Secure Adnxs

Qual o melhor pente para cabelo cacheado? Dicas e curiosidades

por Carolina Glogovchan

Usar o pente certo faz toda a diferença para manter o cabelo cacheado mais saudável e bonito, sabia? Isso porque, o pente – ou a escova – ideal ajuda a evitar a quebra, distribuir a oleosidade e, ainda, desembarcar os nós sem prejudicar os fios. Só vantagens! Quer saber mais sobre o pente para cabelo […]

Qual o melhor pente para cabelo cacheado? Dicas e curiosidades

Usar o pente certo faz toda a diferença para manter o cabelo cacheado mais saudável e bonito, sabia? Isso porque, o pente – ou a escova – ideal ajuda a evitar a quebra, distribuir a oleosidade e, ainda, desembarcar os nós sem prejudicar os fios. Só vantagens! Quer saber mais sobre o pente para cabelo […]

Cabelos Cacheados
Captura de tela 2023 05 25 120437 - Qual o melhor pente para cabelo cacheado? Dicas e curiosidades

Usar o pente certo faz toda a diferença para manter o cabelo cacheado mais saudável e bonito, sabia? Isso porque, o pente – ou a escova – ideal ajuda a evitar a quebra, distribuir a oleosidade e, ainda, desembarcar os nós sem prejudicar os fios. Só vantagens! Quer saber mais sobre o pente para cabelo cacheado perfeito pra você? Confira!

Por que é importante pentear corretamente o cabelo cacheado?

Como você sabe, a curvatura dos cabelos cacheados e crespos exigem cuidados especiais. O formato espiralado e a textura mais fina fazem dos fios com curvatura um cabelo mais frágil, e que precisa de atenção para evitar a quebra durante o desembaraço.

Além disso, é importante destacar que, a forma como você costuma pentear o cabelo pode interferir diretamente no resultado da definição dos cachos. Por isso, evitar que os fios fiquem sempre embaraçados, penteando-os de forma correta, pode fazer toda a diferença no resultado que você deseja. 

Pentear corretamente o cabelo cacheado favorece a distribuição da oleosidade natural e outros nutrientes do couro cabeludo para toda a extensão dos fios e para as pontas, que são naturalmente mais ressecadas, além disso, ajuda também a remover as impurezas acumuladas ao longo do dia.

Por isso, é fundamental para a saúde dos cabelos manter o hábito de penteá-los, combinado? Bora conhecer as melhores opções de pentes para favorecer essa rotina.

Conheça alguns modelos de pente para cabelo cacheado e saiba como usá-los

Ao encontrar o pente certo para pentear seu cabelo cacheado, você vai perceber menos quebra e menos ressecamento. Confira os modelos recomendados e suas principais características:

Pente duplo na lateral com garfo de três cerdas na ponta

Esse pente conta com duas partes: a da ponta e a lateral. A parte da ponta é perfeita para trazer uma dose extra de volume aos cabelos crespos tipo 4. Basta encaixar a parte da ponta rente a raiz e ir puxando para cima. Já a parte lateral é ótima para desembaraçar os fios durante o banho sem quebrar.

Pente garfo curto de plástico

4829d3b7 b90d 41d0 964c 79c5a53a8129 768x782 1 630x641 - Qual o melhor pente para cabelo cacheado? Dicas e curiosidades

O pente garfo é um verdadeiro curinga para criar volume em todas as curvaturas, em especial na parte de trás, no topo e, também, na nuca. Suas cerdas mais finas e formato menor permitem que os cachos não desmanchem durante o processo de uso.

Pente garfo longo de plástico

e90dc022 97b7 4176 afa4 7ee39f7196d8 768x782 1 630x641 - Qual o melhor pente para cabelo cacheado? Dicas e curiosidades

Esse modelo de pente garfo é ótimo para estimular o volume do crespo – seu tamanho permite alcançar mais fios de cabelo durante a penteação. A dica é posicionar o pente bem rente à raiz do cabelo e puxando para cima. Repita em toda a circunferência da cabeça para dar todo o volume desejado.

Pente de plástico grande com cerdas bem espaçadas

ae4bc467 a1d7 4064 a306 8705e2deefaf 768x782 1 630x641 - Qual o melhor pente para cabelo cacheado? Dicas e curiosidades

Esse modelo é perfeito para os cabelos ondulados e cacheados, principalmente para desembaraçar durante os tratamentos de hidratação, assim os fios não passam pela quebra e ainda absorvem melhor os cremes utilizados. Outra vantagem é que ele ajuda a manter a definição dos fios, sem causar muito atrito.

Escova polvo de oito fileiras de cerdas

escova polvo 600x800 - Qual o melhor pente para cabelo cacheado? Dicas e curiosidades

Além dos pentes, a escova polvo tem se revelado uma grande aliada para a rotina de cuidados com os cabelos cacheados. Esse modelo tem um diferencial no seu formato, que acompanha o movimento dos fios, evitando a quebra, o que é comum de acontecer nas escovas tradicionais, já que os cabelos enroscam nas “bolinhas”, sabe?

Outros cuidados ao pentear o cabelo cacheado

Além do pente certo, há cuidados bastante específicos para manter a saúde dos cabelos cacheados em dia, bem como o brilho, a leveza e, claro, a beleza. Veja:

Evite pentear o cabelo totalmente seco

Esse hábito favorece a quebra da fibra capilar, pois causa um atrito muito profundo entre o pente e os cachos. Sempre que precisar pentear o cabelo quando já estiver seco, faça o uso de um borrifador para umidificar os fios.

Penteie o cabelo durante o banho

A melhor forma de desembaraçar os fios é durante o banho, com as madeixas molhadas: após aplicar o condicionador, use o pente adequado para pentear os fios, isso facilitará o processo, pois o condicionador tem propriedades desembaraçantes.

Penteie o cabelo de baixo para cima;

Além de priorizar o momento do banho para pentear o cabelo, considere iniciar o desembaraço de baixo para cima. Essa tática ajuda a desatar os nós aos poucos sem danificar os fios.

Divida o cabelo em mechas ao pentear

Essa é uma dica de ouro: pentear os cabelos mecha por mecha facilita no desembaraço, mas também na definição dos cachos, sabia? Ao pentear “todos os fios de uma vez”, sempre vai sobrar uma mechinha indefinida Além disso, isso ajuda a evitar a quebra dos fios.

Usar os dedos para pentear e finalizar os fios

Usando o pente certo para desembaraçar, talvez você perceba que o fator encolhimento vai aparecer. Já teve essa sensação? Então, a dica aqui é usar os dedos para pentear e finalizar os fios após o desembaraço no banho. Assim, você vai notar que eles ficam mais definidos, com menos frizz, com um encolhimento reduzido e, ainda, mais volumosos.

Use um pré-shampoo antes de lavar o cabelo

Outra dica de cuidado que pode ajudar a definir os cachos é usar um pré-shampoo antes de lavar os fios. Isso porque, o produto protege toda a fibra capilar da ação adstringente do shampoo, hidratando, nutrindo e evitando sua quebra.

Troque seu shampoo comum por um co-wash

Seus cachos estão muito ressecados? Considere trocar seu shampoo por um co-wash. Essa lavagem à base de condicionador é mais suave, perfeita para curvaturas naturalmente ressecadas. Essa troca também vai ajudar a pentear os fios, pois um cabelo hidratado geralmente está menos sujeito à quebra.

Sempre use um finalizador com alto poder desembaraçante

Antes de finalizar os cachos com seu pente de cabelo cacheado ou com o dedos, use seu finalizador favorito. Seja um leave-in, um creme de pentear ou um ativador de cacho, esse produto com ação emoliente vai ajudar a deslizar o pente ou os dedos pelo cabelo, favorecendo a definição dos cachos, sem aquele puxa-puxa que danifica os fios e impacta o couro cabeludo.

Gostou das dicas? Aproveite e leia também: Manual do cabelo crespo para entender mais as particularidades e cuidados para esse tipo de fio.

Bom, agora não dá para dizer que você não sabe escolher o pente para cabelo cacheado perfeito para você, né? Considere toda essa rotina de cuidados ao desembaraçar e finalizar o cabelo cacheado e você verá um super resultado nos seus fios!

4.8/5 - (6 votes)

Queda de cabelo: causas, dicas e tratamento para evitar Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual