Secure Adnxs

Hidratação power para cachos e crespos: conheça o guia prático

por Carolina Glogovchan

Sabe aquela história de que as cacheadas e crespas precisam gastar rios de dinheiro no salão de beleza para hidratar os cabelos? Pois é, ela ficou para trás. Hoje, existem produtos incríveis e receitinhas caseiras que proporcionam um resultado tão eficaz quanto uma ida ao salão. Quer saber como fazer uma hidratação power sem sair […]

Hidratação power para cachos e crespos: conheça o guia prático

Sabe aquela história de que as cacheadas e crespas precisam gastar rios de dinheiro no salão de beleza para hidratar os cabelos? Pois é, ela ficou para trás. Hoje, existem produtos incríveis e receitinhas caseiras que proporcionam um resultado tão eficaz quanto uma ida ao salão. Quer saber como fazer uma hidratação power sem sair […]

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos Ondulados

Sabe aquela história de que as cacheadas e crespas precisam gastar rios de dinheiro no salão de beleza para hidratar os cabelos? Pois é, ela ficou para trás. Hoje, existem produtos incríveis e receitinhas caseiras que proporcionam um resultado tão eficaz quanto uma ida ao salão. Quer saber como fazer uma hidratação power sem sair de casa? Então, se liga nas dicas a seguir.

O que é hidratação capilar?

A hidratação capilar é um tratamento essencial para manter a saúde e a beleza dos fios cacheados e crespos. Cabelos com essas texturas tendem a ser mais ressecados devido à forma como a oleosidade natural do couro cabeludo se espalha pelo comprimento. Assim, a hidratação chega com o objetivo repor a umidade e a água perdida pelos fios diariamente, deixando-os mais macios, brilhantes e saudáveis.

O tratamento de hidratação consiste na aplicação de produtos hidratantes nos cabelos, que penetram na fibra capilar e reabastecem a água necessária para manter a saúde capilar.

Por que fazer hidratação capilar?

Fazer hidratação capilar é fundamental para a saúde dos cabelos cacheados e crespos, já que essas texturas tendem a ser mais ressecadas e propensas ao frizz. A hidratação, portanto, ajuda a repor a umidade perdida e a melhorar a elasticidade dos fios, deixando-os mais definidos, macios e com menos quebra.

Além disso, a hidratação capilar também auxilia na redução do volume e no controle do frizz, proporcionando um aspecto mais saudável e bonito aos cabelos.

Como fazer hidratação no cabelo?

A forma de fazer hidratação no cabelo pode variar de acordo com a textura dos fios. Para cabelos ondulados, é recomendado utilizar produtos mais leves, como máscaras hidratantes específicas para essa textura. Já na hidratação para cabelos cacheados e crespos, é indicado utilizar máscaras mais nutritivas e hidratantes, que ajudam a definir os cachos e a controlar o frizz.

Hidratação para cabelo cacheado

O cabelo cacheado naturalmente já é mais ressecado e, consequentemente, possui também tendência ao frizz. Por conta disso, é importante priorizar produtinhos que contam com uma composição rica em óleos e que prometem maior hidratação. Portanto, vale investir também em máscaras mais consistentes.

Hidratação para cabelo crespo

Esse tipo de curvatura naturalmente ainda é mais ressecado do que os cacheados e, por isso, necessita de processos hidratantes mais potentes. Não à toa, o óleo capilar aqui será seu melhor amigo e deverá ser utilizado toda semana para um melhor resultado. Mas, paralelo a isso, vale investir também em uma linha completa composta por shampoo, condicionador e máscara que possuam óleos em sua composição.

Como fazer uma boa hidratação capilar caseira? Receitas infalíveis!

Além dos produtos específicos, é possível fazer uma boa hidratação capilar em casa utilizando ingredientes naturais. Algumas receitas infalíveis incluem:

Hidratação com mel

O mel no cabelo tem inúmeros benefícios: condiciona, deixa mais macio, saudável e brilhante, hidrata, tem um alto poder umectante e ainda é rico em aminoácidos. Ou seja, não dá para ficar sem!

Para fazer a hidratação com mel você vai precisar de:

– 1 xícara de mel (340g).

Passo a passo:

– Primeiramente, aplique o mel em todo o cabelo para fortalecer os fios;

– Deixe agir por cerca de 20 minutos;

– Se possível, aproveite o calor para ativar os folículos pilosos;

– Em seguida, enxágue e lave como de costume. Por fim, finalize como achar melhor.

Hidratação com azeite

O azeite extravirgem é um dos produtos naturais que, sem dúvida, devem ser adicionados ao tratamento capilar. Afinal, ele hidrata, dá brilho e penetra profundamente nos fios, repondo todos os nutrientes necessários. Dica: o ideal é optar por um azeite que tenha acidez de 0,1% a 0,5%. Mais do que isso não é recomendado, ok?!

Para fazer a hidratação com azeite você vai precisar de:

– 1 colher de sopa (para cabelos curtos) ou 2 colheres de sopa (para cabelos longos) de azeite de oliva extravirgem;

– 1 ampola de vitamina E.

