Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

“Cabelo cacheado tá na moda”: por que essa frase não é verdadeira?

cabelo cacheado ta na moda 630x420 - “Cabelo cacheado tá na moda”: por que essa frase não é verdadeira?
Saiba por que ter cabelo cacheado não é moda

De acordo com o dicionário online Michaelis, “moda” significa uma “maneira ou estilo de agir ou de se vestir; sistema de usos ou hábitos coletivos que caracterizam o vestuário, os calçados, os acessórios etc, num determinado momento”. 

Assim, quando dizemos que algo ou alguém “está na moda”, diz respeito a características que estão dentro das últimas tendências ditadas pelo mercado fashion e que estão sendo absorvidas por uma parcela da população.

E é esse argumento que alguns grupos têm pautado o discurso de que o “cabelo cacheado tá na moda”, pelo movimento de procura pelo assunto e crescente aceitação dos cabelos naturais nos últimos anos.

Mas essa fala traz à tona a problemática de enquadrar a transição capilar e os cabelos naturais dentro de um estereótipo passageiro, ao invés de refletir sobre os verdadeiros pontos que fizeram tantas mulheres abandonarem processos químicos e procurarem sua verdadeira identidade. 

Cabelo cacheado não é moda

A maior busca pelo processo de transição capilar e uso dos cabelos naturais, sem procedimentos químicos, não está ligada a um modismo, mas sim a aceitação de que cabelos podem ser naturalmente bonitos, afastando-se dos valores negativos atribuídos a eles, como “cabelo feio” e “cabelo ruim”.

Além disso, as características naturais de um cabelo são atribuições físicas e genéticas que nada têm a ver com as tendências de moda e eventuais padrões de beleza estipulados por ela.

A moda é mutável e temporária e algo que está “na moda” tem uma validade curta, muitas vezes, durando apenas uma estação – e aqueles que não a seguem acabam ficando para trás. 

O lugar que o cabelo cacheado natural deve ocupar é o de uma faceta da construção da identidade e acolhimento da beleza sem o uso de químicas recorrentes. Não se trata de moda, mas de um espaço para exaltar uma característica que, durante muito tempo, foi apagada com alisamentos.

Aceitação, não modismo

O movimento crescente de volta ao natural e maior acolhimento aos cachos está longe de ser um modismo. Trata-se de um resgate e processo de valorização de uma estética que tem sido marginalizada e excluída há séculos.

O cabelo cacheado não tá na moda – ele representa um novo começo para muitas mulheres e o primeiro contato com a construção da própria imagem e personalidade.

Por isso, é muito importante não diminuir o posicionamento de uma pessoa enquadrando e reduzindo as escolhas dela com “estar na moda”. Informe-se e não corrobore mais esse preconceito com cabelo cacheado.

Posts Recentes: