Secure Adnxs

Qual a diferença do gel e creme de pentear?

por Carolina Glogovchan

Até algum tempo atrás era bastante comum associar o uso de gel somente para cabelos de homem. No entanto, com a evolução do mercado cosmético capilar no Brasil, ficou muito mais claro os benefícios do gel e da gelatina para os cabelos das mulheres. O mesmo pode se dizer do creme de pentear, que sempre […]

Qual a diferença do gel e creme de pentear?

Até algum tempo atrás era bastante comum associar o uso de gel somente para cabelos de homem. No entanto, com a evolução do mercado cosmético capilar no Brasil, ficou muito mais claro os benefícios do gel e da gelatina para os cabelos das mulheres. O mesmo pode se dizer do creme de pentear, que sempre […]

Cabelos CacheadosCabelos Ondulados
Captura de tela 2023 06 05 155000 - Qual a diferença do gel e creme de pentear?

Até algum tempo atrás era bastante comum associar o uso de gel somente para cabelos de homem. No entanto, com a evolução do mercado cosmético capilar no Brasil, ficou muito mais claro os benefícios do gel e da gelatina para os cabelos das mulheres. O mesmo pode se dizer do creme de pentear, que sempre era associado aos cuidados capilares femininos, e hoje é amplamente utilizado por homens também. Bacana, né?

Diante de tantas mudanças, você sabe dizer as principais diferenças entre gel e creme de pentear? Conhece realmente as vantagens e para quais tipos de cabelos esses produtos são indicados? Confira, aqui, as diferenças do gel e creme de pentear e como usar cada produto corretamente para deixar suas madeixas incríveis. 

Qual a função do gel?

A função principal do gel é manter os fios no lugar. De maneira geral, podia-se dizer que o gel capilar era um produto com formulação mais simples e com a capacidade de modelar o cabelo. Na maioria das vezes, por não ter óleos em sua composição, o gel deixa os fios ressecados. 

Mas, o gel capilar também passou por evoluções. Assim como a gelatina capilar, que é uma variante do gel, os géis já contam com óleos e ativos condicionantes em sua fórmula, de forma que não ressecam mais os cachos e, também, favorecem a definição prolongada da curvatura. Hoje, a principal vantagem desse produto é que os cabelos cacheados e crespos ganham muito mais definição.

O famoso efeito durinho do gel e da gelatina também tem solução: basta apenas amassar em direção à raiz para “quebrar” esse efeito e dar muito mais vida e movimento aos cachos finalizados.

Qual a função do creme de pentear?

Assim como gel, o creme de pentear também é um produto finalizador. É possível dizer que os cremes de pentear são produtos que contém ativos capazes de hidratar e nutrir o cabelo. Cada creme de pentear possui uma composição e um propósito diferente no tratamento dos fios, mas todos tem o objetivo principal de desembaraçar os fios e favorecer a formatação dos cachos e crespos.

Algumas opções de creme de pentear são mais oleosas e deixam os cachos com menos volume e mais brilho, outros mais leves e deixam os cachos mais soltos e com movimento.

Para escolher a opção ideal de creme para pentear, a dica é ler o rótulo da embalagem e avaliar se este produto é indicado para seu tipo de curvatura (2ABC, 3ABC ou 4ABC), e para as características que deseja: hidratação, brilho, maciez, etc. 

Quais textura de cabelo cada um é indicado?

O gel e o creme para pentear são amplamente indicados para cabelos com curvaturas, ou seja, para ondulados, cacheados e crespos. O gel pode ser aplicado para fixar um penteado e fazer com que ele dure mais tempo tanto em homens como em mulheres. Além disso, esse produto também é um ótimo aliado para cacheadas e crespas que adoram definição. Já o creme de pentear tem uma ação condicionante característica, ou seja, ele é o produto ideal para desembaraçar os fios e auxiliar na formação de ondas ou de cachos.

Um ponto importante é considerar a textura do produto. Para cabelos ondulados, a ideia é não pesar os fios com produtos mais densos, mas priorizar cremes de pentear com uma característica mais leve. O mesmo vale para o uso do gel ou gelatina: a dica aqui é usar pouca quantidade para não deixar os fios pesados e sem movimento. 

