Você se lembra daquele pente de madeira que os seus pais ou avós costumavam ter no banheiro? Ou aquele que a sua mãe usava pra desembaraçar o seu cabelo quando você era criança? Então, ele pode ser o melhor amigo dos seus cachos. Eu vou te contar os principais motivos pra isso!
1. Ajudam na hora de desembaraçar
Os dentes de madeiras são muito mais firmes e menos maleáveis do que os dentes de um pente de plástico. Por isso, eles conseguem passar pelos nós do cabelo com mais facilidade, evitando a quebra dos fios. O ideal é começar a desembaraçar o cabelo das pontas em direção à raiz.
2. Evitam o frizz
Sabe aquele experimento de esfregar um pente de plástico no couro cabeludo e depois fazer com que pedacinhos de papel grudem nele? Então, isso acontece por causa da energia estática e é essa energia que esse tipo pente produz quando passa pelo cabelo. Assim, da mesma forma que o acessório atrai os papéis ele também atrai os fios, fazendo com que eles arrepiem e causem frizz. Já os pentes de madeira possuem ação antiestática e, portanto, não produzem esse tipo de energia, o que faz com que o frizz diminua.
3. Suavizam a pele do couro cabeludo
A madeira tende a ser muito menos abrasiva no couro cabeludo do que o plástico, ou seja, esse tipo de pente é perfeito pra quem tem a região sensível, pois evita arranhões ou irritação.
4. Absorvem o excesso de produto do cabelo
Por serem mais porosos, os pentes de madeira conseguem absorver parte dos produtos e óleos naturais presentes nos fios. Dessa forma, o acessório vira uma “reserva de hidratação” e ajuda a dar aquele up no cabelo toda vez que você o penteia.
5. São amigos da natureza
Além de tudo isso, o pente de madeira é muito mais ecológico! Ele não vai demorar anos e anos pra se decompor depois que não puder mais ser utilizado.
E aí, motivos suficientes pra você trocar o seu pente normal por um pente de madeira? Vale até reutilizar aquele pente antigo que tá no fundo da gaveta, heim?