Secure Adnxs

Cabelo cacheado na praia: dicas e truques de como cuidar dos cachos

por Flávia Gomes

Todo mundo sabe que a combinação sol e água do mar pode danificar as madeixas se você não tomar os cuidados certos. Mas, com alguns hábitos, dá para aproveitar os dias de verão com os fios sempre bonitos, saudáveis e bem cuidados. Confira essa lista de cuidados que devem ser tomados com o cabelo cacheado […]

Cabelo cacheado na praia: dicas e truques de como cuidar dos cachos

Todo mundo sabe que a combinação sol e água do mar pode danificar as madeixas se você não tomar os cuidados certos. Mas, com alguns hábitos, dá para aproveitar os dias de verão com os fios sempre bonitos, saudáveis e bem cuidados. Confira essa lista de cuidados que devem ser tomados com o cabelo cacheado […]

Todo mundo sabe que a combinação sol e água do mar pode danificar as madeixas se você não tomar os cuidados certos. Mas, com alguns hábitos, dá para aproveitar os dias de verão com os fios sempre bonitos, saudáveis e bem cuidados.

Confira essa lista de cuidados que devem ser tomados com o cabelo cacheado na praia. Com certeza essas dicas vão facilitar – e muito – a sua vida.

Quais danos podem ocorrer ao cabelo no verão?

Os fios cacheados são naturalmente mais secos por conta de seu formato espiralado – a oleosidade produzida pelo couro cabeludo, e que é usada para hidratar os fios, tem dificuldade para chegar até as pontas.Não por acaso, é comum esse tipo de curvatura seja mais brilhante perto da raiz e opaca nas pontas. 

Na praia, a exposição ao sol e à água podem potencializar essa falta de óleo e, por isso, você deve redobrar os cuidados com o cabelo no verão para garantir que ele se mantenha sempre saudável.

Mas, fique atenta, existem outros danos que podem danificar os fios. Olha só: 

  • – Ressecamento excessivo: o sal presente na água do mar “puxa” e remove a umidade natural que existe no interior e na superfície do fio. Esse processo é chamado de osmose e consiste na perda de líquidos de um corpo quando está inserido num meio salobre;
  • – Cabelinhos arrepiados: a composição salina da água reage com as moléculas dos fios, fazendo com que elas mudem de formato. Como resultado, aparece o frizz, especialmente nos cabelos cacheados e nos fiozinhos que estão nascendo;
  • Enfraquecimento: o sal e a areia, quando em contato com os cabelos, causam atrito e, por isso, as fibras tendem a ficar mais enfraquecidas. Como resultado, fios já fragilizados podem quebrar com facilidade se penteados após o dia na praia;
  • – Danos externos: o vento e a brisa marítima são uma delícia, mas deixam os cachos com menos definição e ainda colaboram para que fiquem armados e embaraçados. Por isso, é indicado não penteá-los sem antes passar um creme de pentear.

Como proteger o cabelo cacheado do Sol? 

Você pode estar pensando: com tantos danos, vale a pena o banho de mar? Claro que vale! Um bom banho de mar traz uma série de benefícios para o corpo e para a mente. A água marítima é rica em nutrientes e magnésio e nadar promove relaxamento e prazer.

Vale pontuar que ela também traz benefícios aos fios, especialmente para quem sofre de caspa e inflamações no couro cabeludo. O sal é um ótimo aliado no controle da oleosidade excessiva e, por isso, ajuda a eliminar a caspa e a coceira, além de normalizar a saúde da pele.

Por isso, se você está ou vai para a praia, nossa dica é aproveitar ao máximo, recarregar as baterias e anotar as informações de como cuidar dos cabelos cacheados na praia para aproveitar o melhor que o mar pode oferecer e ainda desfilar seus cachos por aí!

Leia também: Cuidados com o cabelo no verão!

Cuidados com o cabelo cacheado na praia

Recomendamos que você estenda seus cuidados com cabelo cacheado para antes e depois de ir à praia. Dessa forma, é possível aproveitar não somente a viagem com os cabelos lindos, mas o verão inteiro de cachos incríveis.

Pré e pós-praia

Os cuidados pré e pós-praia são essenciais para que a saúde dos cabelos se mantenha estável. Fazer isso é especialmente importante para quem é adepta das tinturas e descolorantes, e também quem está em fase de transição.

Além disso, manter os cabelos bem cuidados é muito importante para garantir a definição dos fios. Por isso, para além de saber como cuidar do cabelo cacheado na praia, veja como fazer isso antes e depois do mar.

Pré-praia

Mantenha os fios hidratados com um cronograma capilar. Invista principalmente nas etapas de reconstrução – para fortalecer a fibra capilar e fazê-la reter mais umidade; e de hidratação – para que os fios fiquem com os níveis de umidade equilibrados por todo comprimento.

Antes de ir para o mar, aplique um protetor térmico nas madeixas e invista num creme com proteção UV para que os raios solares não afetem muito a estrutura capilar. Por fim, coloque um chapéu na bolsa para proteger não apenas os cabelos, mas também o rosto e o couro cabeludo;

Pós-praia

Depois de aproveitar o dia na praia, lave os cabelos com shampoo e condicionador e evite a água quente, prefira sempre morna ou fria. Para finalizar, aplique um creme de pentear e penteie os fios delicadamente e deixe secar naturalmente.

Uma vez por semana faça uma hidratação para repor a umidade e a maciez dos fios. Recomendamos a linha S.O.S Cachos Manga, que garante controle de frizz, hidratação e fortalecimento dos fios, além de brilho extremo e efeito umidificado..

Por fim, ao voltar para casa (ou duas vezes por mês) faça a umectação noturna. Recomendamos o Óleo de Umectação #todecacho Coco Puro que garante nutrição e brilho enquanto você dorme.

Como manter o cabelo cacheado na praia?

Separamos 8 dicas práticas de como cuidar do cabelo cacheado na praia para você colocar em prática e minimizar os danos que o sol e a água salgada podem causar. Confira:

Dê preferência aos shampoos liberados

É normal que os cabelos fiquem mais sensíveis durante o verão, devido, principalmente, à ação dos raios diretos do sol, água do mar, vento, areia e variação de temperatura. No caso dos fios cacheados, é preciso uma dose extra de atenção por conta da perda de umidade dos fios.

Uma boa ideia é investir nos shampoos liberados, não somente nos dias de praia, mas também na sua rotina comum. Esse tipo de shampoo é livre de sulfato, petrolato, silicone, óleo mineral, parafina e parabenos, ou seja, resseca menos os cabelos cacheados do que os shampoos comuns. Prefira sempre usar produtos com agentes naturais, como óleos orgânicos, coco e abacate.

Também vale apostar na lavagem com co-wash

Outro item importante dos cuidados com o cabelo no verão é o co-wash. Se trata de uma lavagem à base de condicionador, que é super hidratante e nutritiva. Ou seja, além de não ressecar as madeixas, pois não contém a ação detergente do shampoo tradicional, ainda repõe a hidratação e nutrição perdida pela fibra capilar.

Leve uma máscara super-hidratante com você na viagem

A hidratação para cabelos cacheados pós praia é essencial. Mesmo usando outros produtos hidratantes, fazer um tratamento completo com uma máscara, por exemplo, é indispensável. Por isso, invista em uma que contenha ativos emolientes, como a Máscara de Hidratação S.O.S Cachos Coco e S.O.S Cachos Manga.

Nunca entre no mar antes de aplicar um pré-shampoo

Entre os produtos de cabelo para praia, o pré-shampoo é um dos mais importantes. Isso porque ele vai proteger os fios do ressecamento causado pela água do mar. Para isso, basta aplicar o produto em todo o comprimento e pontas dos fios, por volta de 10 minutos antes de entrar na água. Experimente o Creme Para Pentear 5 em 1 S.O.S Cachos Óleo de Coco.

Não deixe a umectação de lado nos dias em que for para a praia

Sabemos que estar na praia é um momento de relaxar, mas, repor os nutrientes perdidos pelos fios durante esses dias e ao longo de toda a estação é muito importante. Por isso, que tal fazer essa tarefa de uma forma fácil?

A umectação é ideal para quem não abre mão da praticidade. Faça assim: separe o cabelo em mechas e aplique um óleo vegetal ao longo de cada uma delas, faça um coque e coloque um chapéu ou lenço. Aí você pode tomar um solzinho enquanto o óleo faz efeito nos fios, 30 minutos já é o suficiente. Depois é só enxaguar bem e lavar com shampoo e condicionador. Lembre-se de não deixar os fios em contato direto com o sol, por isso sugerimos o uso do chapéu ou do lenço.

Evite secador durante esse período

Sempre falamos por aqui que abusar do secador e difusor no cabelo não é legal, isso porque essas ferramentas retiram a umidade natural dos fios, nutrientes e massa capilar, deixando-os ressecados e frágeis.

No verão e, especialmente, na praia os cabelos cacheados ficam ainda mais fragilizados por conta do clima e da água salgada do mar, por isso, o melhor é não usar este tipo de aparelho enquanto estiver curtindo esse tempo à beira mar. Aproveite o sol e o tempo quente para secar as madeixas naturalmente.

Caso seja muito necessário usar alguma dessas ferramentas, não se esqueça do protetor térmico. Experimente o Spray Renova Cachos Protetor Térmico #todecacho e clique aqui para conhecer todos os cuidados ao usar o secador.

Procure produtos com proteção UV sempre

Você sabe que tem como proteger o cabelo cacheado do sol, né!? Pois é isso mesmo, não é apenas a nossa pele que precisa deste tipo de cuidados – é extremamente necessário aplicar finalizadores com proteção UV antes de sair no sol. Cremes para pentear ou co-washes com essa proteção extra são aposta certa para manter os fio protegidos dos raios ultravioletas. 

Experimente também usar acessórios para proteger os fios do sol

Outra maneira de proteger as madeixas é o chapéu de praia para cabelo cacheado, como já sugerimos anteriormente. Além de ajudar a manter a saúde dos fios, também é uma peça bem estilosa para desfilar na praia. Caso você não goste de chapéu, pode também experimentar bonés, lenços ou até mesmo bandanas.

Penteados para cabelo cacheado na praia 

É comum a dúvida de quem tem cabelos cacheados na praia o que fazer para que ele embarace menos e fique mais bonito e definido mesmo durante o banho de mar. Aqui, o importante é evitar acessórios que quebrem os fios, como grampos e elásticos. Porém, você pode apostar em penteados para cabelo cacheado na praia que combinam com sua personalidade e comprimento de fio. Confira três deles:

  1. Tranças boxeadoras

Elas são estilosas, lindas e perfeitas para segurar um visual sem fios soltos, na praia. Esse penteado vai bem durante todos os programas de verão;

  1. Coque despojado

 Ótimo para refrescar e evitar que os fios se embaracem, o coque pode ser feito antes mesmo de sair de casa – se quiser, aproveite o momento para fazer a umectação.;

  1. Tranças finas na frente do cabelo 

Trancinhas finas trazem um charme a mais para qualquer cabelo. Prefira as tranças em mechas mais frouxas para não esticar os fios.

Você pode ousar no visual pesquisando diferentes penteados para cabelos cacheados na praia, mas lembre-se: nada de penteados que puxam os fios (como tranças muito justas) e acessórios que rompem o cabelo (como os feitos de elásticos e palitos).

Sugestões de produtos para usar na praia

Confira quais produtos não podem faltar no nécessaire. 

Com todas essas informações sobre cuidados com o cabelo cacheado na praia, você não tem mais desculpas para não cuidar do seu cabelo? Então, bora aproveitar!

Rate this post

Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual Cabelo cacheado loiro platinado