Quais as vantagens do gel e creme de pentear?

Embora os dois produtos sejam excelentes finalizadores, o gel e o creme de pentear têm vantagens específicas. Se você deseja que os cabelos fiquem no lugar para dar mais destaque àquele penteado para um ocasião especial ou para o dia a dia, ou se deseja uma definição dos cachos por mais tempo, o gel é o seu produto ideal. 

Já se o seu objetivo é desembaraçar os fios e deixá-los hidratados, brilhosos e macios, de forma que a finalização fique perfeita, respeitando a curvatura natural dos seus fios, o creme de pentear é o seu melhor amigo. 

Lembrando que, em cabelos cacheados e crespos, o gel e creme de pentear podem ser usados juntos. Isso mesmo! As misturinhas entre creme de pentear e gel ajudam a ganhar tempo na finalização, e garante cachos mais definidos, com brilho e movimento ao mesmo tempo. 

Indicações de creme de pentear e gel

Como vimos, o creme de pentear e o gel capilar passaram por muitas evoluções. E sabe quem acompanhou e contribuiu com esse movimento? A Salon Line. A linha #todecacho, por exemplo, conta com muitas opções incríveis de gel e creme de pentear para deixar seus fios ondulados, cacheados e crespos com mais definição, vida e movimento.

Confira nossas indicações de creme de pentear e gel para seus fios:

Creme para Pentear #todecacho Babosa 

O Creme para Pentear #todecacho Babosa proporciona definição máxima, controle do frizz e cabelos macios, além de garantir 72h de formatação dos cachos, fixação e duração dos cachos e crespos. Ideal para cabelos 2ABC, 3ABC e 4ABC.

Creme para Pentear #todecacho Crespo Divino

O Creme para Pentear #todecacho Crespo Divino trata os fios, garante formato aos cachos e ação condicionante, que deixam os cachos emolientes, com definição da raiz às pontas, hidratação profunda e movimento. Indicado para cabelos cacheados, especialmente para os tipos 3B e 3C.

Creme para Pentear #todecacho Cachos dos Sonhos 

O Creme para Pentear #todecacho Cachos dos Sonhos trata as madeixas, garantindo formato aos cachos e, ainda, promove definição da raiz às pontas, com ação condicionante, cachos soltos e volume extra. Perfeito para cabelos ondulados 2ABC e cacheados 3A.

Creme para Pentear Vinagre de #todecacho Maçã

O Creme para Pentear #todecacho Vinagre de Maçã define os cachos enquanto dá brilho e garante desembaraço total dos fios. Indicado para texturas médias e finas, ou seja, cabelos cacheados 3ABC e 4ABC.

Creme para Pentear #todecacho Crespíssimo Poderoso

O Creme para Pentear #todecacho Crespíssimo Poderoso formata os cachos, promovendo nutrição profunda, ação condicionante, definição da raiz às pontas e movimento aos fios. Perfeito para cabelos crespos e crespíssimos, 4ABC.

Gel de Definição #todecacho Babosa

O Gel de Definição #todecacho Babosa define enquanto garante fixação duradoura dos cachos, promovendo ação condicionante e crescimento saudável dos fios. Esse produto é indicado para texturas grossas, finas e médias: 2ABC, 3ABC e 4ABC.

Gel Líquido #todecacho Day After

Para o dia seguinte após a lavagem, o Gel de Definição #todecacho Day After é ideal para colocar os fiozinhos de volta no lugar. Ele define e revitaliza os cachos por mais tempo, promove ação condicionante, revitalização completa e controle do frizz. Perfeito para todas as curvaturas: 2ABC, 3ABC e 4ABC.

Agora ficou mais fácil conciliar o uso de gel e creme de pentear no dia a dia de cuidados com os fios ondulados, cacheados e crespos, né? Então, como você já conhece as principais características e ações de cada produto, é hora de caprichar ainda mais nessa finalização, hein?!

3.3/5 - (3 votes)
Fernanda Ferreira

Canal Cabelos e Cachos


Queda de cabelo: causas, dicas e tratamento para evitar Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual