Cortes para cabelos crespos masculino: inspirações para inovar no visual
10/01/2024
Se você tem cabelo cacheado e está em busca de um produto natural para nutrir e dar brilho aos fios, o óleo de rícino pode ser a solução. Entre os vários produtos que são conhecidos por fazer maravilhas pela saúde, o óleo de rícino para cabelo, certamente, é um dos mais populares. Quer saber mais sobre o óleo de rícino e como ele pode ajudar as suas madeixas? Vamos conferir!
De onde vem o óleo de rícino?
Originário da planta de mamona (Ricinus Communis), o óleo de rícino tem sido utilizado há séculos para diversos fins medicinais e cosméticos. Extraído das sementes nativas da África Oriental e da Índia, elas são prensadas a frio para extrair o óleo, que é espesso e viscoso, rico em ácidos graxos, vitamina E, sais minerais e ácidos linoléico, linolênico, palmítico e esteárico.
Como é uma planta que se adapta muito bem ao clima tropical, o Brasil é um dos principais produtores da mamona. Isso faz com que o óleo de rícino seja fácil de encontrar e relativamente barato para se adquirir.
Para que serve o óleo de rícino?
O óleo de rícino é conhecido por suas propriedades hidratantes e nutritivas. Ele contém ácido ricinoleico, que possui propriedades antiinflamatórias e antimicrobianas. Essas propriedades fazem com que o óleo de rícino seja benéfico para a saúde do couro cabeludo e dos cabelos. Mas, desde o Egito antigo, a humanidade já usava o óleo de rícino para diferentes propósitos, como:
- Laxante natural;
- Hidratante para a pele;
- Ajuda com a saúde das unhas;
- Ajuda na cicatrização;
- Estimulante para o crescimento das sobrancelhas, barba e muito mais.
Benefícios do óleo para os cabelos
Os benefícios dos óleos para cabelo cacheado são indiscutíveis, e quando falamos sobre o óleo de rícino a lista de pontos positivos é bem grande, confira:
Auxilia no crescimento capilar
Quando aplicado diretamente no couro cabeludo, o óleo de rícino é capaz de estimular a circulação na área, o que estimula o crescimento dos fios.
Encorpa os fios
O rícino cria uma camada protetora ao redor dos fios, o que os deixam mais encorpados e fortalecidos.
Reduz a caspa
Suas propriedades antifúngicas e antibacterianas promovem uma limpeza profunda nos cabelos, eliminando os agentes causadores da caspa.
Nutre os cabelos
Altamente nutritivo, o óleo de rícino devolve elementos que deixam os cabelos mais hidratados, macios e brilhantes.
Combate a queda
Como tem ação fortalecedora, o óleo de rícino torna a fibra capilar mais resistente, combatendo a queda por quebra.
Reduz as pontas duplas
O óleo de rícino também sela as cutículas, o que aumenta ainda mais o brilho e reduz significativamente as pontas duplas.
Quem deve usar óleo de rícino?
O óleo de rícino é adequado para todos os tipos de cabelo. No entanto, o óleo de rícino para cabelo cacheado tem ação mais profunda e hidratante, agindo nos fios secos, com frizz, danificados ou quebradiços.
A curvatura acentuada do fio faz com que a oleosidade produzida na raiz encontre dificuldades para chegar às pontas, mas o óleo de rícino resolve esse problema. Sua quantidade de gordura ajuda a equilibrar a oleosidade dos cabelos, deixando todo o comprimento mais bonito, brilhante, macio e soltinho.
Como usar óleo de rícino no cabelo?
Existem várias maneiras de usar o óleo de rícino no cabelo cacheado:
– Pré-poo: Aplique uma quantidade generosa de óleo de rícino no cabelo seco, antes de lavá-lo. Deixe agir por pelo menos 30 minutos antes de prosseguir com a lavagem normal dos cabelos.
– Umectação: Aplique o óleo de rícino nos cabelos úmidos, mecha por mecha, massageando suavemente o couro cabeludo. Deixe agir por algumas horas ou durante a noite (umectação noturna) antes de lavar os cabelos.
– Finalizador: Aplique uma pequena quantidade de óleo de rícino nas pontas dos cabelos para ajudar a selar a hidratação e reduzir o frizz.
Onde encontrar?
O óleo de rícino pode ser encontrado de diversas formas, confira as mais comuns:
Shampoo: Além de promover uma limpeza profunda, o shampoo com óleo de rícino ajuda a restaurar cabelos quebradiços e enfraquecidos, devolvendo brilho e a força das madeixas.
Máscara de rícino: Perfeita para quem quer reunir todos os benefícios do rícino em um tratamento intenso e profundo, a máscara de hidratação com óleo de rícino nutre, hidrata e auxilia na reconstrução da fibra capilar.
Condicionador de rícino: O condicionador de óleo de rícino sela as cutículas, mantendo a hidratação dentro da fibra capilar, reduzindo as pontas duplas e deixando os fios ainda mais brilhantes.
Óleo de rícino: Também é possível encontrar o óleo de rícino puro. Nessa versão, ele geralmente é misturado com uma máscara de hidratação, ou mesmo usado puro, como um óleo de umectação. Vamos ver mais sobre esse tratamento capilar na sequência.
Como fazer umectação com óleo de rícino no cabelo?
A umectação capilar com óleo de rícino no cabelo cacheado é uma ótima maneira de nutrir e hidratar profundamente os fios. Para fazer a umectação, siga estes passos:
1. Divida o cabelo em seções e aplique o óleo de rícino em cada mecha, massageando suavemente o couro cabeludo;
2. Massageie o óleo pelos fios, garantindo que todas as áreas estejam cobertas;
3. Deixe o óleo agir por algumas horas ou durante a noite;
4. Lave os cabelos normalmente, usando shampoo e condicionador;
5. Finalize os fios como de costume, com creme de pentear ou ativador de cachos.
O óleo de rícino nos cabelos cacheados é um verdadeiro aliado contra o ressecamento. Se você está em busca de uma solução natural para melhorar a saúde dos seus cachos, adicione o óleo de rícino em sua rotina capilar, sem medo! Bora exibir fios muito mais saudáveis e nutridos por aí!