Secure Adnxs

Saiba tudo sobre psoríase capilar e seus tratamentos

por Carolina Glogovchan

Você já ouviu falar sobre psoríase capilar? De maneira geral, muitas pessoas conhecem a psoríase associada à pele, em que a pessoa apresenta lesões avermelhadas e descamação. Mas, a psoríase também pode ser capilar, de forma a afetar o couro cabeludo, causando irritação, descamação e vermelhidão. Conheça mais sobre a psoríase capilar. O que é […]

Saiba tudo sobre psoríase capilar e seus tratamentos

Você já ouviu falar sobre psoríase capilar? De maneira geral, muitas pessoas conhecem a psoríase associada à pele, em que a pessoa apresenta lesões avermelhadas e descamação. Mas, a psoríase também pode ser capilar, de forma a afetar o couro cabeludo, causando irritação, descamação e vermelhidão. Conheça mais sobre a psoríase capilar. O que é […]

Você já ouviu falar sobre psoríase capilar? De maneira geral, muitas pessoas conhecem a psoríase associada à pele, em que a pessoa apresenta lesões avermelhadas e descamação. Mas, a psoríase também pode ser capilar, de forma a afetar o couro cabeludo, causando irritação, descamação e vermelhidão. Conheça mais sobre a psoríase capilar.

O que é psoríase capilar e quais suas causas?

A psoríase capilar é uma forma de psoríase que afeta o couro cabeludo, apresentando lesões avermelhadas, descamação intensa e coceira. A causa exata da psoríase capilar não é totalmente compreendida, mas acredita-se que envolva uma resposta anormal do sistema imunológico, levando à inflamação e hiperproliferação das células da pele.

Sintomas de psoríase capilar

Pessoas com psoríase capilar sentem um grande desconforto associado à coceira, e a descamação das manchas que ficam brancas e secas. Assim, é possível elencar os seguintes sintomas:

  • Descamação intensa no couro cabeludo;
  • Lesões avermelhadas e inflamadas;
  • Coceira intensa;
  • Sensação de queimação ou dor no couro cabeludo;
  • Queda de cabelo nas áreas afetadas.

O que causa psoríase capilar?

shutterstock 2232256319 1 630x420 - Saiba tudo sobre psoríase capilar e seus tratamentos

De maneira geral, a psoríase capilar é uma condição multifatorial, com influência genética e ambiental. Fatores como estresse, infecções, clima e uso de certos medicamentos podem desencadear ou agravar os sintomas da psoríase capilar em pessoas já predispostas geneticamente.

Além disso, o desenvolvimento da doença também é frequentemente associado a alterações autoimunes do organismo, em que as próprias células do sistema imunológico atacam o organismo, levando à inflamação da pele e aparecimento dos sintomas.

A psoríase capilar tem cura?

shutterstock 2408068125 1 630x407 - Saiba tudo sobre psoríase capilar e seus tratamentos

Diferente da foliculite, não há cura definitiva para a psoríase capilar. No entanto, é possível controlar os sintomas da psoríase e melhorar a qualidade de vida por meio de tratamentos adequados e seguidos corretamente. O acompanhamento médico especializado é fundamental para estabelecer um plano de tratamento personalizado e eficaz.

Recomenda-se que no período da crise o couro cabeludo esteja sempre limpo e hidratado, e que o tratamento seja contínuo e persistente, pois os resultados para manter o couro cabeludo saudável não são imediatos.

Tratamento para psoríase capilar caseiro

Além dos tratamentos médicos prescritos, algumas medidas caseiras podem ajudar a aliviar os sintomas da psoríase capilar. Confira:

  1. Hidratação adequada: Manter o couro cabeludo bem hidratado pode ajudar a reduzir a descamação e a coceira. Opte por shampoos suaves e sem ingredientes irritantes.
  1. Evitar coçar: Embora a coceira seja um sintoma comum, coçar o couro cabeludo pode piorar a inflamação e a descamação. Procure manter as unhas curtas e evite coçar as lesões.
  1. Alimentação saudável: Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode fortalecer o sistema imunológico e contribuir para o controle dos sintomas da psoríase capilar.
  1. Compressas de camomila: A aplicação de compressas de chá de camomila no couro cabeludo pode ajudar a acalmar a irritação e reduzir a inflamação.

Com essas informações, ficou um pouco mais fácil compreender a psoríase capilar. Ao se deparar com esses sintomas ou diagnóstico, não desanime! Faça o acompanhamento e o tratamento correto para manter o couro cabeludo saudável, e suas madeixas sempre bonitas.

5/5 - (1 vote)

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
Trança box braid loira? Sim! Fique por dentro desse estilo Como usar a Gelatina Capilar Salon Line? Penteado fácil para o Dia dos Namorados Penteados para o estilo baddie Goddess braids: tudo sobre a trança deusa
Pular para o conteúdo