Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

“Penteia esse cabelo”: por que não devemos dizer essa frase preconceituosa para cacheadas e crespas?

Preconceito com cabelos afros 630x420 - “Penteia esse cabelo”: por que não devemos dizer essa frase preconceituosa para cacheadas e crespas?

Além de desembaraçar os fios, a escovação capilar tem como principal objetivo distribuir a oleosidade natural do couro cabeludo para toda a extensão e pontas. Apesar de ser um hábito comum para pessoas com todos os tipos de cabelo, porém, ainda há quem acredite ele se limita apenas aos fios lisos.

Apesar do forte movimento de aceitação do cabelo crespo, o preconceito contra esse tipo de fio ainda afeta homens e mulheres diariamente. Além de desconhecerem completamente a rotina de cuidados com fios tipo 3 ou 4abc, muitas pessoas palpitam no tratamento que as cacheadas e crespas dão aos seus cabelos.

Prova disso é que a maioria das pessoas que usam o cabelo volumoso já ouviu a frase “penteia esse cabelo”. Mesmo que a intenção de quem diz algo desse tipo não seja das piores, há um problema muito grande em fazer comentários do gênero. Quer entender por quê? Calma, a gente te explica:

Frases como essas reforçam o racismo velado e o preconceito com o cabelo crespo

Durante o período escravocrata brasileiro, a cultura e a identidade dos povos negros e africanos hostilizada: suas vestimentas, sua religião, seus acessórios e até mesmos os seus traços físicos, como a pele escura, os narizes largos, os lábios “carnudos” e o cabelo em espiral. Como consequência disso, ainda nos dias atuais, muitos comentários maldosos, perguntas, piadas e expressões ainda aparecem para reforçar estereótipos racistas de forma velada, mas não menos preconceituosa.

O volume é uma característica natural dos cabelos crespos

Muito do preconceito com cabelos afros se deve ao fato desse tipo de cabelo apresentar bastante volume no topo e nas laterais da cabeça, o que pode parecer “esteticamente estranho” para quem sempre esteve acostumado a exaltar fios lisos e “lambidos”. No entanto, vale lembrar que o volume é uma característica natural especialmente dos crespos, que também podem apresentar frizz e pouca definição – e é claro que não há nada de errado com algo que faz parte da natureza dos fios 4abc.

Pente de cerdas finas acabam com a definição dos fios com curvatura

O mito de que os cabelos cacheados e crespos não podem ser penteados é tão antigo que tem até música que questiona: “qual é o pente que te penteia?”. Para os desavisados, esse pente se chama pente garfo e ele é um verdadeiro aliado de quem tem fios com curvatura – inclusive porque as versões de cerdas finas acabam com a definição e ainda estimulam o frizz. Historicamente, o pente garfo tem origem Africana datada em mais de 6 mil anos Antes de Cristo e traz uma história de simbologia e resistência.

Cacheadas e crespas cuidam – muito bem – de seus cabelos

Você já parou para pensar que, além de ser uma atitude preconceituosa e invasiva, questionar uma pessoa sobre os cuidados que ela tem com o próprio cabelo também é ofensivo? Ao dizer que alguém deveria pentear o cabelo, você está deduzindo que aquela pessoa não toma os devidos cuidados com o seu cabelo, sendo que cacheadas e crespas cuidam muito bem de seus cabelos – e até melhor que as lisas, inclusive. E agora que você já sabe porque não devemos “mandar” cacheadas e crespas pentearem seus cabelos, aproveite e entenda também por que o termo “cabelo bombril” é racista.

Posts Recentes: