Secure Adnxs

Aprenda como usar o óleo de côco no cabelo e saiba porque ele é o melhor!

por Carolina Glogovchan

O óleo de coco é um dos ativos queridinhos quando falamos de cuidados capilares, oferecendo uma série de benefícios para a saúde e beleza dos cabelos. Mas, esse sucesso não é à toa: ele apresenta incontáveis benefícios para o corpo, pele e cabelo! Bora aprender como usar o óleo de côco no cabelo?  Quais os […]

Aprenda como usar o óleo de côco no cabelo e saiba porque ele é o melhor!

O óleo de coco é um dos ativos queridinhos quando falamos de cuidados capilares, oferecendo uma série de benefícios para a saúde e beleza dos cabelos. Mas, esse sucesso não é à toa: ele apresenta incontáveis benefícios para o corpo, pele e cabelo! Bora aprender como usar o óleo de côco no cabelo?  Quais os […]

Cuidados

O óleo de coco é um dos ativos queridinhos quando falamos de cuidados capilares, oferecendo uma série de benefícios para a saúde e beleza dos cabelos. Mas, esse sucesso não é à toa: ele apresenta incontáveis benefícios para o corpo, pele e cabelo! Bora aprender como usar o óleo de côco no cabelo? 

Quais os benefícios do óleo de côco nos cabelos?

O óleo de coco, assim como o óleo de rícino e o óleo de jojoba, é um óleo de origem vegetal. Composto de gorduras formadas por triglicerídeos de cadeia média, o óleo de coco é metabolizado pelo fígado de maneira mais fácil e gera energia para o corpo. É por isso que o uso do óleo de coco para consumo se popularizou entre aqueles que buscam uma vida mais saudável. Porém, a utilidade desse óleo poderoso não parou por aí, e se tornou paixão para quem ama cuidar da pele e dos cabelos. 

Confira todos os benefícios do óleo de coco para os cabelos: 

  • Tem propriedades antifúngicas e antibacterianas;
  • Ameniza a oleosidade em excesso, caspas, entre outras disfunções dessa região;
  • Combate a opacidade e quebra dos fios graças a hidratação profunda que proporciona;
  • Reduz casos de pontas duplas e frizz;
  • Protege os fios de danos causados pelo sol, poluição, sol, cloro e ferramentas de calor;
  • Evita a queda de cabelo;
  • Fortalece os fios;
  • Protege contra a perda de proteína da fibra capilar;
  • Retém a umidade no fio, deixando-o úmido e hidratado por mais tempo;
  • Possui alto fator condicionante;
  • Tonifica as madeixas;
  • Retarda o envelhecimento do fio e a calvície;
  • Oferece proteção contra os raios solares;
  • Mantém a cor dos fios coloridos por mais tempo;
  • Protege o cabelo ressecado da ação adstringente do shampoo comum;
  • Sela as cutículas dos fios;
  • É altamente nutritivo para o cabelo;
  • Se aplicado com uma massagem no couro cabeludo, estimula a circulação sanguínea e o crescimento dos fios;

Como usar óleo de coco no cabelo?

Para os cachos e crespos, o mais indicado é que o óleo de coco seja aplicado diretamente no cabelo e em abundância, durante o procedimento de umectação capilar. Isso vai fazer com que os fios recebam uma nutrição poderosa, ideal para esses tipos de curvatura. Também é possível usar o óleo de coco para turbinar a hidratação, basta adicionar uma colher de sopa na máscara antes de aplicar nos fios. 

Já nos cabelos ondulados, por serem naturalmente mais oleosos, não é indicado aplicar este óleo de tratamento capilar diretamente, mas em misturinhas. Assim, a melhor aplicação é optar por produtinhos que já contenham óleo de coco em sua composição, como máscara de hidratação, shampoos, leave-ins e condicionadores. 

Quanto tempo pode ficar com óleo no cabelo?

O tempo de ação do óleo de coco nos cabelos pode variar de acordo com o tipo de tratamento. Para umectação capilar, recomenda-se deixar agir por, pelo menos, 40 minutos, podendo chegar até a uma noite inteira. Já para aplicações rápidas, como leave-in, alguns minutos são suficientes.

Passo a passo

Confira o passo a passo para fazer uma umectação e uma hidratação de respeito usando óleo de coco em suas madeixas:

Como fazer umectação com óleo de coco?

Esse tratamento é incrível porque é extremamente nutritivo. Confira:

  • Passo 1: Aplique uma boa quantidade de óleo de coco nos cabelos sujos e secos, mecha a mecha.
  • Passo 2: Após deixar o cabelo bem úmido com o óleo, apenas na região do comprimento e pontas, massageie delicadamente as mechas, enluvando-as, e o couro cabeludo com as pontas dos dedos.
  • Passo 3: Prenda o cabelo em um coque e coloque também uma touca se achar melhor.
  • Passo 4: Deixe agir por, no mínimo, 40 minutos. Porém, quanto mais tempo você deixar o óleo no cabelo, mais a fibra capilar vai absorver esse tratamento.
  • Passo 5: Após o tempo de pausa, enxágue com bastante água, higienize com o seu shampoo preferido e finalize com o condicionador.

