fragilizado. Este tipo de curvatura é extremamente carente de hidratação e nutrição, já que a oleosidade natural não percorre pela maior parte de sua extensão.

Cabelo 4C

cabelo crespo 4c 630x788 - Tipos de cabelos crespos: guia definitivo da curvatura 4

Cabelo crespo 4C: sem definição e com o máximo de fator encolhimento;

Ainda mais volumoso que os outros, mas sem definição em espiral: alguns fios desta curvatura podem até apresentar o formato em zigue-zague. Com o fator encolhimento forte, é o cabelo mais frágil e mais ressecado de todos da tabela, e apresenta a necessidade de uma série de cuidados intensos.

Como cuidar dos cabelos crespos 4A, 4B e 4C?

A principal característica de todos os cabelos tipo 4 é o ressecamento. Por isso, a sua principal necessidade é a de hidratação e nutrição. É altamente recomendado usar apenas produtos específicos para o seu cabelo crespo: atente-se aos rótulos e ingredientes que sejam apropriados para os fios dessa curvatura para impedir que as fórmulas ressequem ainda mais os fios.

No lugar, prefira produtos liberados, livres de derivados de petróleos, parafinas, ceras, óleo mineral e silicones insolúveis, e tenham óleos vegetais e ingredientes naturais. 

A dica para cabelos crespos é investir em um cronograma capilar: uma rotina de cuidados semanais que alternam entre hidratação, nutrição e reconstrução. O cronograma capilar garante que seus fios estejam sempre hidratados, fortes e bonitos. 

Produtos para cabelos crespos

A Salon Line é expert em produtos para cabelos crespos, com diferentes linhas dedicadas especialmente para este tipo de curvatura! 

– O Kit Babosa conta com o Shampoo, o Condicionador, o Gel de Definição e o Creme de Pentear da linha #todecacho Babosa com a exclusiva tecnologia PROFIX que garante hidratação, força e saúde aos fios cacheados e crespos, além de garantir 72h de formatação, fixação e duração dos cachos e crespos.

– O Kit #todecacho contém três máscaras de tratamento para garantir um cronograma capilar completo: a Máscara de Hidratação #todecacho Babosa, a Máscara de Nutrição #todecacho Coco e a Máscara de Reconstrução #todecacho Vinagre de Maçã que, quando combinadas, proporcionam uma rotina completa de cuidados para os cabelos ondulados, cacheados e crespos.

– O Kit Finalização Crespos contém o Creme para Pentear #todecacho Profix 4ABC e o Ativador de Cachos #todecacho Profix 4ABC, ambos com a tecnologia PROFIX que garante hidratação, força e saúde para cabelos crespos, além de fórmula enriquecida para nutrição, fortalecimento, definição e brilho intenso.

Salon Line recomenda:

Agora que você já sabe tudo sobre os cuidados com o seu cabelo crespo tipo 4ABC, que tal aprender algumas finalizações incríveis para estar com o hair sempre impecável? Se liga nestes conteúdos do nosso canal no Youtube:

Leia também:

Cronograma capilar cabelo crespo: dicas e produtos indispensáveis

Cabelo em transição: como foi assumir os cachos e crespos pela primeira vez?

Qual o melhor corte para cabelo crespo?

Posts Recentes: