Secure Adnxs

Gelatina capilar: para que serve e como usá-la na finalização e tratamento dos cachos

por Carolina Glogovchan

Toda cacheada e crespa sabe o quanto pode ser complicado alcançar aquela combinação entre volume, definição e alinhamento dos sonhos. Afinal, se você prefere volumão, vai dar prioridade para cremes mais leves, se prefere mais definição e alinhamento, vai dar prioridade para cremes mais concentrados, certo? Bom, mais ou menos, se você está buscando um […]

Gelatina capilar: para que serve e como usá-la na finalização e tratamento dos cachos

Toda cacheada e crespa sabe o quanto pode ser complicado alcançar aquela combinação entre volume, definição e alinhamento dos sonhos. Afinal, se você prefere volumão, vai dar prioridade para cremes mais leves, se prefere mais definição e alinhamento, vai dar prioridade para cremes mais concentrados, certo? Bom, mais ou menos, se você está buscando um […]

Cabelos CacheadosCabelos CresposCuidados
Captura de tela 2023 12 13 162759 630x647 - Gelatina capilar: para que serve e como usá-la na finalização e tratamento dos cachos

Toda cacheada e crespa sabe o quanto pode ser complicado alcançar aquela combinação entre volume, definição e alinhamento dos sonhos. Afinal, se você prefere volumão, vai dar prioridade para cremes mais leves, se prefere mais definição e alinhamento, vai dar prioridade para cremes mais concentrados, certo? Bom, mais ou menos, se você está buscando um resultado que une definição e volume, é hora de abraçar a gelatina capilar em sua rotina de cuidados. Confira mais sobre esse produtinho e os seus benefícios. Vamos lá?

Qual a função da gelatina capilar?

A gelatina capilar é um produtinho em formato de gel, que garante uma definição perfeita para os cabelos, além de conter ativos nutritivos para hidratar enquanto dá o efeito desejado. Elas podem ser utilizadas sozinhas, ou aliadas a outro produto finalizador, e o seu efeito varia conforme a gelatina escolhida. 

A principal função da gelatina capilar é ajudar a definir os cachos, conferindo maior durabilidade e resistência à formatação dos fios. Além disso, ela ajuda a controlar o frizz e proporciona um aspecto mais saudável aos cabelos. A gelatina capilar também pode ser utilizada como auxiliar ao tratamento, pois contém ingredientes hidratantes que auxiliam na nutrição dos fios.

Qual a diferença entre gel, geleia e gelatina capilar?

Possivelmente, quando você conheceu a gelatina capilar pensou: “mas isso não é gel?”. Apesar de terem nomes semelhantes, gel, geleia e gelatina capilar possuem diferenças em sua composição e função. De maneira geral, o gel é um produto de fixação, utilizado para modelar o cabelo.

A geleia capilar, por sua vez, é um produto que também ajuda a definir os cachos, mas possui uma textura mais leve e menos fixação do que a gelatina capilar. Já a gelatina capilar, além de proporcionar definição, controlar o frizz e conferir aspecto saudável aos fios, também possui propriedades hidratantes e nutritivas, sendo um produto mais completo para o cuidado dos cachos.

Como usar gelatina no cabelo?

A gelatina capilar pode ser utilizada tanto na finalização dos cachos quanto como tratamento. Para a finalização, basta aplicar uma quantidade adequada de gelatina nos cabelos úmidos, mecha por mecha, distribuindo bem o produto da raiz às pontas, fazendo fitagem.

Em seguida, é possível modelar os cachos com os dedos ou com um pente de dentes largos. Para obter melhores resultados, é recomendado amassar os fios de baixo para cima, estimulando a formação. Deixe o cabelo secar naturalmente ou use um difusor para acelerar o processo.

Como tratar o cabelo com gelatina?

A gelatina capilar também pode ser utilizada como tratamento para os cabelos. Nesse caso, é recomendado aplicá-las nos fios já limpos, após o uso do shampoo e condicionador, considerando mecha por mecha, massageando bem para garantir a absorção do produto.

Em seguida, deixe agir por alguns minutos e finalize como quiser. Isso ajuda a hidratar e nutrir os cabelos, deixando-os mais saudáveis e com menos frizz.

Pode usar gelatina capilar todos os dias?

O uso da gelatina capilar pode variar de acordo com as necessidades do seu cabelo. Algumas pessoas preferem utilizar o produto diariamente, enquanto outras optam por utilizar em dias alternados, apenas no day after, ou em ocasiões especiais para finalizar os penteados dando vida a um belo baby hair.

Para usar a gelatina capilar diariamente é importante observar como o seu cabelo reage ao uso frequente da gelatina e, então, ajustar a frequência de acordo. No entanto, fica o alerta: o uso diário de gelatina pode resultar em acúmulo de produto. Por isso, recomenda-se usar a gelatina conforme necessário, levar os fios corretamente e espaçar os dias de aplicação.

Gelatina capilar resseca o cabelo?

A gelatina capilar, quando utilizada corretamente e em conjunto com outros produtos hidratantes, como gelatina + creme para pentear, não resseca o cabelo. Pelo contrário, ela pode ajudar a reter a umidade nos fios, deixando-os mais hidratados e saudáveis. É importante, ainda, lembrar que manter um cronograma capilar sempre ativo é fundamental para garantir que o cabelo receba todos os nutrientes necessários.

Gelatina Capilar Salon Line

A Salon Line possui uma linha de gelatinas capilares que são ideais para a finalização e tratamento dos cachos. A linha Gelatinas #todecacho e Gelatinas S.O.S Cachos oferecem uma variedade de produtos com diferentes níveis de fixação e propriedades hidratantes. Confira: 

Gelatinas #todecacho

As gelatinas #todecacho são essenciais na hora de finalizar os fios no dia a dia ou dar vida a penteados incríveis para ocasiões especiais. Conheça algumas gelatinas #todecacho:

Gelatinas S.O.S Cachos

As gelatinas S.O.S. Cachos contam com formulações específicas, ricas em nutrientes, que contribuem para o tratamento de necessidades dos cabelos. Confira as principais gelatinas da linha S.O.S Cachos:

FAQ

Como usar a gelatina capilar?

Aplique a gelatina nos cabelos úmidos, do comprimento até as pontas. Evite aplicar na raiz. Use a quantidade recomendada e siga as instruções do produto.

Posso usar a gelatina capilar diariamente?

O uso diário pode resultar em acúmulo de produtos. Recomenda-se usar a gelatina conforme necessário e espaçar os dias de aplicação.

A gelatina capilar pode deixar os cabelos pesados?

Algumas gelatinas podem deixar os fios pesados se usadas em excesso. Use a quantidade adequada para evitar esse problema.

Qual a diferença entre gelatina capilar e gel fixador?

Gelatina capilar é formulada para cuidados com os cabelos, enquanto o gel fixador é mais usado para estilizar penteados e fixar o cabelo.

Posso usar a gelatina capilar em cabelos lisos?

Sim, algumas gelatinas são formuladas para todos os tipos de cabelo. Escolha uma que atenda às suas necessidades, como controle de frizz ou brilho.

3.8/5 - (14 votes)

Queda de cabelo: causas, dicas e tratamento para evitar Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual