loader image
Secure Adnxs

Tudo que você precisa saber sobre os melhores tratamentos para cachos

por Carolina Glogovchan

De uns anos para cá, o número de pessoas que pararam com os alisamentos e as escovas progressivas para passarem pela transição capilar e assumirem seus cabelos cacheados aumentou muito! Isso porque, com uma maior quantidade de informação, o mito de que o tratamento para cabelo cacheado é difícil está sendo desconstruído!  O mercado de […]

Tudo que você precisa saber sobre os melhores tratamentos para cachos

De uns anos para cá, o número de pessoas que pararam com os alisamentos e as escovas progressivas para passarem pela transição capilar e assumirem seus cabelos cacheados aumentou muito! Isso porque, com uma maior quantidade de informação, o mito de que o tratamento para cabelo cacheado é difícil está sendo desconstruído!  O mercado de […]

De uns anos para cá, o número de pessoas que pararam com os alisamentos e as escovas progressivas para passarem pela transição capilar e assumirem seus cabelos cacheados aumentou muito! Isso porque, com uma maior quantidade de informação, o mito de que o tratamento para cabelo cacheado é difícil está sendo desconstruído! 

O mercado de cosméticos acompanhou essa tendência e, hoje, já podemos encontrar uma enorme variedade de produtos e tratamentos para cada tipo de fio, provando que, com um pouquinho de dedicação e atenção especial, é possível ter um cabelo saudável e arrasador, seja ele ondulado, cacheado ou crespo.

Importância do tratamento para cabelo cacheado

Falando especificamente dos cachos, vale dizer: cabelos cacheados são lindos e cheios de personalidade, mas exigem cuidados especiais para ficarem saudáveis e bonitos. Muitas pessoas acreditam que basta lavar os cabelos e aplicar um pouco de creme para pentear, e pronto. Mas, não é só isso: tratamentos regulares, como um cronograma capilar, são fundamentais para manter os cachos hidratados, definidos e com vida.

Os cabelos cacheados são naturalmente mais secos, pois a oleosidade produzida na raiz tem dificuldade de percorrer o fio em espiral. Por isso, é essencial usar produtos específicos para os fios cacheados, como shampoo e condicionador hidratantes, máscaras de tratamento e óleos nutritivos.

Além disso, é importante lembrar que cabelos cacheados são mais frágeis e suscetíveis a quebra. Ou seja, evite pentear os fios secos e utilize sempre pentes de dentes largos ou escovas especiais para cachos durante o banho, com os cabelos molhados e com o condicionador nos fios.

E lembre-se: cada cabelo é único e tem necessidades diferentes. Portanto, vale experimentar diferentes produtos e técnicas para descobrir o que funciona melhor para você; e não tenha medo de recorrer a um profissional especializado em cabelos cacheados para obter orientações e tratamentos adequados, se desejar. 

Tratamento para cabelo cacheado: Cronograma Capilar

Agora que você já sabe que os cuidados com os cabelos não se resumem apenas a lavar e pentear, é hora de conhecer e colocar em prática o cronograma capilar, afinal, para manter os fios saudáveis e bonitos, é necessário seguir uma rotina de tratamentos específicos. Confira as etapas do cronograma capilar, dentro de um período de quatro semanas, e entenda a diferença entre cada uma delas:

Hidratação

A hidratação é um tratamento que repõe a umidade natural dos fios, além de nutrientes essenciais que os cabelos perdem ao longo do dia. É um processo importante para garantir a saúde do couro cabeludo e a maciez dos fios, e a escolha dos ativos deve levar em conta o tipo de cabelo de cada pessoa. A babosa, o óleo de coco e os aminoácidos são alguns dos ativos mais indicados para a hidratação capilar.

Nutrição

A nutrição, por sua vez, é fundamental para repor os lipídios que formam a camada protetora dos fios. Quando essa camada está danificada, os cabelos ficam ressecados e sem vida. Por isso, a nutrição é importante para recuperar a maciez e o brilho das fibras capilares. Óleos vegetais, como o óleo de argan, óleo de rícino e o óleo de abacate, são alguns dos ativos mais utilizados na nutrição capilar.

Reconstrução

Já a reconstrução é um tratamento que vai devolver a proteína ao cabelo. É indicada principalmente para cabelos danificados, quebradiços e com frizz. A reconstrução capilar ajuda a fortalecer os fios, recuperando sua estrutura e evitando a quebra. Proteínas, aminoácidos e queratina são alguns dos ativos mais utilizados na reconstrução capilar.

A hidratação, nutrição e reconstrução são etapas fundamentais para manter a saúde e a beleza dos cabelos. O cronograma, portanto, é um calendário em que cada tratamento é intercalado. Para iniciar, é indicado identificar as necessidades do cabelo. 

Como saber o que meu cabelo precisa?

Para um cronograma capilar eficaz é essencial saber as principais características de um cabelo desidratado, desnutrido ou com a necessidade de reconstrução. Para esse primeiro passo de identificação, lave as madeixas com um shampoo e um condicionador neutro, ou seja, que não tenha um tratamento específico (hidratação ou nutrição). Assim, sem maquiar a real situação dos seus fios, será possível identificar as características que precisa para iniciar seu cronograma capilar, veja:

Cabelo desidratado

Após essa lavagem, ao identificar que seu cabelo está seco, com muita dificuldade de desembaraçar, com nós e até com um aspecto endurecido, seus fios precisam de hidratação. Assim, siga a seguinte sequência do cronograma capilar:

Semana 1: Hidratação – Nutrição – Hidratação

Semana 2: Nutrição – Hidratação – Reconstrução

Semana 3: Hidratação – Nutrição – Hidratação

Semana 4: Nutrição – Hidratação – Reconstrução

Cabelo desnutrido

Já se após essa lavagem, você identificar que o cabelo está com muita dificuldade de definição, com volume e frizz excessivo, e com um aspecto rígido ou áspero, as madeixas precisam de nutrição. Nesse caso, considere a seguinte sequência do cronograma capilar:

Semana 1: Nutrição – Reconstrução – Hidratação

Semana 2: Hidratação – Nutrição – Hidratação

Semana 3: Nutrição – Hidratação – Nutrição 

Semana 4: Hidratação – Reconstrução – Hidratação 

Cabelo com necessidade de reconstrução

Mas, se após a lavagem com um shampoo e um condicionador neutro, você identificar que seu cabelo está quebradiço, sem brilho, elástico ou com danos físicos e químicos (devido a um processo químico recente, por exemplo), seus cabelos precisam focar na reconstrução. Dessa forma, inicie seu cronograma capilar a partir dessa sequência:

Semana 1: Reconstrução – Hidratação – Nutrição 

Semana 2: Hidratação – Nutrição – Hidratação

Semana 3: Reconstrução – Hidratação – Nutrição 

Semana 4: Hidratação – Reconstrução – Hidratação 

Tratamento para cabelo cacheado: Umectação

A umectação é uma grande aliada no tratamento para cabelos cacheados, já que tem como função umedecer os cabelos através do uso de óleos vegetais. Para os cabelos com curvatura acentuada, esse método é bastante necessário, já que os fios sofrem com a falta de oleosidade.

A técnica usa óleos vegetais para hidratar e nutrir os fios profundamente. O ideal é usar sempre óleos 100% vegetais e evitar a raiz na hora de aplicação. Você ainda pode incorporar o ingrediente em máscaras de tratamento para potencializar o resultado. O Óleo de Umectação #todecacho Rícino Puro! é superprático e você ainda pode experimentar receitas caseiras que vão deixar seus cachos maravilhosos.

É possível fazer a umectação 30 minutos antes de lavar as madeixas, aplicando o óleo nos fios e deixando agir por este período, bem como apostar na umectação noturna: basta aplicar o óleo nos fios e retirar apenas no dia seguinte. 

Viu só? Aderindo aos tratamentos certos não fica nada difícil ter cabelos cacheados saudáveis e bonitos!

Rate this post

Quem leu gostou dessas:

Como finalizar o cabelo 2b? Como finalizar o cabelo 2A? Para que serve a gelatina para cabelo? Como fazer Cronograma Capilar? Modelos de cabelo cacheado com franja para você mudar o visual
Pular para o conteúdo