Secure Adnxs

Aprenda como fazer teste de mecha!

por Thabata Delfina

Você está pensando em colorir as madeixas, mas não sabe como fazer o teste de mecha? Tudo bem! Você está no lugar certo! Vamos conferir juntos porque fazer o teste de mecha é tão importante, como fazer passo a passo e, ainda, como cuidar dos fios caso o resultado do teste seja ruim. Bora? O […]

Aprenda como fazer teste de mecha!

Você está pensando em colorir as madeixas, mas não sabe como fazer o teste de mecha? Tudo bem! Você está no lugar certo! Vamos conferir juntos porque fazer o teste de mecha é tão importante, como fazer passo a passo e, ainda, como cuidar dos fios caso o resultado do teste seja ruim. Bora? O […]

shutterstock 1118783600 630x420 - Aprenda como fazer teste de mecha!

Você está pensando em colorir as madeixas, mas não sabe como fazer o teste de mecha? Tudo bem! Você está no lugar certo! Vamos conferir juntos porque fazer o teste de mecha é tão importante, como fazer passo a passo e, ainda, como cuidar dos fios caso o resultado do teste seja ruim. Bora?

O que é o teste de mecha?

O teste de mecha é, como o próprio nome indica, um teste. É um procedimento indicado para identificar se o seu cabelo está forte e saudável o suficiente para receber um processo químico. 

É o teste de mecha que vai mostrar se o efeito da mudança desejada é satisfatório ou não, sendo possível assim evitar um resultado indesejado como a quebra do fio ou um tom de coloração/descoloração diferente do que você procura.

Por isso, é essencial que ele seja realizado sempre antes de mudar a cor das madeixas, pois ajudará a conhecer com precisão o resultado final da coloração, o tempo necessário e, principalmente, reduzir as chances de danos irreparáveis aos fios.

Como fazer o teste de mecha?

shutterstock 2210816061 1 630x420 - Aprenda como fazer teste de mecha!

Agora que você já sabe a importância de fazer o teste de mecha, vamos entender como colocá-lo em prática. De maneira simplificada, fazer o teste de mecha consiste em separar uma mecha do cabelo (preferencialmente da nuca), fazer a aplicação da coloração, e aguardar a reação dos fios para identificar se o resultado ficará como esperado e se o cabelo suportará o processo de maneira tranquila.

O mais indicado é realizar o teste de mecha pouco tempo antes da aplicação da tintura, ou, se possível, com até 5 dias de antecedência, pois assim será possível observar como os fios vão reagir mesmo após as lavagens.

Passo a passo de como fazer teste de mecha

Realizar o teste de mecha não tem segredo. Confira esse passo a passo:

Passo 1: Separando a mecha

Separe uma mecha de cabelo da parte da nuca, próximo à raiz. Evite escolher mechas que sejam muito visíveis, pois se o procedimento não ficar como desejado, essa mecha vai estar exposta. Por isso, atenção, ta?

Passo 2: Hora da aplicação

Aplique a mistura de pó descolorante com água oxigenada ou um pouco da coloração desejada na mecha escolhida.

Passo 3: Intervalo para ação do produto

Feita a aplicação, deixe o produto agindo no cabelo por um período entre 35 a 40 minutos. 

Passo 4: Avaliação do resultado

Após o tempo de pausa, enxágue a mecha com água morna e avalie o resultado. Se a abertura ou efeito do tom for o que você deseja, é a hora de aguardar os 5 dias e, então, fazer a coloração no cabelo todo.

Vale destacar que o teste de mecha não é apenas indicado para quem vai mudar todo o visual, mas também para quem quiser mudanças mais pontuais, como mechas coloridas ou luzes. O teste de mecha é um verdadeiro aliado da saúde dos cabelos, por isso, não negligencie, combinado?

É necessário teste de mecha para fazer luzes?

shutterstock 2274374927 630x420 - Aprenda como fazer teste de mecha!

Sim, com certeza! Embora o procedimento de luzes não seja feito no cabelo inteiro, isso não significa que os fios estão isentos de danos. Dessa forma, como as luzes são feitas com descoloração e, também, coloração é muito importante fazer o teste de mecha antes de realizar o procedimento completo.

Além de proteger a saúde dos fios, você também fica sabendo de forma antecipada se a cor das luzes vão ficar da maneira que você quer. Enfim, só vantagens! 

Meu cabelo não passou no teste de mecha, e agora?

shutterstock 1437312623 1 630x420 - Aprenda como fazer teste de mecha!

O teste de mecha revela a saúde dos fios e, por isso, é uma forma de proteção. Portanto, caso o teste de mecha mostre que seu cabelo está fraco, poroso e que, provavelmente, sofrerá muitos danos com o procedimento químico desejado, é hora de dar um passo atrás.

A gente sabe que isso pode ser frustrante, mas a saúde dos fios é prioridade, certo? Assim, se sua mecha não suportar o teste, é hora de iniciar um cronograma capilar urgente para resgatar a vitalidade dos cabelos para, então, conseguir o resultado desejado com a nova coloração.

O cronograma capilar consiste em três tratamentos principais, intercalados em dias alternados e com duração mínima indicada de um mês. Dessa forma, você submeterá seus fios a um tratamento intenso de hidratação, nutrição e reconstrução semanalmente para fazer a reposição hídrica, a reposição lipídica e a reposição proteica da fibra capilar. Vale lembrar que a reconstrução é o tratamento mais potente e, portanto, deve ser feito apenas duas vezes no mês de tratamento, respeitando um intervalo de quinze dias. 

Após esse período dedicado exclusivamente à restauração capilar, refaça o teste de mecha. Somente com um resultado positivo, siga para arrasar na mudança de visual! 

Dicas de cuidados pós coloração

Quem pensa que os cuidados capilares terminam no cronograma capilar ou na execução do procedimento, se engana, viu? Um cabelo quimicamente tratado requer cuidados ainda mais intensos para manter a saúde do fio em dia, especialmente, cachos e crespos.

Portanto, sempre priorize o uso de produtos que sejam compatíveis com seu tipo de fio e com o tratamento realizado, ou seja, se você optou por colorir os fios, sempre vale ter uma máscara matizadora em casa para restaurar o brilho e vivacidade da cor escolhida, além de retocar periodicamente a coloração, se necessário. A Salon Line conta com opções incríveis de produtinhos para manter a cor dos fios sempre impecáveis. 

Além disso, manter um cronograma capilar recorrente, sempre vai resultar em fios mais saudáveis. Por isso, não ignore o poder de uma boa hidratação, umectação e reconstrução. Todo dia é um bom dia para cuidar das suas madeixas. 

Sabemos muito bem das expectativas e anseios de exibir um novo visual, afinal, é sempre um momento especial pra gente! Mas o teste de mecha não é vilão, mas um ótimo aliado, uma proteção para seus cabelos. Por isso, seja colorindo os fios em casa ou no salão, com um profissional, não negligencie sua saúde capilar. Seguindo esses passos de cuidado, o resultado vai ser muito mais satisfatório, pode confiar!

Rate this post

Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual Cabelo cacheado loiro platinado Botox em cabelo crespo: benefícios e efeitos do tratamento Beach waves: conheça essa tendência praiana que ganhou as ruas Como proteger o cabelo do cloro da piscina?