Secure Adnxs

5 dicas para facilitar na hora de pentear o cabelo cacheado infantil

por Talitha Benjamin

Pouca gente sabe, mas o cabelo cacheado infantil requer cuidados diferentes dos cabelos adultos. No caso de cabelos cacheados e crespos, os pequenos possuem fios ainda mais delicados, e a falta de informação sobre como cuidar desta curvatura pode levar muitos papais e mamães a sentirem que o pentear é mais difícil, e o desconforto […]

5 dicas para facilitar na hora de pentear o cabelo cacheado infantil

Pouca gente sabe, mas o cabelo cacheado infantil requer cuidados diferentes dos cabelos adultos. No caso de cabelos cacheados e crespos, os pequenos possuem fios ainda mais delicados, e a falta de informação sobre como cuidar desta curvatura pode levar muitos papais e mamães a sentirem que o pentear é mais difícil, e o desconforto […]

pentear o cabelo cacheado infantil 630x420 - 5 dicas para facilitar na hora de pentear o cabelo cacheado infantil

Pouca gente sabe, mas o cabelo cacheado infantil requer cuidados diferentes dos cabelos adultos. No caso de cabelos cacheados e crespos, os pequenos possuem fios ainda mais delicados, e a falta de informação sobre como cuidar desta curvatura pode levar muitos papais e mamães a sentirem que o pentear é mais difícil, e o desconforto para os pequenos pode deixar este momento ainda mais tenso. 

Mas a hora do cuidado capilar infantil não precisa ser sofrida! Com informações e dicas valiosas, além de uma dose de dedicação extra, a hora de pentear os cabelos deixa de dolorida e passa a ser muito mais fácil — e divertida. Reunimos aqui 5 dicas para acabar com o chororô na hora de pentear e definir os cachinhos! Vamos conferir?

Cuidados com o cabelo cacheado infantil

penteados para cabelos infantis 630x420 - 5 dicas para facilitar na hora de pentear o cabelo cacheado infantil

Todo cacheado e crespo requer cuidados especiais. Evidentemente, a saúde capilar infantil é bem diferente da saúde capilar de um adulto, principalmente pela maior agressão aos fios que uma pessoa adulta passa por ações do tempo e clima, além de ferramentas de calor e demais ações externas. 

Mas tanto o cabelo cacheado sem volume ou volumoso das crianças merecem atenção redobrada e produtos específicos. Tratamentos intensos como reconstrução e o uso de ferramentas de calor, por exemplo, podem e devem ser evitados no cabelo cacheado infantil. Isso porque, na infância, os cabelos são, de fato, mais sensíveis e com nutrientes na medida certa; não sendo necessário um cronograma de reposição intenso.

Entre os cuidados mais indicados para os cachos e crespos as crianças são com a lavagem dos fios, em que o shampoo deve ser aplicado somente no couro cabeludo e uma única vez, considerando a quantidade referente ao tamanho de uma moeda de um real. Massagear o couro cabeludo usando somente a ponta dos dedos é outro cuidado importante para não machucar a raiz do cabelo.

Já sobre o uso do condicionador, a sua aplicação deve ser feita apenas nas pontas (se os cabelos forem médios ou compridos, considere do meio para as pontas). Aqui já vale aproveitar o momento para desembaraçar os cachinhos com os dedos.

Quando o assunto é hidratação, vale hidratar, sim, os cachinhos das crianças, ou até fazer uma umectação capilar, mas com uma frequência bem menor e sempre com muito cuidado para não exagerar e pesar os fios; considerando produtos leves e recomendados para os pequenos.

Dicas para facilitar na hora de pentear

facilitar na hora de pentear 532x800 - 5 dicas para facilitar na hora de pentear o cabelo cacheado infantil

Bebês e crianças costumam sentir muita sensibilidade na hora de pentear, o que pode dificultar o processo de desembaraçar e pentear os fios. Por isso, é importante que esta parte do cuidado capilar seja feita apenas com os cabelos molhados: os fios secos oferecem mais resistência às cerdas do pente e também quebram com mais facilidade por conta do atrito. Ah, e sobre o pente: priorize os de dentes largos para não danificar os cabelos, tudo bem?

Não é raro os relatos de papais, mamães ou responsáveis de que desembaraçar o cabelo de criança é uma tarefa difícil. No entanto, se a forma de pentear os fios envolver o famoso “puxa-puxa” é natural que os pequenos fiquem irritados, incomodados e doloridos, tornando o processo bem mais difícil mesmo. Veja as melhores dicas para facilitar na hora de pentear o cabelo cacheado infantil

1. Torne o momento divertido

A primeira dica para facilitar a hora de pentear cabelo dos pequenos sem sofrimento, é tornar esse momento divertido e sem stress. Deixe a criança tranquila com um brinquedo que ela goste, com uma música, enfim, com algo que gere relaxamento.

2. Nada de puxa-puxa

Durante o banho, como falamos, é, sem dúvidas, o melhor momento para desembaraçar. Sempre com o auxílio de um condicionador e usando os dedos.

3. Use um creme cheirosinho e emoliente

Já, para pentear e finalizar os fios, a dica é deixar a criança à vontade e contar com o uso de creme de pentear bem cheiroso para criar memória olfativa e fazer uma fitagem, mecha por mecha, com os dedos ou com pente largo.

4. Deixe os fios secarem sozinhos

O ideal é que a secagem dos fios seja feita naturalmente, sem o uso do secador, que também pode provocar incômodo. 

5. Finalize com acessórios confortáveis

Com os fios secos, opte por presilhas, lacinhos coloridos e acessórios que agrade, mas principalmente, que não prendam demais os cabelos ou provoque desconforto na raiz, ou atrás das orelhas. 

Já para os meninos, há duas dicas: para quem tem corte de cabelo infantil masculino curto, se for colocar boné, garanta que os fios e a raiz do cabelo estejam completamente secos, para evitar a criação e proliferação de fungos. E, para os que têm um corte mais comprido, considere um rabo de cavalo ou semipreso samurai com elásticos que não apertem o couro cabeludo para que a criança brinque com mais liberdade.

Finalizações fáceis para o dia a dia

finalizacoes faceis para o dia a dia 630x420 - 5 dicas para facilitar na hora de pentear o cabelo cacheado infantil

Os penteados infantis são uma paixão universal, afinal, o cabelo cacheado e crespo é um campo fértil para diversos modelos de tranças, torcidinhos e ondinhas! Mas atenção na hora de finalizar: após utilizar produtos especiais para os pequenos, é importante que o penteado seja realizado de forma suave, sem apertar e forçar o couro cabeludo infantil, já que a pele desta área é mais sensível do que a dos adultos. Confira as opções mais estilosas e divertidas:

Vários rabos de cavalo

varios rabos de cavalo 533x800 - 5 dicas para facilitar na hora de pentear o cabelo cacheado infantil

Muito simples de fazer e com muita personalidade, os vários rabos de cabelo são sucesso. Para fazer, separe o cabelo seco e já finalizado em mechas de espessura média e passe um elástico por cada uma delas, como em um rabo de cavalo. O ideal é separar de 3 a 5 mechas, indo de um lado ao outro da cabeça.

Ziguezague 

O ziguezague é um penteado diferente e prático de fazer. Com os cachinhos já finalizados e secos, pegue uma mecha fininha da parte da frente e leve-a para trás, de preferência, de forma diagonal. Depois, prenda com uma presilha pequena e colorida próximo ao couro cabeludo. Em seguida, pegue outra mecha do lado oposto e cruze pela mecha original, e repita até terminar os fios e formar um ziguezague.

Maria-chiquinha

maria chiquinha 630x420 - 5 dicas para facilitar na hora de pentear o cabelo cacheado infantil

Quem não conhece esse clássico, né? A maria-chiquinha é delicada e divertida. Para fazer, finalize os fios e, em seguida, divida o cabelo em duas partes iguais e puxe cada parte do cabelo para o lado correspondente. Escolha se prefere um penteado alto, médio ou baixo e use um elástico ou lacinho para prender os fios (sempre com cuidado para não apertar demais). Outra versão muito bacana é a maria-chiquinha coque.

Rabo de cavalo lateral

Outra carta na manga bem diferente é o rabo de cavalo lateral. Bem semelhante ao rabo de cabelo para trás e à maria-chiquinha, este penteado traz estilo na medida certa. Para fazer, finalize os fios e leve todo o cabelo para uma lateral. Em seguida, basta prender com um elástico ou lacinho sem forçar muito. O rabo de cavalo lateral vai valorizar ainda mais os cachinhos. 

Dicas de produtos essenciais

penteado infantil 630x420 - 5 dicas para facilitar na hora de pentear o cabelo cacheado infantil

Como comentamos, o uso de produtinhos especiais para o cabelo cacheado infantil vai dar emoliência e facilitar o desembaraço. Mas, além do famoso creme de pentear, é possível escolher também ativadores de cachos e spray capilares para deixar os fios bem soltinhos e suaves. O que a Salon Line indica?

O Creme Multifuncional Multy Kids e o Hidra Multy Kids são super indicados, porque são produtinhos com mais de uma função: pré-shampoo, condicionador, co-wash (técnica de limpeza que consiste no uso do condicionador no lugar do shampoo para limpeza dos fios), creme para pentear e ativador de cachos. São ideais para tornar a hora da lavagem e o desembaraço capilar mais tranquilos, além de amenizar o desconforto da hora de usar o pente. 

Outro ótimo aliado para umidificar os cabelos são os spray capilares: os ativos proporcionam definição e garantem que os fios não sofram com o atrito do pente ou dos dedos na hora de fazer penteados. O Spray Desembaraçante #todecachinho Kids Molinhas desembaraça e auxilia na formatação dos cachos, combate o frizz e hidrata intensamente, recuperando a força dos cabelos dos pequenos. É hipoalergênico e testado dermatologicamente.

Se os pequenos possuem diferentes necessidades capilares, os produtos utilizados também precisam ser especiais. Por isso, priorize sempre fórmulas específicas para bebês e crianças, dermatologicamente testadas e hipoalergênicas. Assim, você garante que o produto não cause reações alérgicas ou danos aos cabelinhos do seu filhote. 

A linha #todecachinho Baby, por exemplo, conta com uma fórmula especial para bebês que pode ser usada a partir do nascimento até os 3 anos. Com Shampoo, Condicionador e Creme Multifuncional, você garante uma lavagem, pentear e definição perfeita para os cachinhos e crespos!

Já para as crianças acima de 03 anos, são várias as linhas com ativos poderosos para cuidar dos cabelos infantis: com fórmulas riquíssimas em ingredientes naturais, os produtos Salon Line Kids vão proporcionar um pentear suave e tratar os cabelinhos de dentro para fora, proporcionando maciez, brilho e uma definição incrível!

Já tem todas as dicas perfeitas para pentear os cabelos das crianças sem sofrimento? Então, aproveite também estes conteúdos do canal Salon Line sobre cuidados capilares infantil:

Rate this post