Secure Adnxs

5 erros no cronograma capilar que podem atrapalhar a saúde dos cabelos

por Talitha Benjamin

Se você é adepta ao cronograma capilar, então sabe que a popularidade dessa rotina vem justamente da sua efetividade e facilidade em adaptação. Mas algumas pessoas podem ter dúvidas quanto ao método correto de realizar esses tratamentos, ou estar sentindo falta de resultados melhores. Afinal, por mais que o cronograma capilar seja super fácil de […]

5 erros no cronograma capilar que podem atrapalhar a saúde dos cabelos

Se você é adepta ao cronograma capilar, então sabe que a popularidade dessa rotina vem justamente da sua efetividade e facilidade em adaptação. Mas algumas pessoas podem ter dúvidas quanto ao método correto de realizar esses tratamentos, ou estar sentindo falta de resultados melhores. Afinal, por mais que o cronograma capilar seja super fácil de […]

erros no cronograma capilar 1 630x788 - 5 erros no cronograma capilar que podem atrapalhar a saúde dos cabelos

Se você é adepta ao cronograma capilar, então sabe que a popularidade dessa rotina vem justamente da sua efetividade e facilidade em adaptação. Mas algumas pessoas podem ter dúvidas quanto ao método correto de realizar esses tratamentos, ou estar sentindo falta de resultados melhores. Afinal, por mais que o cronograma capilar seja super fácil de seguir em casa, você ainda pode cair em velhos hábitos que comprometem a eficácia desse tratamento.. 

Abaixo, nós reunimos os 5 erros mais comuns na hora de montar e executar o seu cronograma capilar, e a forma correta para contorná-los e garantir o melhor resultado para os seus cabelos. Vem ver!

Copiar o cronograma capilar de outra pessoa

Por mais que o cronograma capilar seja uma técnica com três tratamentos universais, nem sempre vai fazer sentido copiar a frequência de cuidados que você vê por aí. Isso porque cada cabelo é único, com diferenças em seus padrões de texturas, histórico de transformações e tratamentos já realizados. Assim, a quantidade de hidratações, nutrições e reconstruções varia muito de acordo com essas características. 

O seu cronograma capilar precisa ser único, feito especialmente para as necessidades do seu cabelo. A melhor forma de fazer isso é, claro, com a ajuda de uma análise profissional, de um cabeleireiro que saberá identificar o estado de saúde do seu fio. Assim, montar o seu ritual com os tratamentos específicos para recuperar as madeixas fica muito mais fácil e eficaz. 

Lavar os cabelos em excesso

As etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, que compõem o cronograma capilar, dependem da lavagem dos fios. No entanto, é importante que você não exceda a recomendação de duas a três lavagens semanais. 

Lavar os cabelos com muita frequência pode não só causar irritações no couro cabeludo, como coceiras e caspa, como também comprometer o resultado do cronograma – além de remover a oleosidade natural do fio que ajuda a nutrir e proteger o cabelo contra danos externos. ​​

O cabelo também precisa ser higienizado corretamente: o shampoo só deve ser aplicado na raiz e removido completamente do couro cabeludo para que resíduos não se acumulem nos folículos capilares. É importante também evitar água quente, que resseca o couro cabeludo e os fios também. 

Exagerar na reconstrução

A reconstrução capilar age para devolver a queratina perdida pelos fios, com tratamentos específicos que garantem força aos cabelos. Esses tratamentos envolvem, entre outros, a reposição de queratina ou a acidificação capilar, procedimentos essenciais para recuperar a saúde de madeixas muito danificadas, como as que passaram por químicas de alisamento ou descoloração. 

Por isso, a reconstrução deve ser pontual no seu cronograma capilar. A frequência ideal é quinzenal em fios muito fragilizados, e mensal nos demais. Caso contrário, o excesso de reconstrução pode causar o efeito contrário no cabelo e agravar o ressecamento. Por isso, na hora de montar o seu cronograma, tenha cuidado para não exagerar.

Reduzir o tratamento às máscaras de tratamento

Em geral, muita gente acredita que, para um bom cronograma capilar, basta adquirir as máscaras correspondentes, mas o ritual capilar não se resume só à lavagem. Por isso, é importante também saber que os produtos do pós-lavagem, como os finalizadores, também desempenham um importante papel no seu cronograma capilar. 

O hábito de ler os rótulos permite entender e escolher os melhores ingredientes e saber qual é o produto mais adequado para as suas necessidades. Também, o uso de outros produtos, como tônicos capilares, sprays e óleos, podem turbinar – e muito – a sua rotina de cuidados. 

Não proteger o cabelo contra os danos

Diariamente, o nosso cabelo fica exposto a diversos danos que podem comprometer a sua saúde: transformações químicas como alisamento e descolorações, ferramentas de calor, radiação solar, poluição e água quente são apenas alguns deles. Por isso, além de investir em um cronograma capilar, é necessário também conter esses perigos. 

Evitar lavar as madeixas com água quente, utilizar um protetor térmico e produtos com fator UV são apenas algumas atitudes que fazem toda a diferença na saúde do cabelo, e são essenciais para não reverter todo o cuidado e esforço que você empenha em cuidar dos fios. 

Rate this post

Queda de cabelo: causas, dicas e tratamento para evitar Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual