Secure Adnxs

Sabe de Tudo - O Blog da #ToDeCacho

Cuidados com os cabelos no inverno: 5 dicas para mantê-los saudáveis

cuidados com os cabelos no inverno 534x800 - Cuidados com os cabelos no inverno: 5 dicas para mantê-los saudáveis

Com a chegada da estação mais fria do ano é preciso redobrar a atenção e dedicar um tempinho da sua agenda para realizar alguns cuidados com os cabelos no inverno, afinal ao contrário do que algumas pessoas acreditam, não é só no verão que as madeixas sofrem.

Como o frio prejudica os cabelos?

cabelo no inverno 534x800 - Cuidados com os cabelos no inverno: 5 dicas para mantê-los saudáveis

Alguns fatores somados resultam em malefícios para os seus cabelos na estação mais fria do ano. Especialmente entre os homens, por exemplo, é nessa época que a queda fica mais acentuada, o que pode agravar quadros de calvície.

Já para quem tem cabelos lisos, é comum que os fios fiquem mais oleosos. Você deve estar se perguntando: como assim? Não é no calor que a oleosidade aumenta? Pois é, mas é no frio que colocamos o chuveiro no máximo para nos aquecer.

O resultado é que a água mais quente estimula a oleosidade do couro cabeludo e os fios, especialmente os lisos, que se tornam mais oleosos, o que pode, inclusive, resultar no aparecimento da caspa, ainda mais se mantermos a cabeça coberta com toucas e capuzes.

Outro problema é o ressecamento dos cachos. Por causa dos ventos fortes, banhos quentes e uso do secador (afinal, ninguém merece sair no frio com a cabeleira molhada em pleno inverno), as cutículas se abrem e o fio fica com aparência ressecada e mal cuidada.

5 dicas de cuidados com os cabelos no inverno

Para manter os lisos e cacheados mais bonitos mesmo nos dias frios, anote essas 5 dicas de inverno para os cabelos e desfile suas madeixas lindas em qualquer estação do ano!

1. Uso do secador na temperatura certa

Não é necessário abolir o uso do secador para poupar os cabelos do calor intenso. Na verdade, o aparelho pode se tornar um aliado para cuidar do cabelo no inverno e ainda evitar resfriados. O segredo é ajustar a temperatura e a distância dele com relação ao couro cabeludo.

Por isso, sempre mantenha o aparelho um pouco afastado dos fios, um palmo de distância já minimiza bem os danos, além disso, aplique um protetor térmico nos fios para protegê-los e evitar o cabelo ressecado no inverno.

Agora, se a dúvida é como secar o cabelo cacheado no inverno, uma boa dica é evitar o uso do difusor, que aquece demais os fios. Por fim, para qualquer tipo de cabelo vale a máxima de secar muito bem os fios com uma toalha para reduzir o tempo de exposição ao secador;

2. Banho morno é boa pedida

Como apontado, a temperatura da água pode acarretar produção de mais gordura no couro cabeludo e o resultado serão os temidos cabelos oleosos no inverno. Por isso, é essencial ajustar a temperatura do chuveiro e resistir a tentação de ficar horas embaixo da água.

O ideal é tentar manter o chuveiro no morno, pois nos dias mais gelados não tem como lavar o cabelo com água fria no inverno, uma vez que você ainda corre o risco de se resfriar, mas também não há necessidade de escaldar os fios e o couro cabeludo!

3. Hidratação constante

A hidratação é um dos cuidados com o cabelo cacheado no inverno que não podem ser deixados de lado. O mesmo pode ser dito para quem tem cabelos lisos, mas são as cacheadas que precisam realmente dobrar a atenção.

O ideal é fazer uma boa hidratação ao menos uma vez por semana para evitar o ressecamento e, anote aí, essa é uma das dicas de como cuidar dos cabelos no inverno mais importantes! Aplicar uma boa máscara capilar após lavar os fios com shampoo dá ótimos resultados;

4. Explore seu day after

O day after é uma rotina de cuidados para manter os cabelos tão bonitos quanto no dia em que foram lavados. Principalmente se você tem cabelos cacheados e crespos, sabe como manter o volume e beleza dos cachos pode ser complicado nos dias em que eles não são lavados.

Evitar a água muito quente (que resseca os fios) e dormir de cabelos molhados são as regras de ouro. Outras dicas para cuidar do cabelo no inverno e amanhecer com cachos poderosos é fazer a fitagem depois do banho, secá-los e dormir com os cabelos envolvidos por um lenço de cetim;

5. Umectação capilar para evitar o frizz

Os cabelos ressecados têm mais risco de quebrar e formar o terrível frizz, que é piorado pelos ventos fortes e os dias úmidos, por isso se você sente o cabelo caindo no inverno e o aumento dos arrepiados, é hora de incluir o umectante capilar no seu kit de cuidados.

O óleo natural já é um produto conhecido por quem tem os cabelos crespos e faz parte da rotina de cuidados com o cabelo cacheado no inverno. Porém, se mesmo os fios lisos estão com frizz ou caindo mais do que o normal nessa época do ano, fazer umectação é bastante indicado.

Por que o cabelo cai mais no inverno?

como cuidar do cabelo no inverno 534x800 - Cuidados com os cabelos no inverno: 5 dicas para mantê-los saudáveis

No inverno o cabelo cai mais, pois os níveis de umidade do ar diminuem. A consequência é que os fios começam a ressecar a partir das pontas e quando esse ressecamento chega à raiz, eles se partem, quebram e o cabelo cai.

Daí a importância de cuidar dos cabelos no inverno e investir pesado na umectação e hidratação dos fios, procedimentos que devem ser feitos por homens e mulheres, nas cabeleiras lisas e cacheadas e durante toda a estação fria.

Dicas para lavar o cabelo no inverno

Lavar o cabelo no inverno é uma ação que requer cuidado, pois como dito, a água muito quente prejudica a saúde dos fios e pode deixá-los mais oleosos. Por isso, anote essas dicas para lavar o cabelo no inverno sem prejudicar sua saúde capilar:

– Evite banhos muito demorados e com água muito quente;

– Se tomar banho morno no inverno não é uma opção, experimente lavar apenas os cabelos com água morna usando o chuveiro (se enrole na toalha para não congelar!);

– Aplique shampoos e condicionadores próprios para os seus cabelos;

– Penteie os fios com cuidado após o banho para evitar que se quebrem.

Ainda relacionado à lavagem dos fios, outra dica para cuidar do cabelo no inverno é não lavá-lo com tanta frequência, um dia sim um dia não já é suficiente. Dessa forma, você evita a água muito quente nos fios e a necessidade de usar o secador.

Como hidratar o cabelo no inverno?

dicas de inverno para cabelo 630x420 - Cuidados com os cabelos no inverno: 5 dicas para mantê-los saudáveis

A hidratação é essencial para manter os cabelos umectados, saudáveis e bonitos. Por isso, anote essa receitinha de como hidratar os cabelos no inverno potencializando sua máscara capilar:

– Numa panela coloque 100 ml de água (ou leite) misturados com 1 colher (chá) de amido de milho. Cozinhe em fogo baixo até formar uma pasta. Acrescente 1 colher (sopa) de óleo de coco e 3 colheres (sopa) de máscara.

– Lave os cabelos com shampoo e enxágue bem para retirar todos os resíduos do produto. Aplique a máscara já fria nos fios e deixe agir por 30 minutos. Depois enxágue e seque com cuidado com uma toalha macia.

Essa hidratação é profunda, pois nutre a fibra capilar e ainda ajuda a combater o frizz, uma receitinha simples e que funciona de verdade. Repita o processo de hidratação semanalmente.

Para concluir as dicas de cuidado, invista em penteados para cabelos cacheados no inverno que não partam os fios: boas opções são coques e tranças mais soltos. Já para quem tem cabelos lisos e quer saber como arrumar o cabelo no inverno, invista em rabos de cavalo mais baixos, que evitam que os fios fiquem bagunçados, mas também não os tensionam.

Agora que você já conhece todas as nossas dicas, arrase por aí com as madeixas lindas e saudáveis mesmo nos dias mais gelados do ano!

5/5 - (1 vote)

Posts Recentes: