Secure Adnxs

4 razões para fazer um tratamento capilar com proteínas

por Carolina Glogovchan

Quando o assunto é tratamento capilar, um ingrediente essencial para manter a beleza e saúde dos fios em dia é a proteína. Sim, além de muito benéfica para o organismo como um todo, a proteína também é um nutriente fundamental para a saúde das madeixas. Bora conhecer um pouco mais sobre porque a proteína é […]

4 razões para fazer um tratamento capilar com proteínas

Quando o assunto é tratamento capilar, um ingrediente essencial para manter a beleza e saúde dos fios em dia é a proteína. Sim, além de muito benéfica para o organismo como um todo, a proteína também é um nutriente fundamental para a saúde das madeixas. Bora conhecer um pouco mais sobre porque a proteína é […]

Quando o assunto é tratamento capilar, um ingrediente essencial para manter a beleza e saúde dos fios em dia é a proteína. Sim, além de muito benéfica para o organismo como um todo, a proteína também é um nutriente fundamental para a saúde das madeixas. Bora conhecer um pouco mais sobre porque a proteína é tão importante para os fios e como fazer a reposição?

O que é reposição proteica capilar?

A reposição proteica, também conhecida como tratamento de reconstrução capilar, é o processo de reintroduzir proteínas aos fios. A queratina é a principal proteína do cabelo, e é responsável por cerca de 90% da estrutura capilar. Contudo, procedimentos químicos, colorações, fatores ambientais e ausência de cuidados capilares fazem com que os fios percam queratina, provocando fragilidade, quebras e elasticidade.

Assim, a reposição proteica capilar é fundamental para manter a saúde dos cabelos em dia, sendo um tratamento especialmente benéfico para cabelos cacheados e crespos, que tendem a ser naturalmente mais secos e, portanto, mais suscetíveis aos danos. Produtinhos de reposição proteica geralmente contêm, além de queratina, colágeno e aminoácidos, que restauram a fibra capilar.

No entanto, é importante destacar também que o excesso de tratamentos proteicos pode provocar rigidez e quebra do cabelo. Por isso, é essencial equilibrar a reposição proteica com hidratação e nutrição, garantindo que o cabelo permaneça saudável, forte e resiliente. Ao perceber que os fios estão muito rígidos ou quebradiços após tratamentos de reconstrução, é aconselhável introduzir mais hidratações na rotina capilar. O cronograma capilar completo nunca falha.

Como fazer o tratamento de reposição proteica capilar?

Para realizar o tratamento de reposição proteica capilar ou reconstrução, comece lavando o cabelo com um shampoo de limpeza profunda, que ajudará a remover qualquer resíduo e abrir as cutículas do cabelo, preparando-o para receber o tratamento. Em seguida, aplique sua máscara de reconstrução capilar Salon Line favorita rica em proteínas por toda a extensão dos fios, evitando a raiz.

Deixe o produto agir pelo tempo indicado no rótulo, geralmente entre 10 a 30 minutos. Durante esse tempo, considere usar uma touca térmica ou toalha morna para potencializar a ação do produto. Após essa pausa, enxágue bem o cabelo para remover completamente o produto.

Por último, aplique um condicionador adequado ao seu tipo de fio para selar as cutículas e reter a umidade. Após finalizar e tratar, é hora de definir e pentear as madeixas como de costume. É importante respeitar o intervalo recomendado entre os tratamentos proteicos, que varia conforme a necessidade do cabelo, mas geralmente é aconselhável fazê-lo a cada 15 dias ou uma vez por mês. E, mais uma vez: equilibre a reconstrução com hidratações regulares para manter os fios saudáveis.

Quais os benefícios da reposição proteica capilar?

Agora que você já sabe porque a reposição proteica é importante e como fazer, conheça os principais benefícios desse tratamento:

Devolve a massa capilar

O principal benefício do tratamento capilar com proteínas é a reposição da massa capilar. Isso porque, a estrutura do fio é composta, basicamente, de proteína (a famosa queratina), essencial para que ele fique saudável e resistente. Porém, no dia a dia, as madeixas sofrem diversas agressões, como procedimentos químicos (coloração, descoloração) e exposição a altas temperaturas (secador, prancha), que fazem os fios perderem a massa, causando ressecamento, pontas duplas e quebra. Sendo assim, é muito importante repor a proteína do cabelo que foi perdida para que ele volte a ser saudável.

Promove brilho e maciez

Não é só no interior dos fios que o tratamento capilar com proteínas vai atuar, fortalecendo e reconstruindo a estrutura capilar. Pelo contrário, os benefícios poderão ser vistos também nas camadas externas. Os cabelos fragilizados acabam perdendo a vitalidade e tornam-se opacos. Assim, para reverter esse quadro, a reconstrução vai devolver a proteína perdida e garantir cabelos mais brilhantes e macios.

