Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Cúrcuma e açafrão no cabelo: veja os benefícios e como usar

curcuma e acafrao no cabelo 630x420 - Cúrcuma e açafrão no cabelo: veja os benefícios e como usar

A cúrcuma e o açafrão são duas especiarias muito famosas na culinária, mas você sabia que elas podem ser usadas também no mundo da beleza? Pois é: os benefícios destes dois ingredientes, famosos por fazerem bem à saúde e darem cor e vida aos alimentos, também carregam muitas vantagens para adicionar na sua rotina de beleza, e para quem está precisando de uma revitalizada nos fios, a cúrcuma e o açafrão no cabelo podem ajudar.

A cúrcuma e o açafrão ganharam popularidade nas rotinas de autocuidado graças ao boom da medicina ayurveda, uma terapia milenar que foca no equilíbrio do corpo e da mente para uma vida saudável e longa. Justamente por ser natural, essas duas especiarias fazem parte de diversos rituais da ayurveda, incluindo os de beleza. Para incluir os ingredientes na sua rotina capilar e te ensinar como aproveitar os benefícios, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre a cúrcuma e o açafrão e, de quebra, algumas receitinhas e dicas de como usar no cabelo.

Propriedades e benefícios do açafrão e da cúrcuma para o cabelo

Reconhecida pela sua cor forte em tom de laranja, a cúrcuma é uma especiaria com propriedades anti-inflamatórias, além de ter altos níveis de ferro, manganês, vitamina B6, fibras e potássio. Estas propriedades transformam a cúrcuma em uma poderosa aliada do tratamento capilar justamente por ser rica em minerais e ter propriedades antioxidantes, que ajudam a purificar os fios e o couro cabeludo, eliminando toxinas e bactérias.

Apesar de terem sabores e aromas diferentes, as propriedades do açafrão são as mesmas da cúrcuma, e ambos, quando utilizadas nos cabelos, oferecem diversos benefícios, são eles:

– Promove um peeling natural, removendo células mortas que podem obstruir a circulação do couro cabeludo;

– Fortalece a fibra capilar, deixando os cabelos mais resistentes;

– Aumenta a circulação sanguínea, promovendo o crescimento capilar;

– Elimina a caspa;

– Clareia os fios de forma natural.

Descubra como usar cúrcuma ou açafrão no cabelo

Por serem ingredientes naturais com benefícios para os cabelos, o açafrão e a cúrcuma podem ser aplicados diretamente nos fios, ou fazendo parte de receitinhas caseiras para hidratar, nutrir e reconstruir as madeixas. Veja abaixo quais são as principais dúvidas e utilizações destas especiarias no cabelo:

Açafrão faz o cabelo crescer?

Por causa de suas propriedades antioxidantes, o açafrão e a cúrcuma agem para eliminar toxinas, impurezas e células mortas que podem se acumular no couro cabeludo e comprometer a circulação sanguínea. Assim, ela contribui para o crescimento capilar acelerado.

A cúrcuma pode ser utilizada para prevenir a queda de cabelo?

Muitos casos de queda de cabelo se devem a algum tipo de inflação ou enfraquecimento dos fios. Graças às suas propriedades anti-inflamatórias e sua composição rica em minerais e vitaminas que fortalecem os cabelos, a cúrcuma e o açafrão podem ser utilizados no tratamento antiqueda.

Pode usar açafrão no cabelo para clarear os fios?

Assim como a camomila, recentemente descobriu-se o poder da cúrcuma e do açafrão no clareamento capilar, se usado de forma frequente e correta. Mas é importante notar que, apesar de clarear os fios, ambas as especiarias possuem uma tonalidade laranja, logo, pode configurar um tom mais escuro que o loiro. Veja abaixo o passo a passo da receitinha para clarear o cabelo com cúrcuma ou açafrão:

Você vai precisar de:

– 1 colher de sopa de açafrão ou cúrcuma;
– 100ml de água;
– 2 sachês de chá de camomila;

Dilua a cúrcuma e o açafrão na água quente, coloque os sachês de chá e abafe por 15 minutos. Depois de descansar, coe a mistura. Após, coloque-a em um borrifador e aplique nos fios secos e sujos, evitando a raiz. Depois, prenda e coloque uma touca térmica. Deixe agir por 30 minutos e enxágue. Para conseguir resultados notáveis, utilize a misturinha 2 vezes por semana.

Pode colocar açafrão no shampoo?

Para estimular o crescimento capilar, você pode acrescentar a cúrcuma ou o açafrão no shampoo. Este truque garante os benefícios das especiarias toda vez que você lavar os cabelos. É só adicionar uma colher de sopa de qualquer uma das duas no seu shampoo favorito e usar como de costume.

Açafrão e cúrcuma no cabelo: veja as receitas

Você é fã de receitas caseiras para cuidar dos cabelos? Então, se liga nesses dois rituais de cuidado capilar com açafrão e cúrcuma para experimentar e inserir na sua rotina:

1. Cúrcuma e açafrão com óleo de coco

Nesta receita, você aproveita todos os benefícios da cúrcuma e do açafrão aliados ao óleo de coco — um poderoso ingrediente, riquíssimo em ácidos graxos, vitamina E e nutrientes para repor a força dos fios e fortalecer ainda mais os cabelos. Você ainda pode substituí-lo por óleo de rícino, outro aliado do crescimento capilar acelerado.

Você vai precisar de:

– 1 colher de chá de açafrão
– 1 colher de chá de cúrcuma
– 50ml de óleo de coco vegetal

Como fazer?

Basta misturar todos os ingredientes, até atingir uma mistura homogênea. Depois, aplique nos fios e deixe agir por 30 minutos. Lave em seguida e finalize como de costume.

2. Cúrcuma e açafrão com gengibre ralado

Além de ser um poderoso antioxidante, o gengibre também é vasodilatador, estimulante e rico em potássio, vitaminas e minerais. Este ingrediente é perfeito para adicionar massa capilar para fios fracos e quebradiços, além de também estimular o crescimento capilar.

Você vai precisar de:

– 1 colher de chá de açafrão
– 1 colher de chá de cúrcuma
– 1 colher de chá de gengibre ralado
– 50ml de óleo de coco ou de rícino;

Como fazer?

Basta misturar todos os ingredientes, e deixar descansar por 24 horas. Depois, coe para eliminar os pedacinhos de gengibre, aplique nos fios e deixe agir por 1 hora. Lave em seguida e finalize como de costume.

Rate this post

Posts Recentes: