Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

O que você precisa saber sobre shampoo sólido? Contamos tudo por aqui!

O que você precisa saber sobre shampoo sólido? Contamos tudo por aqui!

Com certeza você já ouviu falar sobre shampoo sólido, não é mesmo, migs? Porém, muitos detalhes sobre esse produtinho ficam um pouco confusos. Como, por exemplo, quais suas vantagens, para quem é indicado, como usar e por aí vai. Pensando nas mulheres que estão curiosas sobre ele, trouxemos várias informações mega úteis. Quer saber quais são! É só continuar aqui com a gente!

O que é o shampoo sólido?

O nome já denuncia, portanto, o shampoo sólido nada mais é do que um shampoo em barra. Ele parece muito com um sabonete, pois, na verdade, é de fato um tipo de sabonete natural, com a única diferença de que é desenvolvido considerando as características do seu cabelo. Ou seja, assim como os shampoos líquidos, ele também serve para limpar e tratar tanto o couro cabeludo quanto os fios, sendo indicado para todos os tipos de fio, mas, principalmente, para pessoas com cabelos ressacados, fragilizados, pele sensível ou alergias.

Como usar o shampoo sólido corretamente

Não há muito segredo ao usar o shampoo sólido, a aplicação é feita como se você estivesse usando um sabonete, porém, no cabelo. No entanto, há alguns truques que podem ser bastante úteis.

Primeiramente, ao usar o seu shampoo sólido pela primeira vez, quebre a barra em alguns pedaços. Isso vai fazer com que o produto renda mais e assim você pode conservar as outras partes adequadamente.


Fora isso, você vai umedecer as madeixas embaixo do chuveiro, tal como a barra de shampoo. Na sequência aplique o pedaço da barra de shampoo diretamente no couro cabeludo, esfregando com delicadeza até formar espuma. Se quiser, você também pode formar a espuma esfregando uma mão na outra com o produto e, depois, passar no cabelo.

A frequência de lavagem com o shampoo sólido é a mesma dos shampoos líquidos comuns. Portanto, se você tem fios normais a oleosos o indicado é higienizar em dias alternados. Entretanto, como sabemos que os cabelos cacheados e crespos tem maior tendência ao ressecamento, a frequência entre uma lavagem e outra pode ser mais espaçada. Apenas fique de olho para nunca deixar os fios sujos, evitando enfermidades no couro cabeludo.

Benefícios e desvantagens do shampoo sólido

Benefícios

-Promove limpeza suave, evitando irritações no couro cabeludo;

-Muitos deles são desenvolvidos livres de sulfatos, sendo ótimo para os fios ressecados;

-Podem render por mais tempo do que os shampoos líquidos, por serem concentrados;

-Alguns tipos de shampoo sólido são multiuso, ou seja, podem inclusive serem usados como sabonete corporal;

-Ocupa menos espaço e é mais prático de transportar – pode ser facilmente levado em viagens ou outros compromissos;

-Por ser mais suave e natural, é indicado para pessoas com pele sensível, alergias e também aquelas com químicas no cabelo;

-Causa menor impacto negativo ao meio ambiente, porque estes shampoos possuem embalagens menores e geralmente são desenvolvidas com ativos recicláveis.

Desvantagens

-Pode fazer menos espuma do que os shampoos tradicionais, isso porque geralmente são desenvolvidos sem sulfato, que tem essa função;

-Muitas pessoas testemunham um aspecto de fio enrijecido após o uso, pois, por ser um produto de origem natural, em sua grande maioria, não contém silicone, que proporciona sensação de maciez na fibra capilar;

-A função multiuso deve ser usada com cuidado, porque nem sempre um produto que funciona para o seu fio, também funciona para a sua pele;

-Não deve ser compartilhado, pois pode transmitir doenças;

-Por ser um produto sólido, também pode promover aspecto pesado em alguns fios, devido a sua consistência;

Como fazer o seu próprio shampoo sólido em casa

O que você precisa saber sobre shampoo sólido? Contamos tudo por aqui!

Quer aprender a fazer o seu shampoo sólido caseiro e natural? Se liga no passo a passo!

Passo 1: coloque 100ml de água no liquidificador junto com meio limão espremido, algumas folhas de alecrim, hortelã e a polpa de uma folha de babosa. Bata tudo e reserve.

Passo 2: despeje esta mistura em uma panela em banho Maria e adicione 300g de glicerina vegetal, 300g de manteiga de karité e um pouco de óleo essencial de sua preferência. Mexa muito bem até que o creme fique completamente homogêneo.

Passo 3: por fim, coloque o seu shampoo sólido em um recipiente quadrado até que ele esfrie e solidifique. Prontinho! Bora experimentar?

Posts Recentes:

Posts mais acessados