Cabelo maluco: inspirações para deixar o penteado divertido
15/05/2023
Se você está pensando em fazer luzes no cabelo, é preciso, antes de mais nada, de informações essenciais e outros detalhes que vão fazer toda a diferença após a transformação capilar. Isso porque, no dia a dia, talvez você fique um pouquinho perdida na hora de cuidar dos fios. Mas, seguindo as recomendações certas, o procedimento se torna bem seguro. Então, bora conhecer algumas curiosidades para conquistar e manter madeixas com luzes incríveis?
Qual é a diferença entre mechas e luzes no cabelo?
Mechas e luzes são a mesma coisa? A resposta é não! Aliás, são técnicas e resultados bem diferentes. Enquanto as luzes são bem fininhas, as mechas costumam ser mais grossas e destacadas. Ou seja, as luzes proporcionam um efeito mais natural, já as mechas um resultado mais marcante!
Veja só esse comparativo:
Mechas:
Luzes:
Para quem pretende fazer a primeira mudança nos fios, as luzes podem ser perfeitas, pois são mais discretas e fáceis de se acostumar. Mas, se você procura por um novo visual, as mechas podem ser exatamente o que você deseja.
Em ambos os casos, a melhor dica é escolher os tons que conversem com o seu tom de pele e com a cor do seu cabelo original, assim você garante um resultado mais harmonioso.
As luzes estragam o cabelo?
Embora as luzes sejam um procedimento capilar que desgasta menos os fios do que uma coloração ou descoloração global ou completa, não podemos nos esquecer de que ainda se trata de uma química e, portanto, pode sim danificar a fibra capilar. Por isso, não pense que ao fazer esse procedimento você vai se livrar dos cuidados necessários para que as luzes fiquem sempre bonitas e os cabelos saudáveis. Muito pelo contrário!
Na verdade, ao fazer luzes nos cachos e crespos você deve redobrar os cuidados com os fios, principalmente se você tem cabelos completamente naturais, afinal, um cabelo com química necessita de tratamentos específicos, diferentes daqueles que temos com fios virgens.
Você deve adotar um cronograma capilar completo e reforçado que reponha a hidratação, os nutrientes e, principalmente, a massa capilar perdida durante a descoloração e coloração. Caso note que os fios estão severamente danificados, a melhor opção é apostar em um tratamento intensivo de reconstrução.
Quais as cores de luzes mais usadas?
Se a sua intenção é um efeito mais natural, a ideia é optar por tons mais aproximados das suas cores naturais. Mas, claro, você pode escolher o visual e as cores que desejar, e que representam seu estilo sem medo!
Falando especificamente de cores, a tendência para cabelos com luzes em 2023 são:
- Luzes loiras, as líderes de procura!
- Luzes platinadas, que garantem um efeito diferenciado;
- Luzes caramelo, um resultado mais neutro, mas cheio de personalidade;
- Luzes chocolate, pra quem busca por uma tonalidade sóbria;
- Luzes mel, que favorecem um efeito delicado e brilhoso;
- Luzes cinzas, pra quem quer assumir o grisalho ou inovar no visual;
- Luzes vermelhas, para quem planeja migrar pro ruivo logo logo;
- Luzes com cores fantasia, pra quem ama estilizar e se diferenciar com as madeixas.
Curiosidades sobre luzes no cabelo que talvez você não saiba
Certamente, você deve conhecer alguém que fez luzes no cabelo, né? Apesar dos muitos pontos de vista e experiência que cada pessoa tem com procedimentos capilares, separamos algumas curiosidades sobre luzes no cabelo que, talvez, você nunca tenha ouvido. Veja só:
É uma das melhores opções para clarear parcialmente os fios
Se você quer clarear as madeixas, mas ainda não tem certeza se vai se acostumar com o resultado, as luzes podem ser ótimas aliadas. Isso porque elas vão clarear parcialmente os cabelos, fazendo uma transição suave entre os fios escuros e os claros. Além disso, também é uma ótima técnica para você que está em dúvida entre ficar loira ou morena.
Elas não precisam ser necessariamente loiras
Os cabelos com luzes ou mechas loiras são as cores mais comuns, porém, não as únicas. Por isso, se você busca mudar de visual, mas não quer entrar para o time das loiras, há sempre a opção de investir em outras tonalidades como caramelo, cobre, vermelho ou mesmo outros tons fantasia, que estão super em alta.
Também podem servir para escurecer os fios
Você já ouviu falar em luzes invertidas? Elas servem para escurecer as madeixas de quem exagerou no clareamento ou, simplesmente, quer sair um pouco do visual loiro. Além disso, se você se arrependeu de clarear os fios, essas luzes são a opção mais segura de reverter a situação sem danificar muito o cabelo.
Ótimas para quem não quer retocar a raiz tão frequentemente
Como as luzes são espalhadas pelo cabelo, a raiz que cresce não fica tão destacada, por este motivo você pode diminuir as visitas ao salão de beleza para o retoque. Outra dica é apostar também em mechas esfumada na raiz, que promovem um efeito bem natural!
Dicas para cuidar de suas luzes
Embora não seja necessário retocar a raiz com tanta frequência, o cuidado contra o desbotamento dos fios deve ficar em dia. Portanto, invista em banhos de brilho na sua casa e também em produtos matizadores caso tenha cabelos loiros.
O banho de brilho serve para deixar a cor escolhida vibrante novamente, enquanto os matizadores corrigem manchas de oxidação ou esverdeadas nos fios loiros. Um ótimo investimento da linha #todecacho é a Máscara de Hidratação Matizadora #todecacho Loiros, que garante hidratação, força e saúde para cachos e crespos, além de fórmula enriquecida para hidratação, manutenção dos cabelos loiros, maciez, controle do frizz e é liberadíssima!
Agora que você já sabe mais um pouco sobre luzes no cabelo, já pode cair de cabeça nessa mudança e arrasar com o seus cachos e crespos com luzes. Ah, e lembre-se: priorize profissionais que verdadeiramente entendam as características dos fios com curvatura, viu? Assim, o resultado será mais seguro e satisfatório!