Decidiu passar pela transição capilar e está literalmente boiando nesse novo universo dos cachos e crespos? Ou assumiu recentemente o cabelo natural, mas não tem ideia por onde começar a cuidar dos fios? Ou ainda sempre gostou e teve as madeixas encaracoladas e só quer diquinhas novas para continuar arrasando? Pois bem! Não importa qual é o seu desejo e dúvida, aqui, certamente você vai encontrar todas as respostas e cuidados que suas molinhas tanto merecem. Preparado(a)? Então vamos lá!
Tipos de cachos
Uma coisa é fato: muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os tipos de cachos. Se este é o seu caso, chega de perder tempo, né?! Afinal, nada melhor do que entender sobre as características do seu próprio cabelo, como lidar com as particularidades e quais cuidados aplicar diariamente. Então se liga só!
– Classificação 2ABC, 3ABC e 4ABC
Se você não sabe o que significa cada uma dessas classificações, não se preocupe! Vamos explicar tudinho a começar pelos números:
– 2 é um cabelo ondulado;
– 3 é um cabelo cacheado;
– 4 é um cabelo crespo.
Já as letras servem para classificar o fio desde mais soltos e abertos, até menores e mais fechados.
– A é um cabelo com nível de ondulação mais solta;
– B é um cabelo com nível de ondulação mais definida;
– C é um cabelo com nível de cachos menores ainda.
Ficou mais fácil? Veja cada um deles então!
ONDULADOS (TIPO 2)
2A – quase liso, com pouco volume e fácil de modelar;
2B – as ondas são mais marcantes, não chega a formar cachos, tem tendência ao frizz;
2C – já começa a formar cachos, é mais volumoso e tem ondas marcantes.
CACHEADOS (TIPO 3)
3A – cachos mais abertos, definidos e pesados;
3B – cachos menores e mais definidos, volumoso e com as pontas ressecadas;
3C – cachos apertados e fechados, fio mais grosso, quase crespo.
CRESPOS (TIPO 4)
4A – lembra o 3C só que mais grosso;
4B – mechas em forma de “Z” menos definidas. Mais denso e frágil;
4C – mais crespo e cachos estreitíssimos – quase imperceptíveis.
Hidratação para cabelos cacheados em passos simples
Cada cabelo possui suas particularidades próprias e deve receber um tratamento adequado. Pensando nisso, separamos algumas receitinhas caseiras fáceis que ajudam super a manter a saúde dos fios em dia. O bom é que dá para aproveitar os ingredientes presentes na cozinha, ou seja, ainda dar para economizar.
– Abacate, mel e gema
Não é segredo para ninguém que a hidratação com abacate está entre os tratamentos preferidos da mulherada. E quando junta com o mel e a gema, não há cabelo danificado no mundo que resista a tanto cuidado. Por isso, anota aí!
Você só vai precisar de: 3 colheres (sopa) de mel, 1 abacate e 1 gema.
1º passo: primeiramente misture todos os ingredientes em um recipiente até a mistura ficar homogênea;
2º passo: em seguida, aplique em todo o cabelo e deixe agir de 6 a 30 minutos;
3º passo: enxágue bem e finalize como de costume.
– Hidratação de banana e mel
Olha só o mel presente em mais uma receitinha, mas dessa vez junto com a banana. Em resumo, essa combinação é perfeita para quem quer dar aquele toque de maciez às madeixas.
Você só vai precisar de: 1 banana madura e 1 colher de mel.
1º passo: amasse bem a banana madura e adicione a ela uma colher de mel;
2º passo: se preferir, faça a mistura com o auxílio de um liquidificador;
3º passo: com a mistura já bem compacta, aplique nos cabelos molhados e limpos, e deixe agir por aproximadamente 20 minutos;
4º passo: em seguida enxágue, aplique o condicionador e finalize como preferir.
Importante: para que dê certo é fundamental que a banana esteja bem madura, ok?!
– Hidratação de cenoura
Provavelmente você já escutou falar que a cenoura faz bem para a pele, certo? Mas e para o cabelo? Simples, faz bem também! Aliás, a cenoura é capaz de recuperar até as madeixas mais ressecadas.
Você só vai precisar de: ½ cenoura cortada em cubos, 2 colheres de sopa da sua máscara de hidratação preferida e um pouco de água filtrada.
1º passo: bata em um liquidificador a cenoura e a água filtrada. Dica: se desejar potencializar ainda mais essa misturinha, acrescente ½ beterraba descascada também em cubos;
2º passo: logo após coe para extrair somente o suco e misture o líquido na sua máscara de hidratação queridinha. Depois, reserve. Importante: o ideal é separar um recipiente só para essa receitinha, ok?!;
3º passo: lave os cabelos apenas com shampoo e retire o excesso de água. Aplique a receita caseira nos fios, enluvando mecha por mecha, e deixe agir por 30 minutinhos;
4º passo: depois, enxágue bem os fios, aplique o condicionador e finalize como de costume.
Atenção: as loiras de plantão também podem fazer essa misturinha. Isso mesmo! A receita de cenoura com beterraba não mancha os cabelos.
– Amido de milho
Esse é outro queridinho da mulherada quando o assunto é cabelo. Isso porque ele ajuda a manter os fios mais hidratados.
Você só vai precisar de: 1 colher de amido de milho, 100ml de leite, 1 colher de óleo de coco (ou qualquer outro óleo vegetal) e 1 colher de chá de açúcar.
1º passo: faça um mingau com leite e amido de milho;
2º passo: misture no mingau o óleo de coco e o açúcar. Mexa bem;
3º passo: com os cabelos já lavados e limpos, aplique a misturinha mecha a mecha;
4º passo: deixe agir então por cerca de 30 minutos;
5º passo: após o tempo de ação, enxágue, aplique o condicionador e finalize como de costume.
– Creme de leite com leite de coco
Outra hidratação caseira para cabelo que mega funciona é a feita com creme de leite + leite de coco. O grande diferencial dessa misturinha é que ela dá adeus ao cabelo com frizz, além disso deixa-o mais macio e cheio de vida.
Você só vai precisar de: 3 colheres de sopa de creme de leite integral e 1 colher de leite de coco.
Importante: deixe o creme de leite + o leite de coco por 24h na geladeira antes de fazer a hidratação para eles ficarem mais “durinhos”.
1º passo: misture o creme de leite e o leite de coco, e mexa bem;
2º passo: aplique nos fios úmidos e limpos, e deixe agir por 20 minutos;
3º passo: depois, enxágue e finalize da maneira que preferir.
– Chocolate
Uma coisa é inegável: chocolate é bom demais! E ele é tão bom, que pode até hidratar e dar brilho as madeixas. Quer saber como? Se liga só!
Você só vai precisar de: 1 colher de sopa de chocolate em pó e 2 colheres de sopa da sua máscara de hidratação preferida.
1º passo: misture em um recipiente o chocolate em pó e a máscara de hidratação;
2º passo: aplique a mistura nos cabelos limpos e úmidos, enluvando mecha por mecha;
3º passo: deixe agir por cerca de 20 minutos;
4º passo: após o tempo de pausa, enxágue e finalize como de costume.
– Gel de linhaça
O gel de linhaça já é aquele produtinho perfeito para ativar as molinhas e definir super os cachos. Aprenda a fazer!
Você só vai precisar de: 1 colher de sopa de semente de linhaça dourada, 1 xícara de água mineral e 1 panela.
1º passo: coloque a xícara de água na panela;
2º passo: depois, adicione a colher de semente de linhaça;
3º passo: deixe ferver por aproximadamente 10 minutinhos;
4º passo: por fim, coe a mistura antes de esfriar.
Prontinho! Agora é só usar como finalizador e arrasar!
Melhores produtos para definir os cachos
Quando o assunto é definição, o que não faltam são receitinhas caseiras (como a do gel de linhaça citada acima) e produtinhos cosméticos para dar aquele up no hair. Por isso, separamos algumas opções incríveis e que não tem erro!
– Ativador de cachos
A escolha do ativador vai depender única e exclusivamente do resultado que você deseja. Por exemplo, quem é fã daquela definição power sem pesar demais, pode e deve investir no ativador de cachos coco da linha #todecacho. Pois ele modela e hidrata como ninguém. Agora, quem curte um volume mais controlado, pode apostar no ativador de argan da linha .S.O.S Cachos da Salon Line. Para as que preferem ainda um brilho absoluto, ativador radiance nele.
– Máscara capilar
A máscara deve ser escolhida de acordo com os ativos presentes na composição e do resultado que ela proporciona aos fios. A versão coco de S.O.S Cachos, por exemplo, é super concentrada e proporciona um tratamento profundo as madeixas. Ela possui óleo e manteiga de coco que mandam o ressecamento para bem longe. Já a máscara hidratante Cachos e Crespos de S.O.S Bomba possui óleo de coco, vitamina A e azeite de oliva que, juntos, são capazes de nutrir e hidratar as madeixas.
