Secure Adnxs

Tintura para cabelos com química

por Carolina Glogovchan

Até poucos anos atrás, pessoas com cabelos com química tinham muita dificuldade em colorir os fios por conta dos danos da mistura dos agentes químicos presentes nos procedimentos – isso inclui  as colorações com amônia, que são incompatíveis até hoje. Mas, felizmente, a indústria cosmética tem desenvolvido e aperfeiçoado produtos para atender às necessidades da […]

Tintura para cabelos com química

Até poucos anos atrás, pessoas com cabelos com química tinham muita dificuldade em colorir os fios por conta dos danos da mistura dos agentes químicos presentes nos procedimentos – isso inclui  as colorações com amônia, que são incompatíveis até hoje. Mas, felizmente, a indústria cosmética tem desenvolvido e aperfeiçoado produtos para atender às necessidades da […]

Cuidados
tintura para cabelos com quimica 533x800 - Tintura para cabelos com química

Até poucos anos atrás, pessoas com cabelos com química tinham muita dificuldade em colorir os fios por conta dos danos da mistura dos agentes químicos presentes nos procedimentos – isso inclui  as colorações com amônia, que são incompatíveis até hoje. Mas, felizmente, a indústria cosmética tem desenvolvido e aperfeiçoado produtos para atender às necessidades da estética capilar, abrindo espaço para novos produtos, como os tonalizantes.

Então, se você tem relaxamento, alisamento, permanente ou progressiva, e deseja colorir os fios, fique ligada:  com algumas orientações especiais sobre tintura para cabelos com química dá sim para passar pela mudança de cor em total segurança. 

Entenda mais sobre as particularidades dos cuidados da coloração em cabelos quimicamente tratados!

Tintura compatível com cabelos quimicamente tratados

tintura compativel com cabelos quimicamente tratados 534x800 - Tintura para cabelos com química

Vamos começar respondendo à pergunta ” qual a melhor tintura para cabelos com química?”. De maneira objetiva, a melhor tintura para cabelos com química é o tonalizante. Mas, qual a diferença entre um tonalizante e uma coloração?

A principal característica do tonalizante é não possuir amônia em sua fórmula, sendo menos agressivo às madeixas quimicamente tratadas. Tanto é que, mesmo as crianças a partir de 12 anos, podem usar esse produto, desde que todas as orientações do fabricante na embalagem sejam rigorosamente seguidas. Outras características importantes do tonalizante:

  • pode ser aplicado em cabelos com ou sem fios brancos;
  • fica lindo em madeixas de qualquer comprimento e estrutura, como ondulados (2A, 2B e 2C), crespos (3A, 3B e 3C) e crespíssimos (4A, 4B e 4C);
  • é enriquecido com óleos e vitaminas, para tonalizar e cuidar ao mesmo tempo;
  • fixação por até 3 meses, variando de 8 a 12 lavagens e das manutenções aplicadas. 

Falando brevemente da coloração: esse é um produto com característica permanente, justamente porque possui amônia em sua composição. Assim, a tinta atua até as camadas mais profundas dos fios, mantendo a cor por mais tempo.

Vale destacar, no entanto, que a amônia é um composto químico muito intenso. Então, se a cabeleira não estiver preparada e fortalecida, os fios podem ficar muito ressecados e ter sua estrutura danificada com a aplicação incorreta do produto. 

Cuidados com os cabelos tingidos e com química

cuidados com os cabelos tingidos e com quimica 533x800 - Tintura para cabelos com química

É muito importante reforçar que, ainda que o tonalizante não tenha amônia e seja compatível com cabelos com química, a sobrecarga nos fios sem a reposição de nutrientes pode causar danos, como quebra, ressecamento, porosidade e, em casos mais extremos, até quedas! Então, confira os principais passos para cuidar de cabelos com químicas e tingidos:

1. Avalie as características atuais do seu cabelo

Antes de aplicar o tonalizante, é fundamental avaliar a saúde do seu cabelo. Considere o apoio de um especialista para isso. Já sabemos, por exemplo, que cabelo com permanente pode usar tonalizante, mas como o permanente tem amônia em sua base, não é compatível com descoloração, que pode ser necessária para quem quer um determinado tipo de cor. Outro ponto importante: entre o permanente e a aplicação do tonalizante, é preciso aguardar, pelo menos, 15 dias, para não correr o risco de nenhum dano aos cachos.

2. Converse sobre os resultados esperados 

Também é válido discutir com um profissional o resultado esperado para a cor e o tom. Afinal, quem tem cabelo tonalizado com preto e deseja migrar para o loiro, por exemplo, poderá encontrar alguma dificuldade na mudança, pois química não clareia química. 

Neste caso, é fundamental contar com orientação profissional, pois o cabeleireiro vai avaliar e intervir com técnicas compatíveis para a remoção da pigmentação preta e início da construção deste novo loiro. Isso causará desgaste nos fios e se eles não estiverem preparados e fortalecidos, poderão não resistir.

Por outro lado, se sua intenção é deixar as madeixas escuras, você sabe qual a melhor tintura preta para cabelo com química? O tonalizante preto azulado! Ele é mais marcante que o preto comum, graças ao brilho que os reflexos concedem aos cabelos. 

3. Procure manter os cabelos bonitos por mais tempo

Embora as tinturas para cabelos com química tenham nutrientes para hidratar os fios, para manter os cabelos verdadeiramente saudáveis e com a cor viva por mais tempo é fundamental seguir um cronograma capilar. 

O cronograma capilar ajuda a hidratar, nutrir e reparar até os cabelos mais danificados. Sempre que perceber que as madeixas precisam de um up, estabeleça o cronograma capilar de hidratação, nutrição e reconstrução, conforme a necessidade do cabelo.

Pega essa dica: as melhores máscaras para cabelos com química e tinturados são as máscaras tonalizantes! Esse produtinho é perfeito para restaurar cor e brilho, sem que você tenha de fazer retoque ou outro tipo de manutenção com muita frequência! A linha #todecacho tem várias! Vale conferir!

Tem alguma química que não é compatível com nenhuma tintura?

quimica que nao e compativel com nenhuma tintura 630x420 - Tintura para cabelos com química

De forma geral não, todas as químicas e transformações são compatíveis com tonalizante, até guanidina, hidróxidos e tioglicolato de amônia, pois ele não possui amônia em sua composição. Mas, lembre-se de sempre manter um resguardo mínimo de 15 dias entre um processo e outro, tá legal? 

Já quando o assunto é coloração permanente, é preciso riscar essa opção da sua lista se os seus cabelos foram submetidos à guanidina, henê ou relaxamento com tioglicolato. Isso porque, essas substâncias, quando misturadas, podem causar sérios riscos, incluindo o perigoso corte químico. Por isso, aposte no tonalizante para conquistar os fios que deseja. 

Quer mais dicas, truques e informações sobre tintura para cabelos com química e cuidados para cabelos ondulados, cacheados, crespos, crespíssimos e em transição capilar? Acompanhe as nossas dicas por aqui, lembrando sempre priorize a saúde capilar antes de tudo!

1.9/5 - (17 votes)
Fernnandah Criloura

Canal Fernnandah Criloura

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner Pular para o conteúdo