Secure Adnxs

Chega de fios caindo! Veja 5 receitas caseiras para queda de cabelo

por Salon Line

Só quem lida com falhas no couro cabeludo, fios no travesseiro, chuveiro e até mesmo no chão, sabe o quanto é desgastante ter que lidar com o cabelo caindo. Apesar de ser normal perdermos uma certa quantidade de fios, a queda das madeixas pode acontecer por diversos fatores, mas também pode ser facilmente tratada com […]

Chega de fios caindo! Veja 5 receitas caseiras para queda de cabelo

Só quem lida com falhas no couro cabeludo, fios no travesseiro, chuveiro e até mesmo no chão, sabe o quanto é desgastante ter que lidar com o cabelo caindo. Apesar de ser normal perdermos uma certa quantidade de fios, a queda das madeixas pode acontecer por diversos fatores, mas também pode ser facilmente tratada com […]

receitas caseiras para queda de cabelo capa 600x800 - Chega de fios caindo! Veja 5 receitas caseiras para queda de cabelo

Só quem lida com falhas no couro cabeludo, fios no travesseiro, chuveiro e até mesmo no chão, sabe o quanto é desgastante ter que lidar com o cabelo caindo. Apesar de ser normal perdermos uma certa quantidade de fios, a queda das madeixas pode acontecer por diversos fatores, mas também pode ser facilmente tratada com acompanhamento médico, receita caseira para queda de cabelo ou com produtos específicos.

Em média, caem em torno de 50 a 100 fios por dia, isso quando o ciclo de vida do fio está dentro do normal. Esse ciclo consiste em 3 etapas: a anágena, que é a fase de crescimento, a catágena, considerada intermediária para o desenvolvimento, e a telógena, que marca a morte e a queda. Diversos fatores podem causar uma queda capilar acima do nível natural, como  herança genética, calvície, estresse, alterações hormonais, alopécia, e até mesmo a falta de cuidados capilares.

Dependendo da quantidade de cabelos que você perde diariamente, pode estar na hora de procurar um médico tricologista (especialista em doenças do cabelo e do couro cabeludo) para investigar o motivo da queda. Mas, também é possível investir nos tratamentos naturais, perfeitos para auxiliar no combate à queda de cabelo. Afinal, o que é bom para queda de cabelo? Vamos dar uma olhadinha em algumas receitas para queda de cabelo e crescimento a seguir. 

Hidratação para queda de cabelo com babosa

fc9ee85a ed22 4e38 aa81 ba033ff72fa0 630x420 - Chega de fios caindo! Veja 5 receitas caseiras para queda de cabelo

Não é novidade para as cacheadas e crespas que a babosa possui ação hidratante fantástica, mas você sabia que ela também age no combate à queda capilar? Isso porque ela regenera e nutre os fios, além de limpar os folículos capilares. Veja o passo a passo de como usar a babosa no cabelo:

  • 1º passo: remova a substância gelatinosa de dentro da folha da babosa e coloque-a em um recipiente. Você pode misturá-la com uma máscara de hidratação para deixá-la com uma consistência mais cremosa;
  • 2º passo: aplique a mistura nos cabelos úmidos e limpos: se usar somente a babosa, aplique também no couro cabeludo. Massageie suavemente;
  • 3º passo: deixe agir por 30 minutos e, em seguida, enxágue e finalize como preferir. 

Receita caseira para queda de cabelo com ovo, óleo de coco e óleo de melaleuca

e0991f8b 4b31 4ee5 ae62 414c9fe07411 630x420 - Chega de fios caindo! Veja 5 receitas caseiras para queda de cabelo

Outro ingrediente poderoso, barato e que todo mundo tem em casa é o ovo. A gema é rica em proteínas, gorduras e biotina; a clara contém enzimas de bactérias que ajudam na remoção de oleosidade e limpeza dos fios.

Esse ingrediente também contém diversos minerais, vitaminas e aminoácidos que nutrem o couro cabeludo. Esta receitinha também leva óleo de coco e óleo de melaleuca, ingredientes ricos em nutrientes. Veja a receita:

  • 1º passo: quebre um ovo inteiro em uma tigela e, em seguida, acrescente uma colher de sopa de óleo de coco e uma colher de sopa de óleo de melaleuca.
  • 2º passo: aplique no couro cabeludo, massageando suavemente com a ponta dos dedos. Deixe agir por 20 minutos.
  • 3º passo: enxágue e finalize como preferir.

Receita caseira para queda de cabelo com folhas de goiaba

b7e56ab9 4481 47ca ad7f aa21b2386c17 630x413 - Chega de fios caindo! Veja 5 receitas caseiras para queda de cabelo

Ricas em vitaminas A, B e C, as folhas de goiaba possuem nutrientes anti-inflamatórios, analgésicos, antimicrobianos e antioxidantes que nutrem os folículos pilosos e promovem o crescimento de novos fios. Esse ingrediente também é rico em fibras e potássio, sendo indicado até mesmo para o tratamento de calvície.

Nessa receita natural para queda de cabelo, coloque em uma panela 1 litro de água e algumas folhas de goiaba frescas e deixe ferver por 20 minutos. Em seguida, coe e deixe esfriar. Quando estiver frio, aplique o líquido no couro cabeludo e massageie por alguns minutos e, depois, deixe agir por 2 horas.

Receita caseira para queda de cabelo com vinagre de maçã e óleo essencial de sálvia

cfca7bb2 3986 44f7 8735 7091d3362d3a 630x420 - Chega de fios caindo! Veja 5 receitas caseiras para queda de cabelo

Outra receita natural para a queda de cabelo é a de vinagre de maçã. Esse ingrediente ajuda a selar as cutículas, regula o pH do couro cabeludo e até combate a caspa. Sua composição também carrega aminoácidos, vitaminas e minerais, além de ácidos orgânicos. 

Nesta receita, ele é utilizado junto com o óleo essencial de sálvia, que contém propriedades antibacterianas e antivirais, além de estimular a circulação sanguínea. Veja como acabar com a queda de cabelo em casa:

  • 1º passo: em um recipiente com 300ml de água filtrada, acrescente 2 colheres de sopa de vinagre de maçã e 2 gotas de óleo essencial de sálvia;
  • 2º passo: coloque a mistura em um borrifador e aplique por todo o cabelo, e deixe agir por 15 minutos;
  • 3º passo: enxágue e finalize como quiser.

Receita caseira para queda de cabelo com óleo essencial de alecrim e hortelã 

3b1621bc dae5 4dd1 88d9 564f6c55fd66 630x420 - Chega de fios caindo! Veja 5 receitas caseiras para queda de cabelo

Os óleos de alecrim e de hortelã também são ótimos no tratamento contra a queda capilar. Isso porque ambos ativam a circulação do couro cabeludo, nutrindo a região e estimulando o crescimento dos fios. Veja com utilizá-los:

  • 1º passo: coloque em um potinho 1 colher de sopa de óleo vegetal, 3 gotas de óleo essencial de alecrim e 3 gotas de óleo essencial de hortelã e misture;
  • 2º passo: depois, aplique a mistura no couro cabeludo fazendo massagem com a ponta dos dedos e deixe agir por 1 hora.
  • 3º passo: lave e finalize como de costume.

Salon Line recomenda:

Por aqui, nós somos fãs das misturinhas caseiras, mas hoje em dia, o que não faltam são produtos cosméticos de alta eficiência quando o assunto é crescimento capilar saudável e prevenção da queda de cabelo. Veja os nossos favoritos:

A linha SOS Bomba Antiqueda da Salon Line conta com Shampoo, Condicionador, Máscara de Hidratação e Tônico Fortalecedor. Sua fórmula conta com whey protein, vitamina A, D-pantenol, biotina, óleo de rícino e café para garantir hidratação, força, saúde e crescimento saudável e acelerado, sendo possível notar o resultado após 15 dias de uso.

Dúvidas Frequentes

Quais são algumas causas comuns da queda de cabelo?

A queda de cabelo pode ser causada por vários fatores, como genética, desequilíbrios hormonais, estresse, dieta inadequada e cuidados capilares inadequados.

O que pode ser quando o cabelo está caindo muito?

A queda de cabelo intensa pode manifestar-se por variados motivos, tais como desequilíbrios hormonais, ingestão de certos medicamentos, falta de nutrientes, anemia, estresse, e ainda surgir após procedimentos cirúrgicos, partos e condições de saúde, como a COVID-19.

Existem receitas caseiras eficazes para tratar a queda de cabelo?

Algumas pessoas relatam bons resultados com receitas caseiras, mas é importante lembrar que a eficácia pode variar. Uma receita popular envolve a aplicação de óleo de coco no couro cabeludo e massagem suave, deixando-o agir por algumas horas antes de lavar.

Qual a melhor hidratação para queda de cabelo?

Uma sugestão altamente eficaz para lidar com a queda capilar, e amplamente adotada nos rituais de cuidado capilar, é a aplicação da hidratação com babosa. Conhecida também como aloe vera, essa planta possui propriedades hidratantes poderosas, fortalecendo as fibras capilares, prevenindo a queda e estimulando o crescimento natural.

A cebola pode ajudar na queda de cabelo?

Alguns acreditam que o suco de cebola pode estimular o crescimento capilar devido às suas propriedades antioxidantes e ao enxofre. No entanto, o cheiro pode ser desagradável e os resultados podem variar.

Como fazer uma máscara capilar de ovo para queda de cabelo?

Misture um ovo com uma colher de sopa de azeite e uma colher de chá de mel. Aplique essa mistura no couro cabeludo e ao longo dos fios, deixe agir por cerca de 20-30 minutos e lave bem com água morna.

Quais precauções devo tomar ao usar receitas caseiras para queda de cabelo?

Antes de experimentar qualquer receita caseira, faça um teste de alergia para garantir que você não seja sensível a nenhum ingrediente. Além disso, lembre-se de que resultados podem variar e, se a queda de cabelo persistir, é recomendável consultar um profissional de saúde ou dermatologista para avaliar a situação.

Rate this post

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
Trança box braid loira? Sim! Fique por dentro desse estilo Como usar a Gelatina Capilar Salon Line? Penteado fácil para o Dia dos Namorados Penteados para o estilo baddie Goddess braids: tudo sobre a trança deusa
Pular para o conteúdo