Secure Adnxs

Guia para acelerar o crescimento capilar: dicas para cabelos longos

por Salon Line

Quem é fã de cabelo longo sabe que quanto maior o comprimento, melhor. Seja para quem deseja acelerar a transição capilar, ou para quem quer ver os fios longos após apostar em um visual curtinho, o desejo é o mesmo: saber como fazer o cabelo crescer saudável, livre de ressecamento e das pontas danificadas e […]

Guia para acelerar o crescimento capilar: dicas para cabelos longos

Quem é fã de cabelo longo sabe que quanto maior o comprimento, melhor. Seja para quem deseja acelerar a transição capilar, ou para quem quer ver os fios longos após apostar em um visual curtinho, o desejo é o mesmo: saber como fazer o cabelo crescer saudável, livre de ressecamento e das pontas danificadas e […]

Cabelos OnduladosCuidados
como fazer o cabelo crescer mais rapido e saudavel 630x787 - Guia para acelerar o crescimento capilar: dicas para cabelos longos

Quem é fã de cabelo longo sabe que quanto maior o comprimento, melhor. Seja para quem deseja acelerar a transição capilar, ou para quem quer ver os fios longos após apostar em um visual curtinho, o desejo é o mesmo: saber como fazer o cabelo crescer saudável, livre de ressecamento e das pontas danificadas e duplas.

Mas, entre tantos fatores, como o uso de química, a má-alimentação e o fator encolhimento, é preciso ficar de olho nos hábitos e vícios que podem dificultar o crescimento das suas madeixas. 

Afinal, um crescimento capilar lento pode ser justificado por diversas razões: pontas duplas, cabelos quebradiços e fracos, falta de vitaminas e a velocidade do seu metabolismo. No caso dos cachos e crespos, o fator encolhimento ainda faz com que o crescimento pareça quase imperceptível.

Seja qual for o motivo para a lentidão, a boa notícia é que é totalmente possível reverter o quadro e estimular o cabelão: com bastante dedicação e as informações que reunimos aqui, você vai conquistar as madeixas que sempre quis!

Como fazer o cabelo crescer rápido em uma semana?

Você provavelmente já deve ter esbarrado em alguma receita ou produto milagroso que promete algo como fazer o cabelo crescer em uma semana cerca de 7 cm, ou então como fazer o cabelo crescer 5 cm por dia, não é mesmo? 

Mas para isso é importante entender como é o ritmo de crescimento natural dos fios: a cada mês, as madeixas crescem, em média, de 0,5 a 1 centímetro, chegando ao total de 12 centímetros por ano. Portanto, é impossível que o cabelo cresça de forma perceptível em apenas 1 semana.

Além disso, o comprimento também depende da velocidade do metabolismo, ou seja, depende do funcionamento do organismo, da alimentação, da ingestão de água e dos cuidados capilares que você adota para estimular o cabelão, podendo ser menor ou maior do que a média.

O que pode estar interferindo no seu crescimento capilar?

O primeiro passo para uma rotina de cuidados que priorize o comprimento longo é identificar quais hábitos e rotinas podem estar impedindo que os fios cheguem ao tamanho desejado. Existem muitos fatores que podem impedir o cabelo de crescer, são eles:

  • Má alimentação;
  • Vícios;
  • Ferramentas de calor e produtos químicos;
  • Prender o cabelo com muita força;
  • Uso excessivo de chapéus e bonés;
  • Doenças no couro cabeludo.

Má alimentação interfere no crescimento capilar

Uma má alimentação pode custar caríssimo para o organismo e fazer com que a deficiência nutricional afete o crescimento do cabelo. Por isso, é muito importante ingerir alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais, além de beber, no mínimo, 2 litros de água por dia. 

As proteínas, por exemplo, ajudam a formar a matriz capilar que dá origem ao cabelo, enquanto as vitaminas, minerais e nutrientes são responsáveis por deixar os cabelos mais fortes, saudáveis e bonitos

Vícios, como cigarro, afetam o crescimento do cabelo

É consenso médico que o cigarro é um vilão para a saúde. O tabagismo não só prejudica o organismo, mas no que se refere ao cabelo, afeta o fluxo sanguíneo, o que impede que os nutrientes, vitaminas, minerais e água cheguem aos fios. 

Não à toa, o cigarro é um dos principais responsáveis pela queda de cabelo, sendo a calvície um dos efeitos colaterais do tabagismo prolongado.

Uso de ferramentas de calor e produtos químicos

O uso frequente de aparelhos como secador, prancha alisadora e modelador de cachos, assim como as químicas como coloração, descoloração, alisamento e relaxamento, faz com que os fios se partam e percam a força. 

Reduza o máximo que puder o uso de ferramentas de calor e, quando for utilizar, não esqueça de aplicar um protetor térmico — ele ajuda a proteger as madeixas das altas temperaturas.

Prender o cabelo com muita força influencia no crescimento capilar

Se você tem o hábito de prender as madeixas com muita força, é bom deixar isso de lado já! Afinal, muita pressão pode causar quebra e até mesmo a queda capilar. O hábito de prender o cabelo molhado também é prejudicial e deve ser evitado.

Uso excessivo de chapéus e bonés

Se você adora adotar acessórios como chapéus, bonés, ou lenços que cobrem o couro cabeludo, saiba que pode estar comprometendo a saúde dos fios, prejudicando a raiz. 

Além de abafar a região, este hábito dificulta o crescimento e aumenta também o risco de desenvolvimento de fungos, ou seja, evite usar por longos períodos, ou diariamente, principalmente em dias mais quentes. 

Doenças no couro cabeludo atrapalham o cabelo crescer

O couro cabeludo é uma extensão da pele e, assim como qualquer outra parte do corpo, pode ser atingido por várias doenças que prejudicam a região e, consequentemente, seu crescimento. Entre as mais comuns estão a dermatite seborreica (conhecida também como caspa), a foliculite, a psoríase, a pitiríase e a alopecia.

Todas elas têm tratamentos específicos e devem ser cuidadas com um profissional tricologista.

É possível o cabelo crescer 4 cm por mês?

Na internet, vemos muitas informações confusas em torno do quanto o cabelo pode crescer em um determinado período e a questão levantada se “o cabelo pode crescer 4 cm por mês” é um exemplo disso.

Em geral, o cabelo cresce cerca de 1 a 1,5 cm por mês em média. Isso significa que, em teoria, o cabelo pode crescer até 4 cm em um período de três meses. No entanto, a velocidade de crescimento do cabelo varia de pessoa para pessoa e depende de vários fatores, como idade, genética, dieta e saúde geral.

Algumas pessoas podem ter um crescimento de cabelo mais rápido, enquanto outras podem ter um crescimento mais lento. Porém, é importante lembrar que, embora haja várias maneiras de estimular o crescimento do cabelo, não há uma fórmula mágica para fazer o cabelo crescer mais rápido do que a taxa natural de crescimento.

Por isso, é importante ter expectativas realistas em relação ao crescimento dos fios e cuidar dele com uma dieta saudável, hidratação adequada e com os produtinhos corretos!

Sugestões de vitamina para o cabelo crescer

Algumas vitaminas importantes para a saúde capilar são a A, E, H e C, que podem ser encontradas em alimentos específicos. A biotina, por exemplo, fortalece os fios e previne a queda, enquanto a vitamina C é importante para a produção de colágeno, veja mais:

Vitamina C faz o cabelo crescer

A vitamina C é um importante antioxidante que ajuda a manter a pele e os cabelos saudáveis. Ela protege as madeixas de agressões diárias e evita que o sebo produzido naturalmente pelo corpo irrite o couro cabeludo. Sem contar que ainda deixa os fios super brilhantes.

Biotina ajuda o cabelo crescer

A biotina participa da formação da queratina — importante proteína que auxilia na saúde da fibra capilar. Além disso, ela ajuda a manter a hidratação da pele, do couro cabeludo e dos fios, deixando-os mais resistentes. Quer mais? A biotina ainda previne a queda prematura do cabelo.

Ferro para crescer o cabelo

O ferro certamente é um dos nutrientes mais benéficos e completos para o corpo. Ele evita a anemia — importante causa de queda de cabelo —, estimula a circulação sanguínea e melhora a saúde dos fios.

Zinco e o crescimento capilar

A deficiência de zinco pode deixar os fios enfraquecidos e sua ingestão ajuda a equilibrar a qualidade do sebo que, em alguns casos, pode provocar diversos problemas capilares, como, por exemplo, a dermatite do couro cabeludo.

Lembre-se que o consumo de suplementos vitamínicos somente é recomendado com orientação profissional, e a melhor forma de fornecer as vitaminas necessárias para a saúde capilar é por meio de uma dieta saudável e equilibrada.

Receitas caseiras para fazer o cabelo crescer

Sem dúvidas, há diversas receitas caseiras que podem ser boas aliadas no crescimento e fortalecimento do cabelo, confira:

Óleo e alecrim

Esses ingredientes são excelentes para hidratar e nutrir os fios, além de promover a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que favorece o crescimento capilar. 

Basta misturar duas colheres de sopa de óleo de coco com algumas folhas de alecrim, aquecer a mistura por alguns segundos no microondas e aplicar no couro cabeludo, massageando suavemente. 

Depois de algumas horas, lave o cabelo como de costume.

Ovo e óleo de coco

Esse é considerado um dos tratamentos mais completos em questões de nutrientes. Isto porque o ovo é rico em biotina e outras vitaminas que ajudam no crescimento do cabelo. Já o óleo de coco é um poderoso aliado na reposição de nutrientes perdidos. 

Para utilizar, basta misturar as gemas do ovo com óleo de coco, e aplicar nos cabelos limpos e úmidos, deixando agir por 20 minutos. Enxágue com o seu shampoo, máscara de tratamento e condicionador favoritos.

Óleo de rícino

O óleo de rícino ativa a circulação do couro cabeludo e acelera o crescimento dos fios. Além disso, nutre de maneira intensa e diminui a oleosidade, colaborando com o fortalecimento das madeixas.

Para utilizar, basta aplicar o óleo de rícino nos cabelos, podendo deixar de um dia para o outro, ou por 2 horas. Enxágue com o seu shampoo e finalize com sua máscara de tratamento e condicionador favoritos.

Produtos que vão ajudar o cabelo crescer mais rápido

Por aqui, somos fãs das misturinhas caseiras, mas, hoje, não faltam ótimos produtos cosméticos de alta eficiência prontinhos quando o assunto é crescimento capilar saudável, né? Afinal, a Salon Line se especializou em cabelos grandes e saudáveis!

A linha S.O.S Bomba Crescimento da Salon Line conta com Shampoo, Condicionador, Máscara de Hidratação, Ativador de Cachos, Tônico, Creme para Pentear e Defrizante. Sua fórmula conta com whey protein, vitamina A, D-pantenol, biotina, óleo de rícino e café para garantir hidratação, força, saúde e crescimento saudável e acelerado, sendo possível notar o resultado após 15 dias de uso.

A linha S.O.S Bomba Antiqueda também é aposta certa. Ela conta com Shampoo, Condicionador, Máscara e Tônico Fortalecedor para um tratamento completo que garante o fim da queda, da quebra dos cabelos e das pontas duplas. Demais, né?

Além da linha Bomba, você pode investir no Kit Completo Maria Natureza Crescimento Saudável que conta com Shampoo, Condicionador e Tônico da linha Maria Natureza Jaborandi e Biotina Crescimento Saudável que, juntos, garantem alto poder de limpeza capilar, refrescância para o couro cabeludo, revitalização, desembaraço, crescimento saudável, além de cabelos leves, soltos e macios.

Afinal, como fazer o cabelo crescer rápido?

Depois de todas essas dicas, da alimentação balanceada à forma como você prende os cabelos, você já sabe que tudo interfere no crescimento dos fios, né? Então, atenção aos cuidados diários que você precisa para chegar aos fios longos:

  • Massagear o couro cabeludo;
  • Atenção ao condicionador e a máscara;
  • Hidratar os fios com frequência;
  • Não abrir mão do protetor térmico;
  • Cortar o cabelo regularmente.

Massagear o couro cabeludo

Uma massagem relaxante bem feita no couro cabeludo é simplesmente incrível, né? Ela deve ser feita durante a lavagem dos fios em toda a região com as pontas dos dedos. Isso aumenta a circulação sanguínea do local e favorece o crescimento dos cabelos.

Atenção ao condicionador e a máscara

Na hora de aplicar o condicionador e máscara de tratamento, tome muito cuidado para não aplicar os produtos na raiz. O acúmulo de resíduos de produtos pode obstruir os poros do couro cabeludo, impedindo-o de respirar e prejudicando o crescimento das madeixas. Portanto, aplique esses produtinhos somente no comprimento e pontas.

Hidrate os fios com frequência

Uma rotina de cuidados com os fios contribui para um crescimento forte e saudável. Deste modo, o ideal é, ao menos quatro vezes ao mês (ou seja, uma vez por semana), fazer uma hidratação poderosa com a sua máscara preferida. Ela vai ajudar a repor água e todos os nutrientes perdidos ao longo do tempo. 

Aproveite, e leia também: Cronograma capilar para crescimento: saiba como fazer o cabelo crescer mais rápido.

Não abra mão do protetor térmico

Já falamos dele por aqui: sempre que usar as ferramentas de calor, é necessário proteger os fios com a ajuda do protetor térmico, que blinda os fios das altas temperaturas. Além de melhorar o crescimento, ele também contribui para uma aparência mais bonita e saudável das madeixas. 

Outra dica de ouro é fazer o uso de produtos com proteção UV. Eles ajudam a proteger a cabeleira da piscina e dos raios solares.

Cortar regularmente faz o cabelo crescer

Pode parecer contraditório, afinal, se você está tentando fazer os cabelos crescerem, por que os cortaria? Mas a verdade é que cortar os fios regularmente ajuda no crescimento. Isso porque as pontas duplas e finas que aparecem podem atrapalhar o crescimento do cabelo e o ganho de peso na estrutura dele. Logo, o ideal é a cada três meses aparar as pontinhas para manter a densidade dos fios.

E aí, gostou das dicas sobre como fazer o cabelo crescer? Afinal, quem foi que disse que cabelo cacheado não cresce? Veja 8 dicas de como acelerar o crescimento do cabelo. Com essas informações e indicações de produtinhos maravilhosos, já dá pra sonhar com o cabelão, né?

FAQ

O que faz o cabelo crescer mais rápido?

As principais dicas para ajudar no crescimento capilar são: 

Comer alimentos ricos em proteínas;
Massagear o couro cabeludo e pentear o cabelo;
Aplicar óleos essenciais no couro cabeludo;
Usar corretamente o condicionador;
Prender o cabelo;
Hidratar o cabelo 1 vez por semana;
Tomar vitaminas para ajudar o crescimento capilar;
Evitar fumar;
Evitar usar bonés.

É possível acelerar o crescimento do cabelo?

Não é possível acelerar drasticamente o crescimento natural do cabelo, mas você pode adotar práticas saudáveis para promover um crescimento saudável.

Quais são os principais cuidados para estimular o crescimento capilar?

Mantenha uma dieta equilibrada, rica em nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais. Evite o estresse excessivo e cuide bem do seu couro cabeludo.

Existem produtos ou tratamentos que podem ajudar no crescimento capilar?

Alguns produtos contêm ingredientes que podem fortalecer os fios e promover o crescimento, como biotina e minoxidil. Consulte um dermatologista antes de usar.

Há alguma massagem ou técnica que possa auxiliar no crescimento do cabelo?

A massagem do couro cabeludo pode estimular a circulação sanguínea, o que pode ajudar no fornecimento de nutrientes aos folículos capilares.

Cortar o cabelo com frequência ajuda no crescimento?

Cortar as pontas regularmente pode ajudar a manter o cabelo saudável e evitar pontas duplas, mas isso não afeta diretamente a velocidade de crescimento a partir das raízes.

Por que biotina faz o cabelo crescer?

A biotina desempenha um papel crucial na saúde capilar, influenciando diretamente a produção de queratina, a principal proteína responsável por 70% da estrutura dos fios de cabelo. Ao garantir níveis adequados de biotina, contribuímos para a vitalidade e resistência dos cabelos. 

Ao reconhecer a importância da biotina na manutenção da integridade capilar, podemos adotar medidas proativas para fortalecer e nutrir nossos cabelos, proporcionando-lhes o cuidado necessário.

4.5/5 - (41 votes)

Queda de cabelo: causas, dicas e tratamento para evitar Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual