Secure Adnxs

Hidratação de salão: dicas para fazer na sua casa

por Carolina Glogovchan

Quem não ama aquele resultado profissional nos fios? E quando o assunto é hidratação, melhor ainda! Fazer hidratação para os cabelos em casa e conseguir um resultado de salão pode ser bem mais fácil do que você imagina! Você só precisa seguir os passos certos para chegar ao resultado desejado, e o melhor: são ações […]

Hidratação de salão: dicas para fazer na sua casa

Quem não ama aquele resultado profissional nos fios? E quando o assunto é hidratação, melhor ainda! Fazer hidratação para os cabelos em casa e conseguir um resultado de salão pode ser bem mais fácil do que você imagina! Você só precisa seguir os passos certos para chegar ao resultado desejado, e o melhor: são ações […]

Cabelos CacheadosCabelos OnduladosCuidados

Quem não ama aquele resultado profissional nos fios? E quando o assunto é hidratação, melhor ainda! Fazer hidratação para os cabelos em casa e conseguir um resultado de salão pode ser bem mais fácil do que você imagina! Você só precisa seguir os passos certos para chegar ao resultado desejado, e o melhor: são ações bem simples, mas que fazem uma grande diferença. Bora conferir? 

Como fazer hidratação de salão?

Realizar uma hidratação caseira com nível de salão em casa é, sim, possível e é uma maneira eficaz de revitalizar os cabelos sem gastar muito. Para começar, a primeira dica aqui é lavar os fios com um shampoo adequado ao seu tipo curvatura, preferencialmente um shampoo transparente ou de limpeza profunda para remover completamente qualquer resíduo e preparar os fios para receberem o tratamento. 

Para os cabelos cacheados e crespos que são, naturalmente, mais ressecados, é importante considerar uma boa escolha de shampoo, de forma a já iniciar o tratamento no fio, diretamente na lavagem. Por isso, considere a linha #todecacho nessa hora.

Vale destacar que hidratar o cabelo em casa oferece inúmeros benefícios. Além de ser uma opção mais econômica em comparação aos tratamentos de salão, esse tratamento proporciona uma flexibilidade maior para adaptar produtos específicos às necessidades únicas da sua curvatura. A regularidade da hidratação caseira pode resultar em fios mais saudáveis, brilhantes e resilientes, já que você tem a liberdade de cuidar deles conforme percebe mudanças em sua textura ou aparência.

Além disso, criar um ritual de cuidados em casa, como um cronograma capilar completo, pode se transformar em um momento de autocuidado e relaxamento, beneficiando não apenas a saúde capilar, mas também o bem-estar emocional.

Como fazer hidratação de salão em casa?

Para fazer uma boa hidratação de salão em casa é preciso seguir alguns passos:

Hidratação 1º passo: a hora da lavagem

Sim, uma das partes mais importantes para conquistar o resultado de hidratação de salão é a lavagem. O shampoo certo, além de limpar os fios, irá abrir as escamas do cabelo. Uma vez com as escamas abertas, o fio está pronto para receber a hidratação. Mas, atenção: não esfregue o shampoo nos fios, pois isso irá ressecar, aplique o produto e apenas massageie a raiz. A quantidade de espuma e shampoo que escorre, já vai limpando  o restante.

Hidratação 2º passo: Aplicando a máscara de forma correta

Não basta somente colocar a mão dentro do pote de creme, passar no cabelo e aguardar. Existe todo um processo para conseguir um bom resultado. É preciso primeiramente separar uma quantidade de creme de hidratação, e aqui evitar colocar a mão dentro do pote é um ponto a ser observado. Afinal, por mais limpas que as mãos estejam, sempre pode ter alguma sujeirinha, impossível de ver a olho nú, e isso pode alterar a fórmula do produto. Portanto use uma espátula ou colher de plástico.

Após separar a quantidade ideal para seus fios, e retirar o excesso de água dos cabelos com uma toalha, é hora de aplicar a máscara mecha por mecha, iniciando pela nuca, e massageando bem em cada etapa. A verdade é que quanto mais você massagear e enluvar, melhor.

