Secure Adnxs

Descubra os benefícios da glicerina no cabelo e saiba como usá-la

por Salon Line

A glicerina está presente em muitos dos produtos que usamos diariamente, em especial os cosméticos. Mas você sabia que este ingrediente também pode ser utilizado nos cabelos para potencializar a hidratação? Pois é, no cuidado mais importante para a saúde dos fios, a glicerina pode ser uma ótima aliada para deixar os cabelos ainda mais […]

Descubra os benefícios da glicerina no cabelo e saiba como usá-la

A glicerina está presente em muitos dos produtos que usamos diariamente, em especial os cosméticos. Mas você sabia que este ingrediente também pode ser utilizado nos cabelos para potencializar a hidratação? Pois é, no cuidado mais importante para a saúde dos fios, a glicerina pode ser uma ótima aliada para deixar os cabelos ainda mais […]

Cabelos CacheadosCabelos CresposCabelos Ondulados
shutterstock 1169707624 630x420 - Descubra os benefícios da glicerina no cabelo e saiba como usá-la

A glicerina está presente em muitos dos produtos que usamos diariamente, em especial os cosméticos. Mas você sabia que este ingrediente também pode ser utilizado nos cabelos para potencializar a hidratação? Pois é, no cuidado mais importante para a saúde dos fios, a glicerina pode ser uma ótima aliada para deixar os cabelos ainda mais bonitos e hidratados. 

O que é glicerina?

A glicerina é um composto orgânico líquido e incolor encontrado em diversos produtos de higiene pessoal, cosméticos, alimentos e até mesmo medicamentos! Também conhecida como glicerol, é uma substância viscosa e solúvel em água que possui uma ampla variedade de aplicações. Poderosa, não é? 

A glicerina é um subproduto do processo de fabricação do sabão, sendo um dos principais componentes do óleo de coco e do óleo de palma. Isso justifica a sua ação extremamente hidratante. Ela também é amplamente utilizada como um agente umectante, que ajuda a reter a umidade e prevenir o ressecamento da pele, cabelo e couro cabeludo. A glicerina também é um ingrediente comum em produtos farmacêuticos, como xaropes, loções e cremes.

Como a glicerina age no cabelo?

rameez remy 3bBV5UDpnwA unsplash 630x788 - Descubra os benefícios da glicerina no cabelo e saiba como usá-la

Quando aplicada no cabelo, a glicerina ajuda a reter a umidade nos fios, o que é importante para prevenir o ressecamento e a quebra. Ela também pode ajudar a melhorar a aparência do cabelo, deixando-o com uma textura mais suave e brilhante.

Além disso, a glicerina também pode ajudar a potencializar a absorção de outros produtos capilares, ou seja, ela funciona como um agente de transporte, ajudando a levar os ingredientes até as camadas mais profundas no cabelo, o que pode aumentar sua eficácia.

A glicerina é um ingrediente seguro e não irritante para os fios, frequentemente usada em produtos para cabelos secos, danificados e também para o controle de frizz, pois ajuda a hidratar sem causar irritação. É também especialmente benéfica para pessoas com cabelos cacheados e crespos, já que essas curvaturas têm uma tendência natural a serem mais secas e propensos à quebra, e a glicerina pode ajudar a manter a hidratação e a definição dos cachos. 

Mas, a glicerina também pode ter efeitos colaterais em algumas pessoas. Em climas muito secos, por exemplo, a glicerina pode retirar a umidade do cabelo, causando ressecamento e frizz. Por isso, é importante que a glicerina seja usada em concentrações seguras e em combinação com outros ingredientes hidratantes, ok?

Como usar glicerina no cabelo?

shutterstock 1905433972 630x450 - Descubra os benefícios da glicerina no cabelo e saiba como usá-la

Agora que você já entendeu como a glicerina age no cabelo, chegou a hora de descobrir como usar esse produtinho poderoso nos seus fios para desfrutar de todos os benefícios:

Passo a passo de como aplicar glicerina no cabelo

Para ter um bom resultado com a glicerina nos fios é muito simples. Basta aplicá-la diretamente nas mechas ou misturá-la à sua máscara de hidratação favorita, veja:

1º passo: lave o cabelo com o seu shampoo de preferência;

2º passo: retire o excesso de água do cabelo com as mãos ou com um tecido de algodão;

3º passo: misture em um recipiente duas colheres de sopa de sua máscara de hidratação favorita com uma colher de sopa de glicerina vegetal;

4º passo: divida o cabelo em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, no comprimento e pontas, evitando a raiz; depois, prenda o cabelo em um coque e coloque uma touca plástica.

5º passo: aguarde 30 minutos e depois enxágue bem. Finalize com condicionador, enxágue de novo e deixe secar naturalmente.

Dicas e truques para não errar quando for aplicar glicerina no cabelo

shutterstock 2107015442 630x420 - Descubra os benefícios da glicerina no cabelo e saiba como usá-la

Fique de olho na umidade do ar no dia em que você fizer hidratação, já que a glicerina absorve a umidade e a leva para o fio. Se você utilizar a glicerina em um dia seco, ela não terá de onde retirar a umidade se não do seu próprio cabelo, deixando-o ainda mais ressecado.

O indicado é realizar a aplicação apenas nos dias em que a umidade do ar estiver a 70% ou mais. É possível verificar a umidade do ar em aplicativos de celular que mostram a previsão do tempo ou mesmo em sites na internet. Além disso, para deixar o ambiente ainda mais úmido, você pode borrifar água nos fios assim que aplicar a misturinha de glicerina com máscara capilar.

Se você está em uma região de clima seco, você pode diluir a glicerina em água com a ajuda de um borrifador ou misturá-la em algumas gotas de óleo vegetal. Por último, não use secador ou qualquer outra ferramenta de calor após aplicar glicerina nos fios. Estes aparelhos absorvem a umidade do cabelo, o que pode resultar em ressecamento. 

Gostou de conhecer os benefícios da glicerina? Você pode investir na glicerina para manter o cabelo hidratado, suave e brilhante, além de melhorar a absorção de outros ingredientes ativos. Mas só lembrando: embora seja um ingrediente seguro, é importante usá-la dentro do recomendado para garantir um resultado incrível. 

FAQ: Glicerina no Cabelo

Qual é o papel da glicerina no cabelo?

A glicerina é um agente umectante que atrai a umidade do ambiente para os cabelos, ajudando a mantê-los hidratados.

Como usar a glicerina no cabelo?

Aplique uma mistura de glicerina e água (proporção 1:1) nos cabelos úmidos. Isso ajuda a hidratar os fios, especialmente em climas secos.

A glicerina é adequada para todos os tipos de cabelo?

Geralmente, sim. Mas cabelos muito porosos podem absorver um excesso de umidade, causando inchaço. Faça um teste antes.

A glicerina pode ser usada em todas as estações do ano?

Ela é mais útil em climas secos, mas em climas úmidos pode fazer os cabelos reterem umidade excessiva, levando ao frizz.

Existem precauções ao usar glicerina no cabelo?

Mantenha a proporção glicerina-água equilibrada. Se seus cabelos ficarem pesados ou pegajosos, reduza a quantidade de glicerina.

5/5 - (6 votes)

Como fazer pré-shampoo: modo de uso e dicas para sua rotina de cuidados Penteados para ir para escola: inspiração para cabelinhos crespos e cacheados Saiba como adotar e usar o ativador de cachos na sua rotina Conheça a ghana braids e saiba como conquistar esse visual Cabelo cacheado loiro platinado