Previne danos futuros

A devolução da proteína para o cabelo repõe a massa capilar, dando brilho e maciez, e deixando os fios novamente saudáveis. Mas outro papel importante da reconstrução é que, no processo, ela fecha as cutículas das fibras capilares, o que permite a retenção da água e dos nutrientes. Isso significa que mais do que agir nos reparos de dados já existentes, a reconstrução previne que outros danos ocorram, pois vai manter o cabelo nutrido por mais tempo.

Pode ser feito por todo mundo

Existem diversas opções de tratamento para cabelo e, alguns deles, são específicos para um determinado tipo de fio. Mas uma das vantagens do tratamento capilar com proteínas é que ele pode ser feito por todos, independente do tipo de cabelo. Seja o seu cabelo natural, colorido, descolorido ou alisado, ele pode se beneficiar com a reposição proteica capilar.

Produtos para um tratamento capilar com proteínas

Ficou convencida que deve investir na reposição proteica? Então saiba que você pode fazer isso em casa e, pra isso, você só precisa dos produtinhos certos! Confira uma lista exclusiva de produtos para uma bela reconstrução capilar:

Máscara #todecacho Reparação Fortalecedora

A Máscara #todecacho Reparação Fortalecedora garante blindagem nos fios contra os danos diários, além de proporcionar cuidado e definição para o cabelo. Sua fórmula possui um blend de aminoácidos e queratina vegetal que proporciona ação extracondicionante, promovendo revitalização, fortalecimento e blindagem dos fios contra os danos diários. Além disso, conta com a eficaz tecnologia PROFIX que garante hidratação, força e saúde para cachos e crespos.

Máscara S.O.S Hidratação Queratina e Colágeno

A Máscara S.O.S Hidratação Queratina e Colágeno é enriquecida com ingredientes que garantem a recuperação proteica e a revitalização da estrutura do cabelo, conferindo resistência e saúde aos fios. Entre seus ingredientes ativos estão: a proteína do ovo, repleta de vitaminas e minerais, que fortalece e concede brilho e maciez aos cabelos; a queratina, uma proteína fibrosa que restaura a resistência e a flexibilidade capilar; e o colágeno, essencial para a reposição proteica e para manter a vitalidade dos fios.

Máscara de hidratação S.O.S Cachos Rícino e Queratina

A Máscara de Hidratação Intensa Rícino e Queratina S.O.S Cachos 5 em 1 oferece um tratamento profundo aos fios, assegurando nutrição, hidratação, reconstrução, fortalecimento e brilho intenso para cabelos cacheados e crespos. O óleo de rícino, enriquecido com ácidos graxos, vitaminas e sais minerais, nutre e hidrata profundamente, além de promover um couro cabeludo mais saudável. Já a queratina é fundamental para uma restauração intensa do cabelo, além de repor os nutrientes perdidos com o passar do tempo.

Máscara de hidratação Intensa S.O.S Cachos Óleo de Manga

A Máscara de Hidratação Intensa Manga Tradicional S.O.S Cachos é formulada com ingredientes umectantes, proporcionando um cuidado profundo aos fios. Sua composição altamente concentrada hidrata, nutre e sela as cutículas, restaurando seu brilho e saúde. Dentre seus ativos principais, o óleo de manga, rico em vitaminas e sais minerais, oferece hidratação, nutrição, fortalecimento, luminosidade e suavidade ao cabelo. A queratina, por sua vez, atua na reconstrução intensa, repõe os nutrientes que os fios perdem com o passar do tempo.

FAQ 

 O que é reposição proteica capilar?

A reposição proteica capilar é um tratamento que recupera a saúde e fortalece o cabelo danificado, por meio da reposição de proteína.

Quais são os benefícios da reposição proteica capilar?

A reposição proteica capilar realizada regularmente ajuda a reconstruir a estrutura do cabelo, promove brilho, maciez e reduz a quebra dos fios.

Como funciona o tratamento de reposição proteica capilar?

O tratamento de reconstrução capilar consiste na aplicação de produtos ricos em proteínas nos cabelos, que ajudam a preencher as lacunas na fibra capilar e restaurar sua força e vitalidade.

Quem pode fazer o tratamento de reposição proteica capilar?

Qualquer pessoa com cabelos danificados ou enfraquecidos pode fazer o tratamento de reposição proteica capilar, considerando o período de, no mínimo, 15 dias de intervalo entre uma reconstrução e outra.

Quais são os principais ativos da reposição protéica capilar?

Os principais ativos da reposição proteica capilar incluem queratina, colágeno, aminoácidos e vitaminas específicas para fortalecer os fios.

Em quanto tempo é possível ver resultados da reconstrução capilar?

Os resultados podem variar dependendo do estado do cabelo e da frequência do tratamento, mas geralmente já são visíveis desde a primeira aplicação.

Seus cabelos apresentam sinais de danos intensos como quebra e fragilidade? É hora de realizar uma reposição proteica capilar! Conte com nossas indicações de produtinhos e bora restaurar a vitalidade das madeixas.

Rate this post

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner Pular para o conteúdo