Já estamos cansadas de saber que o cabelo crespo é o mais ressecado da tabela de curvaturas devido ao seu formato em espiral, que dificulta a distribuição de oleosidade pelo comprimento. Também sabemos que a tinta loira é uma das que mais causam danos, já que, para atingir o tom desejado, é preciso descolorir e colorir os fios.
Então isso significa que apostar em uma cabelo crespo loiro é uma má ideia? JAMAIS! Apesar dessa combinação parecer um pouco “assustadora” – justamente porque tende a ressecar ainda mais os fios -, dá, sim, para investir nesse visual sem que as madeixas crespas fiquem super danificadas.
Por isso, se você precisa de mais provas de que o cabelo crespo tingido de loiro pode sim ser cheio de vida – além de maravilhoso, é claro – confira abaixo inspirações e dicas de cuidados para arrasar com esse visual.
Tenha cuidado ao escolher a tintura e faça o teste de mecha
A variedade de tinturas de cabelo disponíveis no mercado é gigante e, por isso, é preciso estar bem informada antes de escolher o produto adequado para pintar suas madeixas. A dica para minimizar os danos é apostar em uma tintura sem amônia, que também é conhecida como tonalizante.
Para ver como a tintura vai se “comportar” no seu cabelo, não deixe de fazer o teste de mecha. Essa etapa, que consiste em aplicar um pouco do produto a ser usado em apenas uma mecha de cabelo, é fundamental para impedir que algum estrago grande aconteça nos seus fios e também serve para entender o que pode ou não ser feito no seu cabelo.
Invista em tratamentos antes mesmo da mudança
Como você já sabe, o cabelo crespo é bastante frágil, ao mesmo tempo que a coloração é um processo superagressivo para os fios, afinal, ela tira todo o pigmento natural do cabelo. Justamente por isso, o mais indicado é fortalecer a fibra capilar antes de investir nessa mudança.
Pelo menos um mês antes de descolorir os fios, invista em hidratações semanais e também em umectações (tratamento feito a base de óleos vegetais). Para fazer isso, você nem precisa ir ao salão: basta comprar uma máscara de hidratação específica para cabelo crespo e em óleos prontos, como o Óleo de Umectação #todecacho Coco Puríssimo.
Depois que já estiver loira, redobre os cuidados com o cabelo
Não é porque seus fios estavam fortes o suficiente para passar pelos processos de coloração e descoloração que você deve ignorar os cuidados com o seu cabelo. Inclusive, depois que você já estiver loira, os cuidados devem ser redobrados, já que até mesmo o cabelo mais forte se fragiliza depois de descolorido.
Além de continuar com as hidratações e umectações, não deixe de investir reconstruções a cada 15 dias. A reconstrução é responsável por a massa e a queratina dos fios e é o tratamento ideal para fios descoloridos, podendo ser feito também por meio do uso de Máscaras Reconstrutoras. Na hora de lavar e condicionar, prefira produtos específicos para cabelos tipo 4ABC e tingidos.
Seguindo esses cuidados, você tem garantia de um cabelo loiro crespo incrível! Ainda não está convencida? Então confira abaixo fotos que vão te inspirar a aderir esse visual de vez!