Secure Adnxs

Entenda como funciona a tabela de cores de cabelo e aposte na cor ideal!

por Carolina Glogovchan

Quer mudar o visual, mas não faz ideia de qual cor adotar? Então, está na hora de recorrer à tabela de cores de cabelo. É ela quem vai te ensinar sobre aqueles números que aparecem na caixinha de coloração, sabe?! E, embora aquela aquela numeração parece bem complexa, não é! Então bora aprender tudo para […]

Entenda como funciona a tabela de cores de cabelo e aposte na cor ideal!

Quer mudar o visual, mas não faz ideia de qual cor adotar? Então, está na hora de recorrer à tabela de cores de cabelo. É ela quem vai te ensinar sobre aqueles números que aparecem na caixinha de coloração, sabe?! E, embora aquela aquela numeração parece bem complexa, não é! Então bora aprender tudo para […]

Coloração
cores de cabelo entenda como funciona 630x408 - Entenda como funciona a tabela de cores de cabelo e aposte na cor ideal!

Quer mudar o visual, mas não faz ideia de qual cor adotar? Então, está na hora de recorrer à tabela de cores de cabelo. É ela quem vai te ensinar sobre aqueles números que aparecem na caixinha de coloração, sabe?! E, embora aquela aquela numeração parece bem complexa, não é! Então bora aprender tudo para não errar mais na escolha do tom das suas madeixas.

Como escolher o tom ideal?

escolher o tom ideal 630x420 - Entenda como funciona a tabela de cores de cabelo e aposte na cor ideal!

Antes de qualquer coisa é preciso fazer um alerta: não escolha a sua coloração capilar a partir dos cabelos da modelo da caixinha. Essa escolha baseada na comparação quase nunca funciona e, na maioria das vezes, o resultado sai super diferente do esperado. É muito importante entender que as cores são identificadas por números, que definem a tonalidade desejada, as nuances e os reflexos. Ou seja, para escolher a tonalidade exata, observe a cor atual e a que deseja obter.

Mas, antes da gente aprofundar um pouco mais na tabela de cores e no que os números querem dizer, que tal conhecer três dicas básicas que devem ser levadas em consideração na hora de escolher as cores do seu cabelo?

1) Primeiro, saiba identificar o subtom da pele, para isso: olhe para as veias do seu pulso, se elas são esverdeadas, seu tom de pele é quente, caso sejam azuis, o tom de pele é frio.

2) Escolha tons que possam valorizar seus olhos, afinal, combinar as tonalidades é uma forma de trazer mais vivacidade e harmonia ao visual, por exemplo, os olhos azuis combinam com cores de cabelo mais claras, já os verdes, com tons avermelhados, tais como a cor de cabelo marsala – uma pedida bastante moderna, e os olhos escuros com a cor de cabelo chocolate e;

3) Por último, mas não menos importante, atente-se à cor natural do seu cabelo, isso significa considerar a altura de tom do seu fio, uma informação importante para saber se você consegue chegar à tonalidade desejada ou não. Por isso, o teste de mecha antes de mudar definitivamente é fundamental!

Agora, chegou a hora de entender um pouco mais sobre as cores e, principalmente, sobre os números que aparecem na caixinha da tinta. Antes de tudo, tenha em mente que a ordem da numeração se refere, respectivamente, à cor, à nuance e ao reflexo. Vamos lá?

Cor base das tonalidades

cor base das tonalidades 630x420 - Entenda como funciona a tabela de cores de cabelo e aposte na cor ideal!

Você sabia que existe uma escala internacional de cores? Ela vai do número “1 (preto)” ao número “10 (louro claríssimo)”, e representa o quão escuro ou claro um cabelo é. Esses números vêm antes do ponto. Veja:

  • Preto azulado – 1
  • Preto – 2
  • Castanho escuro – 3
  • Castanho médio – 4
  • Castanho claro – 5
  • Louro escuro – 6
  • Louro médio – 7
  • Louro claro – 8
  • Louro muito claro – 9
  • Louro claríssimo – 10

O primeiro número fala sobre a cor e o grau de tonalidade da tinta, ou seja, se é uma cor escura ou clara. Ficou beeeem mais fácil agora, né?

Nuances/reflexos

nuances reflexos 630x392 - Entenda como funciona a tabela de cores de cabelo e aposte na cor ideal!

Já os números que aparecem depois do ponto falam sobre nuance/reflexo que, combinada à coloração base (primeiro número), proporcionará a tonalidade que se destaca nos fios. É também a cor que o cabelo irá “puxar”, como dourado ou avermelhado, por exemplo. 

