Lisos, ondulados, cacheados, crespos, loiros, morenos, ruivos, curtos, médios ou longos: um cabelo pode ser muita coisa. Pensando nessa diversidade, a tabela de curvatura do cabelo foi desenvolvida justamente para ajudar mulheres a identificarem qual é exatamente seu tipo de fio – e, claro, como cuidar dele.
Isso porque a classificação dos seus fios serve como um verdadeiro norte na hora de investir em tratamentos, cuidados e produtos para o cabelo. No caso das cacheadas e crespas, essa divisão é ainda mais importante, já que a forma de cuidar varia bastante de acordo com cada nível de curvatura.
Tabela de curvatura do cabelo
A chamada tabela de curvatura é dividida em 4 categorias, uma para cada tipo de cabelo. Esse número aumenta conforme o grau de curvatura de cada fio. Também existem três subdivisões, separadas pelas letras A, B e C. Enquanto a letra A indica para um cacho mais aberto, a letra C indica um mais fechado.
Para entender melhor, conheça abaixo um pouco mais sobre cada curvatura de cabelo e veja fotos que vão te ajudar a identificar o seu tipo de fio de forma prática e rápida!
Cabelos tipo 1 – lisos
Por não apresentarem um cabelo com curvatura, os cabelos lisos, em geral, são conhecidos apenas como tipo 1. As letras A, B e C, nesse caso, podem aparecer apenas para indicar o nível de espessura, sendo que o cabelo 1a é um liso superfino e o liso 1c apresenta um fio um pouco mais grosso.
Cabelos tipo 2 – ondulados
São classificados como tipo 2 os cabelos ondulados, que costumam ter como característica principal a raiz lisa com ondulações em parte do comprimento e nas pontas.
Cabelo 2a
Com pouquíssimo volume, o fio tipo 2A é um “quase liso”, já que apresenta poucas ondas. Ele costuma ser fácil de modelar e é comumente confundido com o um “liso rebelde”.
Cabelo 2b
Apesar de também não chegar a formar cachos muito definidos, o tipo 2b tem ondas mais marcantes que o tipo 2a. Ele também apresenta mais tendência ao frizz.
Cabelo 2c
Já o grau de curvatura 2c trata-se de um cabelo ondulado que forma cachos. Dessa forma, ele também é mais volumoso e tem mais frizz.
Cabelos tipo 3 – cacheados
Os tipos de cabelos cacheados são os mais populares. Característicos por fios que
parecem molinhas, eles podem variar entre cachos mais abertos indo até uma curvatura mais encrespada.
Cabelo 3a
Por ser o primeiro tipo de cacho, os fios com curvatura 3a são mais abertos, maiores e com uma formação irregular – em alguns casos, a raiz pode até ser lisa.
Cabelo 3b
Os cachos tipo 3b costumam ser mais fechados e definidos do que os com curvatura 3a, no entanto, ainda é possível que esse tipo de cabelo tenha a raiz um pouco mais lisa, enquanto o comprimento já forma molinhas.
Cabelo 3c
Curvatura mais próxima do cabelo crespo, o cacho 3c é o mais fechadinho, além de aparecer bem definido desde a raiz. Os cachos tipo 3c também são menos finos e mais porosos.
Cabelo tipo 4 – crespos
De toda a tabela de curvatura do cabelo, os crespos são os que mais apresentam tendência ao volume. Apesar de terem mais “molinhas”, fios crespos nem sempre são definidos e encolhem mais, além de serem naturalmente mais ressecados.
Cabelo 4a
O cabelo 4a é bem parecido com o 3c e, em muitos cabelos, as duas curvaturas até se misturam. Esse tipo de fio costuma, porém, costuma ser mais opaco e um pouco mais definido.
Cabelo 4b
Cachos tipo 4b são bem apertados e definidos, ao mesmo tempo que formam bastante volume. É um tipo de fio frágil e denso que precisa de hidratação e nutrição com frequência.
Cabelo 4c
O cabelo crespo 4c é o último apresentado na tabela de curvatura do cabelo e, por isso, é um dos mais finos e o que mais sofre com o frizz e com o fator encolhimento. Por ter uma estrutura dominante com formato em “z”, o fio 4c pode apresentar ou não definição.
E agora que você já sabe quais são as características de cada tipo de fio, use a tabela de curvatura do cabelo para identificar qual é o seu e ofereça os melhores cuidados a ele!