Secure Adnxs

Cabelo castanho claro: dicas para não errar na coloração

por Carolina Glogovchan

Uma das colorações mais clássicas e de maior sucesso é o tom castanho claro. Discreto, brilhante e moderno, o castanho claro também é muito amado por ser uma ótima cor base para luzes, mechas e técnicas de iluminação dos fios. Então, se você está pensando em colorir o cabelo de castanho claro, confira nossas dicas para não errar […]

Cabelo castanho claro: dicas para não errar na coloração

Uma das colorações mais clássicas e de maior sucesso é o tom castanho claro. Discreto, brilhante e moderno, o castanho claro também é muito amado por ser uma ótima cor base para luzes, mechas e técnicas de iluminação dos fios. Então, se você está pensando em colorir o cabelo de castanho claro, confira nossas dicas para não errar […]

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos em transição
cabelo castanho claro 630x788 - Cabelo castanho claro: dicas para não errar na coloração

Uma das colorações mais clássicas e de maior sucesso é o tom castanho claro. Discreto, brilhante e moderno, o castanho claro também é muito amado por ser uma ótima cor base para luzes, mechas e técnicas de iluminação dos fios. Então, se você está pensando em colorir o cabelo de castanho claro, confira nossas dicas para não errar nesse processo!

Cabelo castanho claro, médio ou escuro

Você costuma chegar na farmácia ou na perfumaria e escolher a cor da tintura ou tonalizante pela cor impressa na caixa? Cuidado! Nem sempre essa é a escolha mais assertiva. Confira como escolher a cor por sua numeração:

Começando pelas cores básicas

As colorações para cabelo vão do número 10, que é o tom mais claro, até o 1 que é o mais escuro. Vale lembrar que, caso seu cabelo esteja com uma cor acima de 10, não recomendamos fazer o processo de coloração sozinha em casa, pois facilmente a raiz desse tom de cabelo irá ficar amarela ou alaranjada. As cores básicas são definidas da seguinte forma:

  • 1 – ultra preto
  • 2 – preto
  • 3 – castanho escuro
  • 4 – castanho médio
  • 5 – castanho claro
  • 6 – loiro escuro
  • 7 – loiro médio
  • 8 – loiro claro
  • 9 – loiro muito claro
  • 10 – loiro claríssimo

Essa tabela de cores de cabelo castanho claro também é chamada de cores naturais e são representadas pelos primeiros números em uma embalagem de tintura. Exemplo: se na descrição da embalagem está escrito que a tonalidade é castanho 6.7, o primeiro número indica que se trata de um tonalizante loiro escuro.

O segundo número é chamado de cor fantasia e pode ser cinza ou dourado, por exemplo. Então se você busca um castanho claro acinzentado você irá escolher a cor que estará descrita como 5-1. Ou seja, nunca tome a decisão pela cor do cabelo da modelo que está na embalagem, ok?
É normal confundir um pouquinho entre as graduações de castanho. Para ficar mais fácil, comparamos as três tonalidades: o castanho claro, o médio e o escuro: confira algumas inspirações de cabelo castanho em suas diferentes tonalidades. Perceba que o castanho escuro é um tom mais intenso e fechado, o médio tem mais nuances de avelã, chocolate e dourado e o castanho claro é o mais iluminado, bem parecido com o louro escuro. Agora ficou mais fácil, não é?!

Castanho escuro:

castanho escuro 533x800 - Cabelo castanho claro: dicas para não errar na coloração

Castanho médio:

castanho claro 533x800 - Cabelo castanho claro: dicas para não errar na coloração

Castanho claro:

castanho claro 533x800 - Cabelo castanho claro: dicas para não errar na coloração

Castanho claro: quem pode aderir?

castanho claro quem pode aderir 630x420 - Cabelo castanho claro: dicas para não errar na coloração

Uma das grandes vantagens de escolher o castanho claro é que ele combina com todas as tonalidades de pele e curvaturas de fio, inclusive o cabelo castanho claro masculino. Há ainda opções mais amareladas e mais acinzentadas dentro da paleta de cores do castanho claro, então você e seu cabeleireiro podem escolher a que mais agrada.

Castanho claro: técnicas para quem não quer tingir todo o cabelo

É normal ficar meio receosa na hora de colorir os cabelos, mas você não precisa fazer uma mudança radical se não quiser! Existem várias possibilidades que permitem que você mude o visual usando a tonalidade castanho claro sem fazer uma grande transformação. Veja:

Morena iluminada

morena iluminada 630x420 - Cabelo castanho claro: dicas para não errar na coloração

Uma boa opção para quem quer iluminar o cabelo escuro sem causar muito contraste com a cor original. Além do castanho claro, você pode mesclar tonalidades como o mel e o chocolate que deixam o visual bem natural.

Ombrè hair

ombre hair 533x800 - Cabelo castanho claro: dicas para não errar na coloração

Nessa famosa técnica, os cabelos são clareados gradualmente do meio para as pontas.

Mechas californianas

mechas californianas 534x800 - Cabelo castanho claro: dicas para não errar na coloração

Algumas mechas dos cabelos são iluminadas em tons de castanho e dourado, o que dá a impressão de que os fios foram naturalmente clareados pelo sol.

Luzes

luzes 534x800 - Cabelo castanho claro: dicas para não errar na coloração

Que tal algumas dicas de ouro para melhorar a hora da aplicação, que nem todos os cabeleireiros te contam?

  1. Não aplique a tintura no cabelo limpo. Exatamente isso que você leu, é preciso estar com o cabelo sujo, então não pinte seu cabelo no mesmo dia que lavou, ok? Isso porque a sujeira natural ajuda a proteger o couro cabeludo dos danos que a química da tintura causa em nossa pele, como alergia e irritação;
  1. Nunca aplique uma cor mais clara do que a que foi aplicada na última pigmentação. As chances do seu cabelo ficar manchado são muito grandes, portanto, cuidado;
  1. A aplicação da tintura deve ser iniciada pela raiz do cabelo – exceto quando o cabelo que está sendo colorido tiver mechas brancas, neste caso, você pode começar pelos cabelos brancos, mesmo que estes estejam na região da nuca.  Caso você esteja colorindo um cabelo natural a regra é ao contrário, ou seja, você deverá aplicar a tinta de cabelo castanho claro começando pelas pontas e terminando na raiz;
  1. Para evitar que a tinta escorra pela raiz do cabelo castanho claro natural ou pigmentado que, geralmente, mancha a pele, basta aplicar gel de cabelo contornando a linha do cabelo ou vaselina. Com essas dicas você vai evitar erros e arrasar com os cabelos!

Cuidados pré e pós coloração

cuidados pre e pos coloracao 630x420 - Cabelo castanho claro: dicas para não errar na coloração

Tanto as donas de cabelos claros como as donas de cabelos escuros podem optar pela coloração castanho clara. Vale destacar que, independentemente da tonalidade natural dos fios, o mais importante no momento do procedimento químico é garantir que os cabelos estejam completamente fortes para receber a tinta. Veja alguns cuidados importantes na pré e na pós coloração:

Castanho claro: cuidados na hora da coloração

Manter um cronograma capilar antes do procedimento é a forma correta de começar a pensar em mudar a cor dos fios. Além disso, é fundamental contar com um profissional de confiança para executar o processo de coloração. 

Isso porque os fios que receberão a nova cor precisam ser avaliados: os cabelos claros, por exemplo, podem aparentar pigmentações diferentes do desejado, já os escuros podem precisar passar pelo processo de descoloração para que o resultado seja satisfatório. Dessa forma, conte sempre com ajuda profissional.

Cuidados pós-coloração 

Uma dúvida comum de quem aplica a tinta de cabelo castanho claro dourado e outras tonalidades é: devo lavar o meu cabelo após a tintura? Quando utilizada a coloração permanente é imprescindível lavar os fios. Os profissionais indicam que você utilize o shampoo da mesma linha que foi usada na tintura – o ideal é que seja efetuado um tratamento para cabelos coloridos no mesmo dia em que você fez a pigmentação.

Mesmo para quem pigmenta com tinta de caixinha é possível realizar esse tratamento utilizando o sachê que vem junto com a tintura. Quando é realizada uma pigmentação profissional você terá disponível uma máscara junto com o shampoo e a tinta. Neste caso, você aplicará a tinta, lavará com o shampoo e finalizará com a máscara. Isso garantirá a fixação da tintura com maior eficácia, deixando o resultado bonito por mais tempo.

Castanho claro: coloração permanente ou tonalizante?

castanho claro coloracao permanente ou tonalizante 533x800 - Cabelo castanho claro: dicas para não errar na coloração

Quando falamos de tinta de cabelo, sempre surgem dúvidas sobre usar uma coloração permanente ou um tonalizante. Vale lembrar que a tintura permanente é aquela que possui uma maior cobertura pela extensão dos cabelos e dura por mais tempo, pois geralmente contém amônia em sua composição. Para mudar a cor do seu cabelo para um tom castanho claro, a tinta permanente é a ideal para você. 


Agora, o tonalizante é um produto que não conta com amônia na composição, mas ele dura por algumas lavagens. Os da Salon Line podem durar por até 12 lavagens e agem como um banho de brilho nos cabelos, o que ajuda a realçar a cor. 

Tinta para cabelo castanho claro e tonalizante possuem fixações diferentes e, por isso, a durabilidade será muito distinta, e a tintura sempre irá durar mais. As dicas de cuidado pós coloração também ajudam a aumentar a longevidade da cor.

Manutenção da cor

manutencao da cor castanho no cabelo 534x800 - Cabelo castanho claro: dicas para não errar na coloração

Para manter a coloração castanho-clara dos seus cabelos sempre viva, é fundamental fazer hidratação nos fios frequentemente. Além disso, os retoques da raiz do cabelo devem ser feitos periodicamente, assim, a tinta deve ser aplicada somente na raiz – no comprimento deve-se apenas aplicar um tonalizante, garantindo um resultado uniforme e mais duradouro.

Mas, fora esse tipo de manutenção, é primordial incluir no seu cronograma capilar uma aplicação semanal de máscara pigmentante, como a Máscara Pigmentante #todecacho Castanho. Ela é composta por colágeno vegetal e vitamina C, que garantem a manutenção ideal da cor e o melhor: sem  alterar o tom da cor que foi trabalhada no seu cabelo. Demais, né?

Agora que você já conhece as principais dicas para manter o seu cabelo castanho claro um arraso, prepare seus fios para a coloração, foque nos cuidados que as madeixas precisam, e vai!

Rate this post
#todecacho