Secure Adnxs

Veja como simplificar a umectação dos cachos

por Talitha Benjamin

Você já ouviu falar no cronograma capilar? A rotina de cuidados capilares serve para manter os cabelos saudáveis – e para isso, conta com hidratação (reposição de água), reconstrução (reparação de danos), e nutrição e umectação (reposição de nutrientes). Essa última é especialmente importante justamente por devolver os nutrientes, vitaminas e antioxidantes que os fios […]

Veja como simplificar a umectação dos cachos

Você já ouviu falar no cronograma capilar? A rotina de cuidados capilares serve para manter os cabelos saudáveis – e para isso, conta com hidratação (reposição de água), reconstrução (reparação de danos), e nutrição e umectação (reposição de nutrientes). Essa última é especialmente importante justamente por devolver os nutrientes, vitaminas e antioxidantes que os fios […]

umectacao 630x420 - Veja como simplificar a umectação dos cachos

Você já ouviu falar no cronograma capilar? A rotina de cuidados capilares serve para manter os cabelos saudáveis – e para isso, conta com hidratação (reposição de água), reconstrução (reparação de danos), e nutrição e umectação (reposição de nutrientes). Essa última é especialmente importante justamente por devolver os nutrientes, vitaminas e antioxidantes que os fios perdem normalmente e que também são necessários para a manutenção da fibra capilar. Por isso, a nutrição e a umectação não podem faltar na rotina de todos os tipos de cabelo e curvatura.

Uma velha conhecida das cacheadas e crespas, a umectação capilar é um método mais eficaz de nutrição feita com a aplicação de óleos vegetais até que sejam totalmente absorvidos pelos fios. Apesar de altamente eficaz em devolver vida e saúde às madeixas, o passo a passo da técnica pode ser um pouco demorado, por isso, alguns métodos para facilitar este tratamento e oferecer mais praticidade podem ajudar a simplificar essa etapa do cronograma capilar. Quer conhecer os benefícios desse cuidado, e como você pode reproduzi-lo em casa? Então vem com a gente:

O que é umectação capilar?

A umectação capilar é basicamente o mesmo que uma nutrição: ela tem como objetivo repor os nutrientes perdidos pelos fios. Esses nutrientes são basicamente os lipídeos e o óleo natural do couro cabeludo, responsáveis por proteger a fibra capilar de danos externos, como o uso de ferramentas de calor, raios solares, vento, sal, cloro, exposição às químicas capilares, água quente, entre outros.

Para nutrir os fios com ainda mais intensidade, a umectação utiliza ativos mais pesados e densos, mais comumente, os óleos vegetais. A reposição de nutrientes benéficos através da umectação por óleos puros faz toda a diferença para os cabelos, em especial aqueles que são mais ressecados. Veja abaixo algumas vantagens em adotar esse tratamento para os seus cabelos.

– Combate o ressecamento;
– Sela as cutículas capilares, preservando a hidratação e oferecendo proteção;
– Proporciona brilho, maciez e movimento;
– Combate o ressecamento, o frizz e as pontas duplas.
– Ajuda a regular a produção de oleosidade natural;
– Devolve a força para fios danificados.

3 formas de como simplificar a umectação dos cachos

Enquanto a umectação é um tratamento eficaz, o tempo de espera para aguardar que os fios absorvam os óleos vegetais pode não caber na sua rotina. Isso porque o óleo precisa de, pelo menos, duas horas de ação nos cabelos para que consigam apresentar resultados satisfatórios. Por isso, separamos 3 formas de fazer a sua umectação de forma prática e rápida. Veja abaixo:

1. Aposte na umectação noturna

Existe um método fácil e prático para fazer a umectação: ele consiste em deixar os óleos vegetais agindo durante a noite nos cabelos, e removidos apenas no dia seguinte. Por ser aplicado antes de dormir, o óleo consegue agir por mais tempo, ou seja, mais tempo para os fios absorverem os benefícios. Além disso, ele pode ser removido na lavagem matinal, sem precisar interromper sua rotina. Mas atenção para a dica: os cabelos precisam estar secos, já que a água impede a absorção do produto pelos fios.

Veja o passo a passo de como aproveitar todos os benefícios dos óleos vegetais nos cabelos:

– Separe os cabelos em mechas;

– Aplique o óleo vegetal escolhido com as mãos, enluvando cada mecha cuidadosamente. A dica aqui é desembaraçar os fios levemente com os dedos para envolver cada mecha no líquido;

– Prenda os cabelos e utilize uma touca de banho para impedir que o óleo escorra pelo pescoço, para o travesseiro ou para suas roupas durante a madrugada;

Prontinho! O óleo vegetal vai agir nos fios durante a madrugada enquanto você dorme. Pela manhã, você pode remover normalmente durante a lavagem capilar.

Como tirar umectação noturna do cabelo?

Muita gente tem receio de apostar na umectação capilar com receio de não conseguir remover o óleo depois, mas não precisa ter medo: o shampoo dá conta de remover todos os resíduos da umectação:

– Durante o banho, na manhã seguinte da aplicação, enxágue os fios e tire o excesso de óleo que não foi absorvido pelos fios.

– Lave os cabelos com o shampoo da sua preferência, massageando suavemente a raiz e deixando a espuma escorrer pelo comprimento. Repita, se achar necessário;

– Condicione os fios com o condicionador da sua preferência, e depois, seque e finalize como de costume.

Caso sinta que o óleo não saiu completamente, experimente aplicar, antes do shampoo, um pouco de condicionador para eliminar os resíduos e siga com a lavagem normal.

2. Utilize o óleo em creme

O Óleo em Creme Maria Natureza Nutrição Extraordinária é uma solução simplificada da Salon Line para agilizar a sua umectação. Com ele, você garante todos os benefícios de uma poderosa nutrição, com a versatilidade de poder utilizá-lo como pré-shampoo, finalizador de pontas, ou na própria umectação noturna. A textura cremosa do produto facilita a aplicação e a lavagem e, consequentemente, é mais fácil de remover. Além disso, a fórmula do Óleo em Creme é rica em óleo de abacate e manteiga de murumuru, o que enriquece ainda mais os benefícios para a reposição de nutrientes e vitaminas.

Veja abaixo como adicionar a umectação do óleo em creme na sua rotina capilar:

Como pré-shampoo: aplique o óleo em creme mecha a mecha, enluvando o comprimento dos fios. Deixe agir durante 30 minutos e lave o cabelo em seguida.

Como umectação noturna: aplique o óleo em creme mecha a mecha, enluvando o comprimento dos fios. Deixe agir durante toda a noite e lave o cabelo pela manhã.

Como finalizador de pontas: coloque uma pequena quantidade de produto nas mãos e aplique uniformemente nas pontas até obter o resultado desejado.

3. Experimente a Máscara de Umectação Noturna

Máscaras de Nutrição podem simplificar ainda mais o processo de umectação e nutrição, já que algumas delas possuem óleos vegetais na composição. Por isso, nada mais efetivo do que apostar em uma Máscara de Umectação feita especialmente para o procedimento noturno, um produto que pode ser deixado por várias horas nos fios para aumentar o poder de absorção. A Máscara de Umectação Noturna Chebe S.O.S Cachos possui alto poder nutritivo, garantindo umectação intensa, brilho extremo e muita maciez aos cabelos.

Rate this post