Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Descubra porque o shampoo hidratante é tão importante para cacheadas e crespas

Descubra porque o shampoo hidratante é tão importante para cacheadas e crespas

Você costuma usar shampoo hidratante? Caso não tenha esse hábito, saiba que ele é praticamente essencial para quem tem o cabelo cacheado ou crespo. Se quiser descobrir o porquê, continue lendo!

O que é o shampoo hidratante?

O shampoo hidratante é um cosmético desenvolvido para limpar as madeixas enquanto hidrata. Por isso, sua composição conta com poderosos ativos de hidratação. Confira os principais deles:

-Babosa: essa planta, além de ação hidratante poderosa, ainda fortalece os fios e auxilia no crescimento saudável.
-Karité: hidratante, nutritivo e emoliente. Esse ativo é muito amado entre as cacheadas e crespas com ressecamento severo ou que possuem fios danificados por procedimentos químicos, ou também uso em excesso de ferramentas de calor como secador e modelador, por exemplo.
-D-pantenol: conhecido também como pró-vitamina B5. Além de ser mega hidratante ainda tem ação emoliente e condicionante. É extremamente poderoso para tratar fios fragilizados.
-Argan: hidrata e promove fios ultra brilhantes, especialmente para os fios cacheados e crespos que sofrem com opacidade.
-Óleo de abacate: ultra nutritivo e, claro, hidratante também. Dá brilho, maciez, fortalece e ainda ajuda na queda de cabelo.
-Óleo de macadâmia: hidrata o cabelo sem deixar os fios com aspecto pesado e ainda elimina o frizz. Também indicado para cabelos danificados por químicas.
-Leite/óleo/água de coco: proporciona brilho, hidratação e nutrição poderosas.

Para que serve o shampoo que hidrata?

Os shampoos comuns geralmente têm ação adstringente, responsável por realizar a limpeza do couro cabeludo e dos fios. Essa função pode acabar ressecando os fios cacheados e crespos, que naturalmente costumam sofrer com o ressecamento. Isso porque o seu formato, em espiral (cacheados) ou em “Z” (crespos), dificulta com que o óleo natural do couro cabeludo desça pelo comprimento do fio até as pontas. Isso faz com que este fio fique mais ressecado e frágil, já que o óleo natural do cabelo tem a função de nutrir e proteger os fios de danos externos.

Sendo assim, o shampoo hidratante serve para limpar enquanto hidrata os fios ressecados, ou seja, tem ação dois em um. Como os fios com curvatura sofrem mais com o ressecamento do que os outros tipos de fio, é importante que você opte por este tipo de shampoo sempre que foi higienizar as madeixas. Há também a opção de investir em um shampoo liberado, que oferece uma limpeza mais suave para estes tipos de fios, por ser livre de compostos detergentes como o sulfato. Além disso, muitas vezes estes shampoos, além de liberados, são desenvolvidos ainda com ativos hidratantes.

Saiba como usar o shampoo hidratante no dia a dia

Sabemos que os produtos hidratantes podem e devem ser usados por todos os tipos de fios, entretanto, nos fios mais finos e oleosos eles devem ser administrados com certa cautela para não pesar nos fios.

No caso dos cabelos cacheados e crespos, que geralmente não sofrem com oleosidade em excesso, não há o menor problema em usar o shampoo hidratante diariamente, inclusive, este é o ideal, já que se trata de um fio que precisa de muita hidratação.

Portanto, não há segredo! Aplique o shampoo hidratante nos fios molhados e massageie o couro cabeludo fazendo movimentos circulares suaves com as pontas dos dedos, mas sem utilizar as unhas. Depois disso enxágue e, de preferência, use uma máscara hidratante para um tratamento completo. Finalize com o condicionador.

Indicações de shampoo hidratante Salon Line

Quer conhecer alguns dos melhores shampoos hidratantes para limpar e tratar os seus cachinhos e crespinhos? Dá só uma olhada!

Shampoo Coco #todecacho com água, leite e olho de coco (liberado);
Shampoo Ultra Cachos S.O.S Hidratação 1 litro com azeite de oliva e d-pantenol;
Shampoo Hidra Original com vitaminas A e E, D-pantenol e óleo de coco;
Shampoo Hidratação Forte Maria Natureza com leite de coco e óleo de monoi (liberado);
Shampoo Bombástico S.O.S Bomba com babosa, D-pantenol, óleos ultra nutritivos e cafeína;
Shampoo Babosa #todecacho com babosa, alecrim e óleo de mamona (liberado);
Shampoo Coco S.O.S Cachos 1litro com óleo e manteiga de coco;
Shampoo Radiance S.O.S Cachos com óleo de abissínia, queratina líquida e biotina.

E aí, tá na hora de se jogar de cabeça no shampoo hidratante, não é mesmo!? Conta nos comentários qual o seu preferido!

Posts Recentes:

Posts mais acessados