Hidratação 3º passo: Selando as escamas

Os procedimentos anteriores, fazem com que a hidratação penetre profundamente nos fios, e para finalizar esse procedimento, é indicado o uso do condicionador. Muitas pessoas acham que porque hidratam, não precisam condicionar, e isso pode impedir o resultado de salão. Essa etapa é importante, pois o condicionador irá selar as escamas que foram abertas pelo shampoo, garantido que a hidratação fique nos fios por mais tempo.

Atualmente, já existem máscaras que têm um pH equilibrado, que promovem o fechamento natural das cutículas. Nesse caso, é fundamental ler os rótulos para garantir que a fibra capilar vai reter os nutrientes da hidratação. 

A cada quanto tempo se faz a hidratação de salão?

A frequência da hidratação capilar, seja no salão ou em casa, varia de acordo com as necessidades específicas de cada tipo de cabelo e os fatores externos a que ele é exposto. 

De maneira geral, para cabelos normais a secos, recomenda-se uma hidratação a cada 15 dias. Já para cabelos mais danificados, ressecados ou que passaram por processos químicos, como coloração, o ideal é realizar a hidratação semanalmente.

Cabelos oleosos podem se beneficiar de uma hidratação a cada três semanas, concentrando o produto nas pontas e evitando a raiz. Mas, é sempre importante observar a resposta do seu cabelo ao tratamento e ajustar a frequência conforme necessário para manter os fios saudáveis e vibrantes.

FAQ 

Ainda com dúvidas sobre como fazer uma hidratação de salão em casa? Confira nossas respostas às dúvidas mais frequentes:

Quanto tempo demora uma hidratação no cabelo no salão?

Tanto no salão,  como em casa, o procedimento de hidratação leva cerca de 20 a 30 minutos e seus efeitos podem ser observados por aproximadamente 20 dias. No entanto, conforme as características dos seus fios, vale reforçar o trabalho semanalmente no cronograma capilar ou a cada quinze dias.

Como fazer uma boa hidratação em cabelos cacheados?

Para fazer uma boa hidratação em cabelos cacheados, considere usar um shampoo hidratante, indicado para fios com curvaturas. Em seguida, separe os fios em mechas e aplique sua máscara de hidratação favorita. Deixe agir pelo tempo recomendado na embalagem, e enxágue. Por fim, sele as cutículas do fio usando um condicionador, enxágue novamente e finalize como de costume.

É necessário usar condicionador após a hidratação?

Algumas pessoas acreditam que o condicionador é essencial para finalizar a hidratação dos fios. Mas, como agora muitas máscaras já possuem um pH equilibrado, promovendo o fechamento natural das cutículas, o uso do condicionador pode ser dispensado. A dica aqui, portanto, é sempre avaliar os rótulos da embalagem para entender a ação do produto nos fios. 

O que fazer para tirar o ressecamento do cabelo?

Para tirar o ressecamento dos fios, especialmente, dos cacheados e crespos, o mais recomendado é fazer hidratações semanais, preferencialmente com máscaras enriquecidas com nutrientes, vitaminas e óleos vegetais, para restaurar a vitalidade dos fios. No entanto, conhecendo as particularidades do fio, vale inserir a hidratação dentro de um cronograma capilar, com procedimentos de nutrição e reconstrução dentro de um período de quatro semanas.

O que acontece se deixar muito tempo a hidratação no cabelo?

Quem pensa que deixar a máscara de tratamento nos cabelos por um período muito além do recomendado, acreditando que isso vai potencializar a hidratação, se engana. Após o tempo indicado, a máscara não amplia seus efeitos nos fios e você só gasta tempo. Por isso, fique de olho no tempo de ação descrito na embalagem.

Agora que você já sabe como fazer uma hidratação de salão em casa, não precisa mais agendar horário, hein? Beneficie-se do autocuidado e mantenha seus cabelos sempre saudáveis e cheios de vida!

Rate this post

Quem leu gostou dessas:

Consentimento de Cookies com Real Cookie Banner
Penteado fácil para o Dia dos NamoradosPenteados para o estilo baddieGoddess braids: tudo sobre a trança deusaPenteados fáceis para cabelos curtosCabelo loiro mel: dicas para adotar o tom
Pular para o conteúdo