Tipos de cabelo: Saiba como cuidar do seu tipo de cabelo - Salon Line

Tipos de cabelo

Selecione seu tipo de cabelo:

Ondulados e Cacheados Crespos Crespíssimos Transição Capilar
Carregar mais publicações

Você sabe qual é o seu tipo de cabelo? Nossos cabelos podem ser classificados conforme a característica da sua curvatura. E para cada um dos tipos, existem dicas de cuidados específicos que resultarão em fios mais bonitos e saudáveis.

Tipos de cabelo: ondulados, cacheados, crespos e crespíssimos

A metodologia de classificação dos cabelos pode ser interpretada da seguinte forma:

  • Cabelos ondulados são os fios do tipo 2ABC, que não formam cachos completos, mas ondulações, especialmente nas pontas;
  • Cabelos cacheados são fios do tipo 3ABC, que formam cachos completos, mais abertos ou mais fechadinhos, e possuem volume;
  • Cabelos crespos/crespíssimos são classificados como tipo 4ABC, que não formam cachos definidos, possuem mais volume e encolhem mais facilmente.

Tipos de cabelo: dicas de cuidados para cada fio

A curvatura dos fios cacheados e crespos/crespíssimos impede que a oleosidade natural da raiz chegue às pontas, por isso, eles são mais ressecados que os demais. Quem possui esse tipo de fio precisa fazer mais nutrição, ou seja, repor oleosidade para manter os cabelos saudáveis e brilhantes.

Os cabelos ondulados, por sua vez, possuem oleosidade natural e não costumam apresentar ressecamento profundo. No entanto, como todos os tipos de cabelo sofrem com danos causados por fatores externos, fazer hidratação constantemente (reposição de água e nutrientes) é essencial para garantir fios em perfeito estado.

Tipos de cacho: produtinhos para o dia a dia

Todos os tipos de cabelo devem ser bem cuidados, tenham eles cachos definidos ou não. A característica e a saúde do fio são aspectos que devem ser preservados. Para isso, existem produtos específicos para cada tipo de cabelo e cada tipo de cacho.

Shampoos e condicionadores que garantam a limpeza na medida certa e não ressecam os fios são ideais para cabelos do tipo 2, 3 e 4. Creme de pentear e ativadores de cacho também devem ser usados respeitando a curvatura dos seus fios, além de serem ótimos aliados para texturização nos cabelos em transição. Por fim, gelatinas são ótimas para todas as curvaturas, especialmente para compor aquele penteado que deixa suas madeixas ainda mais bonitas!

Conhecer os tipos de cabelo e entender suas características é o grande segredo para exibir fios impecáveis! Por isso, explore, respeite e ame a curvatura dos seus fios!