Secure Adnxs

Saiba tudo sobre o cabelo orgânico e como cuidar dele

por Talitha Benjamin

Podemos garantir com toda a certeza do mundo que você já pensou, em algum momento, em realizar uma mudança capilar drástica para renovar o visual. Seja através de um corte — ou deixando os fios curtos crescerem — apostando em mechas, colorações ou descolorações, alisando ou abdicando do alisamento. Você já deve ter imaginado como […]

Saiba tudo sobre o cabelo orgânico e como cuidar dele

Podemos garantir com toda a certeza do mundo que você já pensou, em algum momento, em realizar uma mudança capilar drástica para renovar o visual. Seja através de um corte — ou deixando os fios curtos crescerem — apostando em mechas, colorações ou descolorações, alisando ou abdicando do alisamento. Você já deve ter imaginado como […]

Cabelos CacheadosCabelos OnduladosCuidados
cabelo organico 630x788 - Saiba tudo sobre o cabelo orgânico e como cuidar dele

Podemos garantir com toda a certeza do mundo que você já pensou, em algum momento, em realizar uma mudança capilar drástica para renovar o visual. Seja através de um corte — ou deixando os fios curtos crescerem — apostando em mechas, colorações ou descolorações, alisando ou abdicando do alisamento. Você já deve ter imaginado como ficaria com um hair totalmente diferente. É aí que entram as mudanças temporárias, ou os apliques de cabelo. 

Você já deve ter ouvido falar no aplique, ou até mesmo já deve ter visto ou usado algum. Mas aqui, vamos tratar de um tipo específico: o cabelo orgânico. Naturalmente, o cabelo orgânico são mais bonitos, duradouros e dão um efeito ainda mais lindo ao seu aplique, mas também, os cuidados para mantê-los precisam ser bem diferentes. Quer aprender tudo sobre esse estilo e como incorporá-lo na sua rotina capilar? Então vem!

O que é cabelo orgânico?

Apesar de o nome ser capaz de causar confusão, o cabelo orgânico não se trata de fios completamente humanos. Na verdade, esse tipo de aplique é feito com uma fibra bio-vegetal orgânica, ou seja, é feito de maneira natural. Possui toque macio, e aparência muito similar aos fios humanos, por isso, são tão preferíveis na hora de montar apliques – e também mais caros. Ele pode ser utilizado em apliques parciais, para dar volume ou comprimento, ou também em perucas diversas. 

Um dos principais pontos positivos do cabelo orgânico é sua capacidade de ser alterado com ferramentas de calor como secador, prancha e modelador de cachos, desde que a temperatura não ultrapasse os 180ºC. Além disso, ele também aceita certos tipos de colorações e tonalizantes. No entanto, essa aceitação pode variar, já que cada fabricante possui sua própria indicação de como o produto deve ser usado.

O cabelo orgânico é popular por quem ama alterações capilares justamente pela sua aparência, que é muito natural e também pela sua versatilidade, estando presente em diversos tipos de apliques e perucas, de todos os comprimentos e curvaturas. Por isso, é uma ótima aposta para quem busca investir em uma mudança capilar — mas sem alterar os fios de verdade. Também, quem está passando pela transição capilar, ou quem fez o big chop recentemente também podem se beneficiar do uso, já que com o cabelo orgânico dá para usar o visual que você quiser enquanto aguarda os fios crescerem.

Mas atenção: o cabelo orgânico, assim como o natural, também precisa de cuidados. 

Como cuidar do cabelo orgânico?

Muita gente acredita que os apliques artificiais não precisam de cuidados, mas a realidade é que este material também requer uma atenção especial, tanto para se manterem sempre bonitos e com a aparência mais natural possível, quanto também para prolongar a sua vida útil e garantir ainda mais tempo de uso. Então, veja abaixo os cuidados necessários para cuidar do cabelo orgânico:

Limpeza: como lavar o cabelo orgânico?

Em geral, o cabelo orgânico em uso constante pode ser lavado uma vez por semana, já que a lavagem constante acaba desgastando o fio. Caso seja usado apenas esporadicamente, reduza as lavagens. Em uma bacia, dilua uma pequena quantidade de shampoo liberado com água. Mergulhe o cabelo orgânico e penteie os fios delicadamente, higienizando-os no processo, sem esfregar. Depois, basta deixá-la secar naturalmente, sem contato direto com o sol.

Hidratação: como renovar o cabelo orgânico?

Depois de certo tempo de uso, você vai notar que os fios podem ir ficando “ásperos”, como se estivessem ressecados. Apesar de o cabelo orgânico ser uma fibra artificial, existem produtos específicos para melhorar o aspecto desse material. Em geral, o aplique orgânico cacheado resseca com mais facilidade, mas para renová-las, basta deixá-las de molho em um creme de hidratação liberado diluído com água fria por 10 minutos. Já no cabelo orgânico liso, algumas gotinhas de glicerina líquida e a aplicação do calor da prancha já ajudam a recuperar o aspecto natural da fibra orgânica.

Temperatura: posso alisar, secar ou usar babyliss no cabelo orgânico?

Apesar de o grande diferencial do cabelo orgânico ser a sua possibilidade de modelagem com ferramentas de calor, é preciso tomar cuidado, já que elas ainda podem ser danificadas pela alta temperatura. Alguns materiais mudam a sua taxa limite de temperatura, por isso, não existe regra. O ideal é começar na menor temperatura possível e ir aumentando gradualmente, observando o efeito em uma pequena mecha. 

Remoção: como retirar o meu cabelo orgânico?

A forma de retirar o cabelo orgânico vai depender da aplicação: no caso do aplique trançado, ele não precisa ser retirado, mas precisa ser protegido contra o frizz e contra as altas temperaturas do chuveiro. Por isso, aposte na touca e na fronha de cetim para amenizar a fricção do sono. 

No caso de apliques removíveis, como os “tic tacs”, não é recomendado ficar com eles por muito tempo, já que os mesmos podem embaraçar, ter frizz ou quebrar. Por isso, remova sempre que não estiver usando o cabelo, e guarde com cuidado.

4/5 - (6 votes)
Carol Mamprin

Canal Carol Mamprin