Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Saiba para que serve a elastina no cabelo

elastina 630x421 - Saiba para que serve a elastina no cabelo

Quem tem o cabelo cacheado ou crespo e faz uso de produtos de tratamento com certeza já reparou que, em muitos deles, há um componente chamado elastina. Isso porque, apesar de pouco conhecida, a elastina traz muitos benefícios aos fios.

Também muito presente nos cosméticos para o rosto, esse componente completa a resistência à tração das fibras de colágeno, sustentando a pele e evitando o seu envelhecimento.

E por falar em colágeno, é importante lembrar que ele também trabalha juntamente à elastina no apoio aos fios do cabelo. No entanto, o corpo humano deixa de produzir a elastina em grande escala assim que atinge a fase da puberdade.

Sem esse “reabastecimento” de elastina, então, o colágeno começa a perder sua elasticidade e, conscequentemente, enfraquece. Justamente por isso, investir em produtos e tratamentos com a elastina é fundamental.

Para que serve a elastina no cabelo

Mas, afinal, o que a elastina faz no cabelo? A resposta é simples: a elastina é uma proteína de função estrutural que forma fibras elásticas. No cabelo, ela forma fibras que são responsáveis por manter a elasticidade, a flexibilidade e a resistência dos fios.

Ao utilizar produtos capilares com esse componente, você garante a reestruturação da elasticidade das madeixas, trazendo vitalidade e deixando o fio mais resistente à agressões futuras – como à poluição, ao vento e a fatores como o uso constante de secador e prancha, por exemplo.

A elastina também contibui para que o cabelo fique selado e realinhado, além de dar mais força, evitar a quebra e proporcionar um aspecto mais saudável aos fios.

Quem pode usar elastina no cabelo

Essa proteína pode ser encontrada em produtos para todos os tipos de fios: lisos, ondulados, cacheados e crespos. No entanto, apesar de ser muito presente em produtos para fios com curvatura, a elastina é indicada, principalmente, para cabelos com química.

Quem tem o cabelo muito oleoso também deve evitar usar elastina, bem como o colágeno e a elastina, pois eles podem acabar ocasionando uma queda de cabelo.

Como usar elastina

Por mais que essa proteína apresente benefícios notáveis para os fios, ela deve ser usada com moderação. Isso porque, se usada com muita frequência, o cabelo pode acabar ficando com um aspecto pesado e sem movimento.

Também é indicado evitar a aplicação direto no couro cabeludo. Por isso, o ideal é sempre usar produtos que contenham elastina na fórmula, já que, dessa forma, a quantidade vem na medida certa para cuidar dos seus fios. Em caso de dúvida, converse com o seu/sua cabeleireiro(a) e descubra qual tratamento é melhor para o seu cabelo.

Posts Recentes:

Posts mais acessados