– Linha vinagre de maçã
Diretamente dos ingredientes presentes na cozinha para o seu cabelo, só que dessa vez, com um cheirinho mara-ra-vi-lho-so e duradouro. Essa é a linha vinagre de maçã de #todecacho composta por ativador de cachos, creme para pentear, spray finalizador, geleia e o 2 em 1 (máscara + creme para pentear). Sem duvida, todos possuem uma finalização sensacional e ajudam no supercontrole de frizz enquanto proporcionam brilho intenso.
– Definidor de cachos
E quando o assunto é cabelo enrolado, definição é o que mais tem por aqui! Agora é a vez dos definidores de cachos de #todecacho que são: “deixa enrolar”, “brilho de diva”, “black é power” e “umidificado que é bom”. Os quatro possuem proteção UV, são liberados, veganos, e contribuem super para definição, brilho black nas alturas e efeito gloss.
– Maionese capilar
A maionese é a queridinha de quem ama fazer umectação capilar. Isso porque ela pode ser usada a noite (umectação noturna) apenas como máscara ou ainda misturada com um óleo 100% vegetal para aquele tratamento turbinado. Mas atenção: por ter uma grande concentração de óleo, essa misturinha só deve ser feita se o cabelo estiver muito ressecado, ok?!
Técnicas e dicas de como finalizar cabelo cacheado
Tem coisa melhor do que poder contar ainda com métodos incríveis de finalização para deixar o hair mais baphônico e definido?! Nã na ni na não! Então veja essas opções maravilhosas de texturização!
– Fitagem
Certamente a fitagem é uma das técnicas de texturização mais conhecidas de todos os tempos. Tudo por conta do resultado que ela proporciona aos fios, com cachos definidos e bem formatados – sem contar na praticidade. Para fazer o passo a passo não tem segredo, basta dar um play e conferir o vídeo da Digital Creator Vandressa Ribeiro!
– Plopping
O plopping, conhecido também como pluking, é uma técnica simples e rápida que ajuda a definir mais os cachos. Nela, basicamente, você prende seu cabelo com um tecido e deixa ele secar ali por um tempo. Depois, é só soltar e ver a diferença na definição das madeixas. Existe também o plopping térmico e quem vai mostrar como ele funciona é a Digital Influencer Ana Lídia Lopes. Se liga só!
– Twist
O twist também é muito comum no universo dos cachos e crespos, principalmente, por quem está passando pela transição capilar. Ele se parece bastante com a trança, só que ao invés de trançar três mechas, ele é feito apenas com duas mechinhas. A Youtuber Carol Soares mostra exatamente como fazer esses torcidinhos. Perceba o quanto é rápido e prático!
– Dedoliss (ou dedinho)
Vamos combinar que o dedoliss é aquele tipo de texturização que existe desde que o mundo é mundo. E se antes ele não tinha esse nome, saiba que hoje é conhecido como “dedinho” também. Para fazê-lo é bem simples e quem dá todas as dicas é a maravilhosa da Van. Anota aí!
Truques para reavivar os cachos no dia seguinte (Day After)
Acordou, olhou no espelho e teve vontade de dormir de novo? Quem nunca, né?! Tem dias que realmente o cabelo parece não colaborar. E coincidência ou não, justo nesses dias estamos sem tempo de lavar os fios, não é mesmo?! Então para dar uma mãozinha extra nesse momento, a Aninha vai ensinar um super truque para recuperar os cachos ao acordar.
Outra opção que funciona muito bem também é investir em penteados para cabelos cacheados. O coque abacaxi, por exemplo, está nos top 3 quando o assunto é day after. Tudo porque ele é simples, rápido e prático, ou seja, perfeito para quem quer variar o look durante o dia e até mesmo para dormir. Veja o passo a passo completo!
1º passo: após lavar os cabelos, faça uma técnica de texturização que você goste para dar bastante volume as madeixas;
2º passo: coloque a cabeça para baixo e prenda todos os fios com as mãos;
3º passo: pegue um elástico de tecido e prenda todos os fios bem no alto da cabeça. Dica: se você já tem o costume de prender todo o cabelo com a cabeça levantada, faça dessa forma também;
4º passo: ajeite os fios de uma maneira mais despojada. Se desejar, antes de prender as madeixas, deixe algumas mechas soltas para proporcionar um visual mais estiloso e super moderno. Depois, é só arrasar.