Passo a passo:

– Coloque em um recipiente o azeite e a ampola de vitamina E. Misture bem;

– Leve a mistura ao fogo em banho-maria. E então aqueça lentamente até ficar em uma temperatura agradável, em que dê para colocar o dedo e sentir morninho;

– Passe então a mistura no cabelo semi sujo, massageando bem o couro cabeludo e toda a extensão dos fios. Deixe agir por, no mínimo, 40 minutos e, no máximo, uma hora e meia;

– Após o tempo de ação, lave os fios como de costume e, por fim, finalize do jeito que achar melhor.

Hidratação com babosa

Esse é aquele tipo de receitinha que nossa avó adora e que ainda faz muito sucesso nos dias de hoje, e com razão: a babosa, conhecida também como aloe vera, possui várias vitaminas (A, B1, B2, B3 e B6), minerais e aminoácidos que nutrem profundamente os fios, definem os cachos, evitam a queda e proporciona brilho.

Para fazer a hidratação com babosa você vai precisar de:

– 1 folha de babosa;

– 2 colheres de sopa da sua máscara de hidratação querida.

Passo a passo:

– Com uma colher, retire o gel de dentro da folha de babosa e coloque em um pote;

– Com um garfo (ou com as mãos mesmo), amasse os gominhos que estão no pote;

– Logo após, aplique a babosa por todo o cabelo e deixe agir por 15 minutos;

– Em seguida, sem enxaguar, aplique a máscara no comprimento e pontas. Deixe mais 15 minutinhos;

– Após esse tempo, enxágue somente com água;

– Finalize como preferir.

Hidratação com abacate

O abacate proporciona inúmeros benefícios para o cabelo, afinal, ele é rico em nutrientes e vitaminas A, complexo B, C e E. Logo na primeira hidratação com abacate já é possível notar a diferença.

Para fazer a hidratação com abacate você vai precisar de:

– ½ abacate;

– 1 colher de sopa de açúcar mascavo;

– 2 colheres de sopa da sua máscara de hidratação preferida.

Passo a passo:

– Primeiramente, misture todos os ingredientes até ficar completamente cremoso;

– Com os cabelos limpos e úmidos, aplique a misturinha;

– Deixe agir por cerca de 30 minutinhos;

– Em seguida, enxágue e finalize os fios como de costume.

Sugestões de produtos para hidratação capilar

A Salon Line possui uma variedade de produtos específicos para a hidratação capilar de cabelos cacheados e crespos. Confira:

Linha S.O.S Cachos Coco

A linha S.O.S Cachos Coco conta com uma máscara de hidratação intensa, enriquecida com óleo de coco, que proporciona maciez, brilho e nutrição aos fios. Além da máscara, a linha também oferece shampoo, condicionador, ativador de cacho, óleo de tratamento, gelatina e creme de pentear.

Linha S.O.S Cachos Óleo de Manga

A linha S.O.S Cachos Óleo de Manga conta com uma máscara condicionante de hidratação profunda, que ajuda a reter a umidade nos fios e a manter o cabelo hidratado por mais tempo. A linha traz também shampoo, condicionador, ativador de cachos e creme para pentear. 

Sem dúvidas, a hidratação capilar é um tratamento indispensável para todos os tipos de cabelo, especialmente, os fios cacheados e crespos, pois ajuda a repor a umidade perdida e a melhorar a saúde dos fios. Monte seu cronograma capilar e desfrute dos benefícios de madeixas hidratadas, macias e brilhantes.

cropped CARD 1 CAPA 2024 05 20T122447.576 - Hidratação power para cachos e crespos: conheça o guia prático
Niacinamida no cabelo: conheça o poder dessa fórmula
Por Rafaela Oliveira
cropped CARD 1 CAPA 2024 05 20T121703.642 - Hidratação power para cachos e crespos: conheça o guia prático
Creme modelador de cachos: quais os benefícios e qual o ideal para o seu cabelo
Por Rafaela Oliveira
cropped CARD 1 CAPA 2024 05 16T095731.969 - Hidratação power para cachos e crespos: conheça o guia prático
Corte americano: inspirações e dicas para manter o visual
Por Rafaela Oliveira
cropped CARD 1 CAPA 2024 05 13T172618.493 - Hidratação power para cachos e crespos: conheça o guia prático
Trança raiz: conheça inspirações que vão fazer sua cabeça
Por Rafaela Oliveira
cropped CARD 1 CAPA 2024 05 13T171933.281 - Hidratação power para cachos e crespos: conheça o guia prático
Como usar Óleo de coco no cabelo: dicas para fios saudáveis e brilhantes
Por Rafaela Oliveira
4.9/5 - (9 votes)

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
Niacinamida no cabelo: conheça o poder dessa fórmula Creme modelador de cachos: quais os benefícios e qual o ideal para o seu cabelo Corte americano: inspirações e dicas para manter o visual Trança raiz: conheça inspirações que vão fazer sua cabeça Como usar Óleo de coco no cabelo: dicas para fios saudáveis e brilhantes
Pular para o conteúdo