É importante destacar que esses reflexos são baseados em dois grupos de cores: o das cores primárias (azul, vermelho e amarelo), e o das cores complementares (roxo, verde e laranja). Essas informações são fundamentais para o trabalho de um bom colorista, tendo em mente que as cores complementares são o resultado da mistura das cores primárias, e todas as cores opostas – que estão em locais opostos na Estrela da Colorimetria – se neutralizam.

Voltando para os números: agora, e se a tinta apresentar dois números após esse ponto? Nesse caso, o primeiro se chamará “primário” e o segundo “secundário”. É válido lembrar, ainda, que as colorações com zero depois do ponto são consideradas naturais, como, por exemplo, 2.0, ou seja, nesse caso, preto natural. 

Confira com detalhes a escala dos reflexos:

  • Reflexo cinza – 1
  • Reflexo irisado ou mate – 2
  • Reflexo dourado – 3
  • Reflexo acobreado – 4
  • Reflexo acaju – 5
  • Reflexo vermelho – 6
  • Reflexo marrom ou chocolate – 7
  • Reflexo azul – 8

Lembre-se, as nuances ou reflexos representam a cor que ficará mais visível sob a luz do sol, assim, ao buscar por cores de cabelo para morenas, por exemplo, o cabelo chocolate é considerado um coringa, já que é natural e cai bem tanto em morenas de peles claras quanto em negras. Já o cabelo cor de mel, usualmente considerado mais padrão, consegue entregar uma série de nuances especiais, tais como o mel tabaco, o mel dourado, o mel acobreado e o bronze.

Números repetidos da nuance

numeros repetidos da nuance 1 630x389 - Entenda como funciona a tabela de cores de cabelo e aposte na cor ideal!

Quando os números se repetem após o ponto, as cores são intensificadas. Considere o “6.66 (louro escuro vermelho intenso)”, como exemplo. Perceba que, como o próprio nome diz, tem reflexos intensos de vermelho. Normalmente as cores com os números repetidos levam o termo intenso ou acentuado! Confirme: a tinta 10.11 refere-se ao 10 (louro claríssimo cor natural), 1 (cinza nuance) e 1 (cinza reflexo), ou seja, loiro claríssimo cinza intenso. Legal, né?

Cores fantasia

numeros repetidos da nuance 630x354 - Entenda como funciona a tabela de cores de cabelo e aposte na cor ideal!

Você conhece as cores fantasia, né? Cabelo roxo, cabelo azul, verde ou rosa… as cores fantasia são aquelas que não fazem parte do padrão mais tradicional de coloração capilar. Essas tonalidades estão bem longe dos clássicos castanho claro, castanho escuro, cabelo marrom ou cabelo chocolate, por exemplo.

Ao surgirem com mais intensidade na década de 1970 por conta do punk inglês, elas se tornaram uma febre entre as adolescentes e, mais tarde, entre as mulheres mais velhas, principalmente aquelas que desejavam romper com os padrões da sociedade.

Nos últimos anos, as cores fantasia foram redescobertas, e voltaram a fazer a cabeça de quem procura uma mudança radical e nada discreta. Se essa é a sua vontade, adote a ideia! O visual fica lindo e faz o maior sucesso! 

E então, gostou de conhecer um pouquinho sobre colorimetria e tabela de cores? Para arrasar ainda mais, conheça as linhas de colorações e tonalizantes Salon Line. Agora ficou mais fácil entender, né? Então, escolha sua cor favorita e bora dar um up nesse visual

FAQ: Tabela de Cores de Cabelo

O que é uma tabela de cores de cabelo?

Uma tabela de cores de cabelo é uma referência visual que mostra uma variedade de tons de cabelo, permitindo escolher a cor desejada para tingir ou realçar os fios.

Como usar uma tabela de cores de cabelo?

Compare os tons na tabela com a cor atual do seu cabelo e com a cor desejada. Isso ajuda a escolher a cor de tinta ou realce que melhor se aproxima do resultado desejado.

As tabelas de cores são padronizadas?

As tabelas de cores podem variar entre marcas e produtos. Cada empresa pode ter sua própria nomenclatura e tonalidades.

O que são tons quentes e frios na tabela de cores?

Tons quentes têm base dourada ou avermelhada, enquanto tons frios têm base acinzentada ou cinza. Escolher o tom certo pode realçar sua aparência.

Como escolher a cor certa da tabela?

Considere seu tom de pele e olhos ao escolher uma cor que complemente sua aparência natural. Testar pequenas mechas ou consultar um colorista pode ajudar na escolha ideal.

4.2/5 - (8 votes)
#todecacho

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
Trança box braid loira? Sim! Fique por dentro desse estilo Como usar a Gelatina Capilar Salon Line? Penteado fácil para o Dia dos Namorados Penteados para o estilo baddie Goddess braids: tudo sobre a trança deusa
Pular para o conteúdo