Inspirações de penteados para formatura semi preso
19/07/2023
Você já ouviu falar de pré-shampoo? De maneira geral, esta técnica consiste em aplicar um produto específico no cabelo antes de fazer a lavagem com shampoo. O grande objetivo desse método é criar uma camada protetora para os fios, selando as cutículas e, assim, impedindo a perda de umidade e o ressecamento quando o shampoo é aplicado.
Embora o condicionador possa repor a perda da hidratação depois do uso do shampoo, ele não previne esse ressecamento prévio causado pelos ativos. Portanto, para quem possui cabelos cacheados e crespos, o hábito de fazer pré-shampoo pode mudar completamente a saúde dos seus fios. Vem conferir!
O que é pré-shampoo?
O pré-shampoo é o nome dado ao produto ou à técnica de aplicar um produto antes de usar o shampoo diretamente nos cabelos. A principal razão para essa mudança de hábito é que a aplicação do pré-shampoo age na proteção dos fios. Assim, você pode dizer adeus àquela sensação de ressecamento deixada pelo shampoo, sabe? Os pré-shampoos têm componentes que ajudam a nutrir os fios, protegendo e preparando-os para a lavagem.
Outra vantagem da técnica é seu efeito condicionante, ou seja, seus ativos ajudam a desembaraçar os fios, deixando-os mais maleáveis e macios na hora de finalizar!
Como fazer o pré-shampoo?
Há muitas formas de fazer o pré-shampoo em casa. É possível usar óleo de coco antes de lavar as madeixas com shampoo, ou até mesmo uma máscara de tratamento favorita antes de entrar no chuveiro. Mas também é possível dar uma turbinada nos ativos e fazer seu próprio pré-shampoo caseiro. Confira essas dicas:
Receita de pré-shampoo com óleo de coco e mel
Se você quer testar um pré-shampoo diferente, você vai precisar de 2 colheres de sopa da sua máscara hidratante preferida, 2 colheres de sopa de óleo de coco e 1 colher de sopa de mel.
Para dar vida produto, misture todos os ingredientes em um recipiente e aplique nos fios ainda secos e sujos, mecha por mecha, antes do banho. Deixe agir por 20 minutos, enxágue a misturinha e lave os cabelos normalmente, com shampoo e condicionador.
Receita de pré-shampoo com azeite e mel
Além da opção hidratante, você também pode considerar a versão nutritiva do pré-shampoo. Para fazer, você vai precisar de apenas 2 colheres de sopa de azeite e 1 colher de sopa de mel.
Primeiro, leve os ingredientes em um recipiente e aqueça no micro-ondas por 15 segundos. Deixe esfriar e, em seguida, aplique a mistura nos fios secos e sujos, mecha por mecha. Após deixar agir por 15 minutinhos, enxágue a misturinha e lave os cabelos como de costume.
Como usar pré-shampoo?
De maneira geral, usar o pré-shampoo é muito simples. Já em termos de frequência, o ideal é usá-lo de uma a três vezes por semana das seguintes formas:
Pré-shampoo versão creme
Na versão em creme, basta aplicar nos cabelos úmidos e deixar agir por 3 minutos antes do shampoo! Na sequência, você pode lavar os cabelos como de costume seguindo o tratamento que desejar.
Pré-shampoo co-wash
No co-wash (usando o produto específico para a técnica pré-shampoo), substitui-se o shampoo e aplica-se o produto da raiz às pontas do cabelo. O diferencial é massagear bem! Em seguida, basta enxaguar e finalizar como de costume.
Pré-shampoo versão óleo
Na versão em óleo, o pré-shampoo pode ser usado nos cabelos secos ou úmidos, pelo menos 15 minutos antes de lavar. Ou, se você vai lavar os cachos pela manhã e deseja dar aquela potencializada na nutrição, experimente passá-lo antes de dormir. No outro dia, seus cachos estarão supernutridos e preparados para uma boa limpeza.
Perguntas Frequentes
Afinal, qual a diferença entre shampoo e pré-shampoo?
A principal diferença entre os shampoos e os pré-shampoos é sua composição. Os produtos pré-shampoo, embora tenham a mesma função do shampoo, que é limpar os fios, eles possuem um pH mais baixo, com uma ação mais suave e especialmente indicado para quem possui fios com curvatura.
O que usar para o pré-shampoo?
Além de produtos específicos para pré-shampoo, como o co-wash, também é possível usar máscaras de tratamento, condicionadores ricos em proteína e até óleos para fazer um pré-shampoo caseiro.
Qual o melhor pré-shampoo?
O melhor pré-shampoo é aquele que protege os seus cabelos! Nossa indicação é o Óleo em Creme Maria Natureza Nutrição Extraordinária, que garante nutrição para os fios e sela as pontas, podendo ser utilizado como pré-shampoo, finalizador de pontas e para umectação noturna.
Pode fazer pré-shampoo todos os dias?
Pode sim, sempre observando as características e necessidades do seu cabelo. Mas, o ideal, em frequência, é usar o pré-shampoo de uma a três vezes por semana.
É preciso molhar o cabelo antes do pré-shampoo?
Nas versões creme e óleo, você pode usar o pré-shampoo nos cabelos secos ou úmidos, respeitando o tempo de 15 a 20 minutos antes de lavar. Já para o co-wash, que substitui o shampoo, é preciso molhar os fios.