Observação: Se quiser, você também pode optar por uma umectação noturna. Para isso, basta ir para a cama com o óleo nos fios e higienizar com água, shampoo e condicionador pela manhã.

Como fazer hidratação com óleo de coco?

Uma das maneiras mais populares de uso do óleo de coco é investindo em máscaras capilares que contenham o ativo na sua composição ou adicionar o óleo manualmente em uma máscara de hidratação comum. 

Para isso, coloque duas colheres (sopa) de máscara hidratante e uma colher (sopa) de óleo de coco em um recipiente e misture bem. Aplique no cabelo ainda sujo e seco, mecha a mecha, enluvando bem. Aguarde por volta de 30 minutos e retire com bastante água. Depois é só lavar com shampoo e finalizar com o condicionador.

Hidratação caseira com óleo de coco

Que tal uma receitinha de hidratação de óleo de coco com outro ativo caseiro que vai deixar os seus fios mega brilhantes? Lave o cabelo com shampoo, enxágue e retire o excesso de água com uma toalha ou tecido de algodão, de preferência. 

Depois disso, misture uma colher (chá) de óleo de coco junto com uma colher (sopa) de mel em uma vasilha e mexa muito bem. Aplique a mistura no cabelo mecha a mecha e aguarde 40 minutos. Passado o tempo de pausa, enxágue com bastante água, lave novamente com shampoo e finalize com um condicionador.

Como lavar o cabelo depois do óleo de coco?

Para remover o óleo de coco dos cabelos, use um shampoo de sua preferência. Lave os fios normalmente, garantindo que todo o óleo seja removido para evitar uma sensação de oleosidade excessiva. Em seguida, aplique o condicionador e finalize como de costume.

Indicação Salon Line: produtos com óleo de coco

Agora que você está oficialmente apaixonada por óleo de coco, que tal conferir uma listinha de produtinhos incríveis com esse ativo tão maravilhoso na composição?

Óleo de coco #todecacho

O Óleo de Umectação #todecacho Coco Puro contém óleo de coco puro e natural em sua fórmula que garante nutrição extrema aos cabelos, regeneração das fibras capilares e maciez. Além disso, aliado à tecnologia PROFIX, proporciona força intensa, revitalização completa dos fios e combate ao frizz.

Linha S.O.S Cachos Coco

A linha S.O.S Cachos Coco é enriquecida com óleo e manteiga de coco, por isso é altamente hidratante e nutritiva. Além disso, repara os fios e promove brilho intenso. Possui shampoo, condicionador, máscara de hidratação e creme para pentear, que além de nutrem e hidratam profundamente as  madeixas.

Linha Hidra Nutrição Intensa

O Kit Hidra Nutrição Intensa ajuda na limpeza, desembaraço e hidratação dos fios, além de garantir saúde e brilho ao cabelo.

Agora que você já sabe como usar o óleo de coco no cabelo, é hora de usufruir de todos os benefícios desse ativo incrível para conquistar fios mais saudáveis, brilhantes e cheios de vida! Experimente o poder do óleo de coco nos cabelos e apaixone-se pelos resultados!

Dúvidas Frequentes

O óleo de coco é realmente benéfico para o cabelo?

Sim, o óleo de coco é rico em ácidos graxos e vitaminas, podendo ajudar a hidratar, fortalecer e melhorar a saúde geral dos fios.

O óleo de coco pode ser usado em todos os tipos de cabelo?

Sim, ele é geralmente seguro para todos os tipos de cabelo. No entanto, cabelos mais finos podem se beneficiar mais se aplicado apenas nas pontas para evitar que fiquem oleosos.

Quantas vezes posso usar o óleo de coco no cabelo?

Use o óleo de coco como uma máscara capilar uma vez por semana ou conforme necessário. Não exagere, pois o excesso pode deixar o cabelo pesado.

O óleo de coco tem outros benefícios além da hidratação?

Sim, o óleo de coco também pode ajudar a reduzir o frizz, melhorar a elasticidade dos fios, proteger contra danos causados pelo sol e prevenir a quebra.

Pode deixar o óleo no cabelo?

Se desejar apenas fazer a finalização ou tratar o ressecamento e as pontas no cotidiano, o recomendado é aplicar de maneira moderada: basta colocar duas pequenas gotas de óleo na palma da mão, espalhar e distribuir nas diversas seções do cabelo. Quando se trata de tratamentos mais intensivos, o ideal é aplicar uma quantidade que cubra uniformemente os fios, sem exageros nem escassez.

5/5 - (6 votes)
#todecacho

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
Trança box braid loira? Sim! Fique por dentro desse estilo Como usar a Gelatina Capilar Salon Line? Penteado fácil para o Dia dos Namorados Penteados para o estilo baddie Goddess braids: tudo sobre a trança deusa
Pular para o conteúdo