Secure Adnxs

Reposição hídrica para fios cacheados e crespos no cronograma capilar

por Carolina Glogovchan

A estrutura espiralada do cabelo crespo e cacheado torna esse tipo de fio naturalmente mais ressecado que os demais. Por isso, cachos e crespos exigem cuidados um pouco mais específicos no dia a dia. O cronograma capilar, por exemplo, é uma opção de tratamento mega completa para tratar e manter os cabelos com curvaturas sempre […]

Reposição hídrica para fios cacheados e crespos no cronograma capilar

A estrutura espiralada do cabelo crespo e cacheado torna esse tipo de fio naturalmente mais ressecado que os demais. Por isso, cachos e crespos exigem cuidados um pouco mais específicos no dia a dia. O cronograma capilar, por exemplo, é uma opção de tratamento mega completa para tratar e manter os cabelos com curvaturas sempre […]

Cronograma Capilar
Captura de tela 2023 06 13 080839 - Reposição hídrica para fios cacheados e crespos no cronograma capilar

A estrutura espiralada do cabelo crespo e cacheado torna esse tipo de fio naturalmente mais ressecado que os demais. Por isso, cachos e crespos exigem cuidados um pouco mais específicos no dia a dia. O cronograma capilar, por exemplo, é uma opção de tratamento mega completa para tratar e manter os cabelos com curvaturas sempre saudáveis. 

Dentre tantos benefícios, o cronograma capilar equilibra todos os nutrientes que seu cabelo precisa, para repor gradativamente um a um os ativos que deixam as madeixas mais fortes e saudáveis; inclusive água, sabia? Exatamente: o cronograma capilar contribui para a reposição hídrica do cabelo cacheado e crespo.

Então, bora entender um pouco mais sobre os benefícios da reposição hídrica para cabelos cacheados e crespos, e como o cronograma capilar pode ajudar nesse tratamento!

O que é reposição hídrica para cabelos cacheados e crespo?

Nosso organismo precisa de água para se manter saudável. Da mesma forma, os nossos cabelos também precisam de água para terem saúde, beleza e movimento. A reposição hídrica faz justamente isso: repõe a água, afinal, os fios perdem água o tempo todo, devido às ações de clima, temperatura, raios solares, vento, uso de ferramentas de calor, poluição, ar condicionado e outros fatores externos.

Sabe quando uma reposição hídrica para cabelos cacheados e crespos é necessária? Quando as madeixas apresentam um aspecto áspero, ressecado, opaco, com frizz e sem vida.

Assim, a reposição de água e nutrientes é essencial para restaurar a umidade dos fios, tornando os cabelos mais resistentes, macios e saudáveis, agindo na parte interna do fio e fechando as cutículas externas para sua própria proteção. 

De qual forma o cronograma capilar pode contribuir com a reposição hídrica?

Para fazer a reposição hídrica do cabelo cacheado e crespo, a hidratação se revela como o tratamento mais eficaz. Como o próprio nome já indica, a hidratação capilar age diretamente na reposição de água e nutrientes essenciais para restaurar a saúde do fio. Ao repor a água e nutrientes, a hidratação age: 

  • Contra o ressecamento dos fios;
  • Contra o aparecimento de pontas duplas;
  • Contra o destacamento de frizz;
  • Contra a opacidade dos cachos e crespos;
  • A favor do fortalecimento do fio;
  • A favor do crescimento saudável do cabelo;
  • A favor da revitalização dos fios danificados por procedimentos químicos;
  • A favor da saúde do fio, proporcionando brilho natural;
  • A favor da flexibilidade e maleabilidade do fio;
  • A favor da maciez e fim da aspereza.

A verdade é que todo cabelo precisa ser hidratado, no mínimo, uma vez por mês. O ideal é que o procedimento já esteja inserido na sua rotina de cuidados capilares, e é aqui que o cronograma capilar se destaca.

Dividido em três etapas essenciais: Hidratação, Nutrição e Reconstrução, o cronograma capilar contribui para a reposição hídrica de cabelos cacheados e crespos, mas também para a reposição lipídica e para a reposição proteica. Sério, o cronograma capilar é tudo o que seu cabelo precisa. Veja só as etapas:

1° etapa: Hidratação

Como dissemos, a hidratação é a reposição hídrica nos fios, ou seja, é a hora de repor água que os fios perdem. Entre os produtos ideais, o mais indicado são máscaras hidratantes ricas em vitaminas e extratos vegetais, como Arginina, D-Pantenol, Óleo de Coco, Babosa e outros.

2° etapa: Nutrição

Essa é a etapa de reposição lipídica dos fios, ou seja, onde é feita a reposição de gorduras e óleos. A dica aqui é usar manteigas e cremes que contenham ceramidas, e claro, óleos vegetais, como Argan, Abacate, Rícino, Oliva e outros. 

3° etapa: Reconstrução

Aqui é a etapa da reposição proteica. A reconstrução é muito importante para a fibra capilar, pois é ela quem promove força aos fios. Para uma reposição proteica eficaz, a dica é investir em máscaras com colágeno, queratina, cisteína e arginina.

Como fazer o cronograma capilar para reposição hídrica?

Como o cronograma capilar age em diferentes aspectos que os cabelos precisam, para realizar um tratamento focado em reposição hídrica, o ideal é ampliar os dias destinados à hidratação. Vamos entender melhor?

Primeiramente, vale reforçar: a hidratação capilar é um procedimento que pode ser feito em casa e, sim, conquistar um resultado excelente, viu? Os principais produtos que impactam na hidratação de cabelo são o shampoo e a máscara hidratante.

O shampoo, como você sabe, tem a função de remover toda a sujeira e resíduos do cabelo e couro cabeludo, de forma a preparar os fios para receber a máscara hidratante. Aqui é importante dizer que priorizar um shampoo que faça uma limpeza profunda sem agredir a raiz dos fios é fundamental. Por isso, evite shampoos com sulfato e livre de sal.

Com os cabelos lavados com shampoo, é hora de aplicar a máscara de hidratação. Esse produto combina agentes condicionantes e ativos com potencial hidratante, como proteínas e aminoácidos, capazes de atuar na reposição de nutrientes e retenção hídrica. Aplique sua máscara de hidratação favorita mecha por mecha e deixe agir nos fios pelo tempo indicado na embalagem. Depois enxágue completamente priorizando água morna ou fria.

Se você é fã de receitinhas caseiras de hidratação, pode considerar misturar à sua máscara ativos como a babosa, que é famosa por fortalecer os fios; ou o amido de milho que é capaz de potencializar o efeito da máscara e, ainda, contribuir para uma melhor formatação dos seus cachinhos. 

Priorizando a hidratação em seu cronograma capilar, você verá a diferença no aspecto dos seus cabelos, e reposição hídrica dos cabelos cacheados e crespos estará sempre em dia. Uma sugestão de cronograma capilar focado em reposição hídrica é esse, que pode ser seguido durante um mês:

1ª Semana: Hidratação — Nutrição — Hidratação

2ª Semana: Nutrição — Hidratação — Reconstrução

3ª Semana: Hidratação — Nutrição — Hidratação

4ª Semana: Nutrição — Hidratação — Reconstrução

Qual a melhor linha para cronograma capilar?

Agora que você já conhece as vantagens da reposição hídrica para cabelos cacheados e crespos e como o cronograma capilar pode ajudar, é hora de conferir quais as melhores linhas para colocar o cronograma capilar em prática ainda hoje. Como você sabe, a Salon Line conta com diferentes linhas de produtos, inspiradas e destinadas para a saúde dos diferentes tipos de fios. Confira a que mais se adequa à necessidade do seu hair:

Kit Cronograma #todecacho Hidratação, Nutrição e Reparação

Na maravilhosa linha #todecacho, o destaque fica com o Kit Cronograma que conta com três máscaras exclusivas: a Máscara #Todecacho Hidratação Preenchedora, a Máscara #Todecacho Nutrição Repositora e a Máscara #Todecacho Reparação Fortalecedora. A Máscara de Hidratação Preenchedora, etapa ideal para a reposição hídrica de cachos e crespos, promove tratamento intenso e de longa duração, com cuidado e definição para os fios. Essa linha foi especialmente pensada para fios ondulados, cacheados e crespos com texturas grossas, médias e finas.

Cronograma capilar para cabelos Crespos e Cacheados S.O.S Hidratação

Na linha S.O.S Hidratação, o Kit Cronograma Capilar se destaca com três máscaras concentradas com potes de 1kg! A hidratação e reposição hídrica para o cabelo fica por conta das etapas dedicadas à restauração da saúde e beleza do fio, com ativos como Café e Glicerina, Óleo de Rícino e Queratina e Colágeno. Ideal para cabelos cacheados e crespos ressecados ou desnutridos. 

Cronograma Capilar S.O.S Cachos Hidratação, Nutrição e Reconstrução

Já na linha S.O.S Cachos, o Cronograma Capilar conta com uma Máscara de Hidratação S.O.S Cachos Cronograma Capilar Mandioca, uma Máscara de Reconstrução S.O.S Cachos Cronograma Capilar Vinagre de Maçã e uma Máscara de Nutrição S.O.S Cachos Cronograma Capilar Argan. Juntas, formam a combinação perfeita para um cronograma capilar que garante reposição hídrica, reposição lipídica e reposição proteica, ou seja, fios hidratados, nutridos, reconstruídos, fortes e saudáveis.

Máscaras Maria Natureza para Hidratação, Nutrição e Reconstrução

Por último, o kit Cronograma Capilar da linha Maria Natureza conta com três máscaras de tratamento, sendo uma Máscara de Hidratação Sem Pesar Óleo e Água de Coco, uma Máscara de Nutrição Extraordinária Murumuru e Abacate e uma Máscara de Reconstrução Reparadora CB2 e Queratina. No dia a dia, essas belezinhas garantem limpeza capilar suave, super hidratação e reposição hídrica, selagem dos fios e muito brilho. Ideal para cabelos desidratados, opacos, fracos e desnutridos.
Bom, diante de tantas dicas, agora não dá mais pra cometer erros no cronograma capilar e não considerar a reposição hídrica como um tratamento mega importante, né? O próximo passo agora é escolher a linha ideal para seus fios e iniciar um tratamento de respeito para dar um up nos seus cachos e crespos, combinado?

5/5 - (3 votes)
Xan Ravelli

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
Trança box braid loira? Sim! Fique por dentro desse estilo Como usar a Gelatina Capilar Salon Line? Penteado fácil para o Dia dos Namorados Penteados para o estilo baddie Goddess braids: tudo sobre a trança deusa
Pular para o conteúdo