Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Barba crespa: existe um jeito certo de cuidar?

barba crespa 9 - Barba crespa: existe um jeito certo de cuidar?

Cada vez mais os homens vêm cuidando da aparência e um dos maiores “hypes” das últimas temporadas é ostentar aquela barba bacana que chama a atenção. Com o reaparecimento das antigas barbearias, os mais novos estilos de barbas foram se destacando e, com isso, a necessidade de mantê-las sempre em dia. Nesse momento é que surge a dúvida: será que uma barba crespa exige um cuidado especial? É isso que vamos descobrir hoje!

Primeiro de tudo: como saber se a sua barba é crespa?

A primeira dica para reconhecer uma barba é compará-la a um cabelo crespo comum, pois pode ser bem parecida. A diferença entre a barba e o cabelo crespo é que os pelos do rosto podem ter um aspecto mais frisado. Além disso, a barba também pode parecer mais ressecada e frágil do que o cabelo. Outra maneira para diferenciar uma barba crespa de outro tipo de barba é observar sua textura e estética. Comparada com outros tipos de barba, a crespa é mais grossa e também possui maior volume.

barba crespa 2 - Barba crespa: existe um jeito certo de cuidar?

Aprendendo a cuidar da sua barba crespa!

Não é que apenas a barba crespa precisa de um cuidado especial, a grande questão é que cada tipo de barba, assim como os fios de cabelo comuns, possuem características que pedem um tratamento específico. Afinal, assim como nenhum cabelo é igual, nenhuma barba é igual também. No caso da barba crespa, além de todos os cuidados comuns a todos os tipos de fios faciais, é legal ficar de olho na hidratação e, principalmente, na nutrição dela. Dá só uma olhada nas dicas!

barba crespa 1 - Barba crespa: existe um jeito certo de cuidar?

Limpeza frequente é essencial

Na hora de lavar a sua barba, o que mais deve ser levado em conta são os seus hábitos e características. Por exemplo, é essencial lavar a barba sempre que você for comer algo mais complicado, que suje os seus pelos. Isso porque limpar apenas com o guardanapo não é o suficiente para retirar as sujeirinhas entre os fios. Além disso, é preciso levar em conta se você faz academia, por exemplo, e costuma suar bastante. Se tem uma pele mais oleosa e tudo mais. No geral, lavar a barba crespa a cada dois dias é suficiente, pois se trata de um pelo mais ressecado. Salvo, é claro, nos casos que mencionamos acima, que pedem uma limpeza imediata. É importante também apostar em shampoos específicos para barba crespa, ou seja, mais hidratantes e nutritivos.

barba crespa 12 - Barba crespa: existe um jeito certo de cuidar?

Hidratar e nutrir os fios da barba crespa é o que vai fazer toda a diferença

Falando em hidratação e nutrição, chegou o momento mais importante para você quem tem a barba crespa. A hidratação já é um tratamento indispensável para qualquer tipo de barba, mas, no caso das crespas, deve ser redobrado. Já quanto à nutrição, este é o tipo de cuidado mais importante para o cabelo crespo, portanto, com a barba não seria diferente. Para manter a barba crespa hidratada a chave é investir em shampoos hidratantes, como já mencionamos antes. Na hora de nutrir, o melhor é apostar em um bom óleo para barba. Ele pode ser aplicado na barba sempre que você sentir que está muito ressecada ou frisada ou depois da lavagem.

barba crespa 8 - Barba crespa: existe um jeito certo de cuidar?

Não se esqueça de pentear

Essa dica vai muito além da estética. Isso porque pentear a sua barba vai deixá-la mais macia, espalhando a hidratação e a nutrição por todo o fio, além de evitar nós e, consequentemente, a quebra. Por isso, sempre que pentear o cabelo, que tal dar aquela penteada básica na barba? Uma vez por dia já é o suficiente. Essa dica também é muito importante, pois, como a barba tem um fio mais ressecado, pode passar um aspecto de mal cuidada e mantê-la sempre penteada evita esta impressão.

barba crespa 13 - Barba crespa: existe um jeito certo de cuidar?

Apare as pontinhas no tempo ideal

Para isso basta criar o hábito de dar sempre aquela olhadinha um pouco mais caprichada na sua barba pela manhã. Tente reparar nos pelinhos fora do lugar que precisam de aparação. Aí é só pegar a tesoura e dar uma cortadinha sempre que achar necessário ou visitar o seu barbeiro para dar aquele “talento” no look. Quando você fica muito tempo sem parar os fios da sua barba, o aspecto de descuido que ninguém quer começa chamar a atenção. Melhor ganhar destaque por uma barba bonitona, né!?

barba crespa 6 - Barba crespa: existe um jeito certo de cuidar?

Encontre o melhor estilo de corte para a sua barba crespa

Como dissemos no começo, o que não faltam são modelos de corte para barba hoje em dia. Basta você visitar um bom barbeiro e ele apresentará diversas opções que são ideais para as barbas crespas, das mais clássicas às descoladinhas. Alguns modelos estão em destaque, como o estilo “lenhador”, a barba cerrada e o bom e velho cavanhaque, por exemplo. Entretanto, para dar aos seus fios todo o potencial que eles merecem, a melhor opção é investir no modelo rústico.

Do contrário do que pensam, esse estilo não é igual ao lenhador, pois tem as pontas mais irregulares, embora sejam sempre aparadinhas. O segredo aqui é deixar crescer a barba alguns dedos abaixo do queixo e depois aparar, evitando uma base muito reta para promover um estilo mais “selvagem”. Esse estilo valoriza o que a barba crespa tem de mais bacana: o seu volume. Para estimular o crescimento da sua barba você pode apostar no Shampoo S.O.S Bomba Tradicional Salon Line.

barba crespa 3 - Barba crespa: existe um jeito certo de cuidar?

Dica: alisar a barba não é uma boa opção

Muitos caras cogitam alisar a barba crespa para manter um aspecto mais comportado, mas essa não é a melhor escolha. Isso porque os produtos de alisamento vão enfraquecer ainda mais a barba crespa, que é naturalmente mais ressecada e frágil. Manter esses hábitos pode deixar os seus pelos faciais porosos, quebradiços e com um visual nada legal com o passar do tempo. Por isso, se você quer uma barba mais alinhada, deixe-a sempre aparadinha e nunca se esqueça de hidratar e nutrir muito bem, sem exagerar nas quantidades, é claro. Afinal, não queremos uma barba pesada e lotada de produtos, podendo até mesmo obstruir os poros do rosto, deixando-o muito oleoso.

  • barba crespa 4 - Barba crespa: existe um jeito certo de cuidar?
  • barba crespa 7 - Barba crespa: existe um jeito certo de cuidar?
  • barba crespa 10 - Barba crespa: existe um jeito certo de cuidar?
  • barba crespa 11 - Barba crespa: existe um jeito certo de cuidar?

Posts Recentes:

Posts mais acessados