Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

4 coisas para saber além do número e da letra do cacho

cabelo natural 630x420 - 4 coisas para saber além do número e da letra do cacho
Conheça mais sobre seu cabelo natural além do tipo

O mundo dos cabelos naturais é bem maior do que a gente pode imaginar! Se a pergunta “qual é o meu tipo de cabelo?” é a única que paira pela sua cabeça, saiba que há outras tão importantes quanto essa.

Mais do que tipo 2,3,4 e 5 e toda a sopa de letrinhas que acompanha esses números, outras categorias devem ser consideradas na hora de determinar como anda a saúde dos seus fios e a maneira correta de cuidar deles.

Além de números e letras, descubra 4 coisas que você deve saber sobre o seu cabelo natural.

espessura fio de cabelo 630x420 - 4 coisas para saber além do número e da letra do cacho
Você sabe qual a espessura do seu cabelo?

Espessura capilar

A espessura capilar diz respeito a largura de cada fio do seu cabelo. Embora dê para sentir apenas com o toque, existem outros fatores que ajudam na identificação da espessura do cabelo. A espessura do cabelo humano pode ser classificada como fina, média e grossa.

Cabelos finos são mais frágeis e se caracterizam pela possibilidade de rompimento assim que esticados. Os médios costumam ser mais estruturados, porém não tão firmes quanto os grossos. Já os grossos são firmes e indisciplinados, tendo a presença do famoso frizz.

Quem tem espessura fina, pode investir em finalizadores que ajudem a dar volume e a texturizar as madeixas. Já quem tem espessura média, deve usar produtos que hidratam para preservá-la. E que tem espessura grossa, precisa apostar na reconstrução capilar para ajudar a controlar os fios.

Dica #tôdecacho para espessura capilar

Densidade capilar

A densidade capilar se refere a quantidade de cabelo presente em um centímetro quadrado, ou seja, quantos fios você tem no total na sua cabeça. Esse número varia de 175 a 300 fios por centímetro quadrado, de acordo com características individuais.

Uma forma de descobrir a densidade do cabelo é pelo teste do elástico de cabelo. Se você conseguir prender os fios em um rabo de cavalo com apenas uma volta, seu cabelo é de alta densidade; com duas ou três voltas, ele tende a ser de densidade média e com mais de três, de densidade baixa.

Se você sofre de perda de densidade capilar, saiba que o uso de tônicos auxilia no fortalecimento capilar, reduzindo a queda e a quebra e, também, no crescimento de novos fios.

Dica #tôdecacho para densidade capilar

Porosidade capilar

A porosidade capilar descreve a capacidade do cabelo em absorver umidade e outros nutrientes necessários para a saúde dos fios. A porosidade capilar pode ter diversas origens e apresentar 3 diferentes níveis: baixa, normal e alta.

Cabelo com baixa porosidade está saudável, mas pode não estar sendo hidratado corretamente. O de porosidade normal permite que a umidade penetre facilmente, enquanto que o cabelo com alta porosidade tem dificuldade em reter umidade, podendo gerar grande ressecamento, frizz e quebra. Para saber se você tem cabelo poroso, faça o teste do copo!

Se o resultado for baixa porosidade, aposte na hidratação; se for normal, a nutrição com óleos vegetais será sua aliada; já se for alta porosidade, terá que fazer reconstrução com produtos com queratina.

Dica #tôdecacho para porosidade capilar

Elasticidade capilar

A elasticidade capilar trata-se da capacidade do cabelo em esticar e contrair. Esse movimento é muito importante, pois é ele que evita que os fios se quebrem em ações simples, como ao passar a mão no cabelo e ao pentear.

Se o seu cabelo ao ser puxado, demora ou não retorna ao estado natural, pode ser que ele tenha pouca elasticidade e esteja quebradiço. O cabelo danificado e com baixa elasticidade indica uma perda de massa capilar, que está no centro da fibra capilar. Isso pode ser resultado de tratamentos químicos feitos em excesso.

Para reverter esse cenário e repor a massa capilar perdida, invista em tratamentos como a cauterização ou a hidratação com queratina.
Dica #tôdecacho para elasticidade capilar

Dica #tôdecacho para elasticidade capilar

Mais que a definição do seu tipo de cacho, saber sobre a espessura, densidade, porosidade e elasticidade do seu cabelo é essencial para entender qual caminho seguir na hora de escolher os seus produtinhos e como cuidar dos fios. Depois conta pra gente o que mudou na sua jornada capilar depois dessas informações!

Posts Recentes: