Como acabar com a caspa é uma questão frequente entre quem sofre com as descamações em excesso do couro cabeludo. Se você identificar os incômodos pontinhos brancos entre seus cachos e crespos, alguns cuidados para acabar com a caspa são necessários. Confira neste post um conjunto de dicas que podem te auxiliar a driblar este problema. Vamos lá?
Como acabar com a caspa: principais causas
Antes de saber como acabar com a caspa, é preciso entender o que é a caspa e quais são as principais causas para que ela apareça em sua cabeça. As caspas são, na verdade, o excesso de células mortas do couro cabeludo, uma vez que – por algum motivo – a renovação celular é produzida em um intervalo menor que o natural. Normalmente, a troca de tecido do couro cabeludo acontece dentro de 28 dias, mas, nessa situação, o intervalo cai para apenas quatro dias.
Existem dois tipos de caspa: a caspa seca, que se dá pela descamação em excesso das células do couro cabeludo, e a dermatite seborreica, que é outro tipo de caspa, com característica úmida, decorrente da inflamação da pele (couro cabeludo, face, sobrancelhas e outros).
Não há uma causa única e específica para o surgimento da caspa, no entanto, fatores como estresse, excesso de oleosidade no couro cabeludo, alterações hormonais, falta de higienização correta do couro cabeludo, má alimentação, mudanças bruscas de temperatura e clima seco podem provocar essa disfunção celular.
Como acabar com a caspa: como driblar a oleosidade excessiva?
Uma questão interessante é que, embora os cabelos cacheados e crespos sejam mais suscetíveis ao ressecamento, isso não significa que a raiz não possa sofrer distúrbios de oleosidade. Vale destacar, no entanto, que a oleosidade produzida no couro cabeludo não é inimiga dos fios, mas aliada. Afinal, os lipídios são os grandes responsáveis por promover uma camada protetora à fibra capilar.
Contudo, quando há uma disfunção e a oleosidade se torna excessiva, é preciso controlá-la para que outros danos, como a caspa, não apareçam. Para driblar e controlar esse fator, é preciso submeter os cabelos a uma rotina de lavagens com um bom shampoo detox. Ele fará uma limpeza purificadora, devolvendo o equilíbrio ao couro cabeludo, agindo contra a coceira e sendo um importante aliado em como acabar com a caspa.
Contudo, para casos mais graves, tanto de oleosidade excessiva, como de caspa capaz de promover até mesmo queda de cabelo, recorrer a um médico dermatologista é a melhor saída. Portanto, nada de procurar misturinhas caseiras para aplicar no couro cabeludo, hein?!
Como acabar com a caspa: 11 cuidados essenciais
Entre as principais dicas de como acabar com a caspa, podemos destacar os seguintes cuidados:
- Controle a oleosidade excessiva no couro cabeludo;
- Mantenha sempre a raiz do cabelo limpa;
- Ao notar o couro cabeludo inflamado, fuja de procedimentos químicos;
- Priorize uma alimentação saudável, rica em nutrientes e vitaminas;
- Corra dos banhos quentes, priorize água morna ou fria;
- Evite deixar os cabelos molhados por longos períodos;
- Ao usar secador/difusor, faça-o em temperatura baixa;
- Evite o uso de acessórios que abafem a raiz do cabelo por muito tempo;
- Faça uso de bons produtos que combatam essa disfunção;
- Não deixe resíduos de produtos acumulados na raiz do cabelo;
- Procure um médico especialista e siga suas instruções.
Como acabar com a caspa: principais produtos para cuidados com os fios
É importante afirmar que não há um método definitivo de como acabar com a caspa. Mas seguindo uma rotina cuidadosa com os fios, reduzir os sintomas e a disfunção será questão de tempo. Além de contar com o Shampoo Detox S.O.S Bomba de Vitaminas, mantenha os cabelos hidratados, sempre enxaguando corretamente as madeixas após as lavagens.
No dia a dia, conte com a #todecacho para escolher os melhores produtos para cabelos cacheados e crespos, capaz de respeitar sua curvatura e manter os fios sempre limpos, bem nutridos e saudáveis!
Agora que você já conhece os principais métodos de como acabar com a caspa, é hora de priorizar e cuidar corretamente do seu couro cabeludo e de todos os aspectos da sua saúde.