Certamente muitos homens reclamam que os modelos de cortes masculinos são parecidos demais e, pelo menos alguma vez na vida, já chegaram no barbeiro e disseram “faz alguma coisa legal aí” ou “me dá uma sugestão bacana”.
Embora o profissional esteja mais do que preparado para passar essas informações, a verdade é que fica muito mais fácil se você levar opções que já curtiu e que fazem parte do seu estilo.
Se você quer renovar o visual, mas ainda não sabe como, aqui, vamos mostrar alguns modelos de corte de cabelo crespo masculino que, ao mesmo tempo, valorizam seu tipo de curvatura e ainda atualizam seu look. Então, bora conhecer 10 ideias de cortes que caem como luva no cabelo crespo?
Cortes de cabelo crespo masculino
Quem disse que o cabelo masculino precisa ser sempre baixinho ou raspado? Até pode ser como os modelos Buzz cut, mas não é regra, não. É importante pontuar que não existe um corte ideal para cada tipo de cabelo, mas há muitos modelos de corte para cabelo crespo masculino que valorizam e realçam as características, com a presença de cachos e de fios volumosos e fáceis de modelar, por exemplo. Veja:
1. Corte de cabelo masculino crespo degradê
Conhecido como fade, o corte de cabelo masculino degradê é a mudança gradual do volume de cabelo. O resultado é um efeito de tons que começa mais claro, passa para o cinza e termina escuro. Para decidir qual fade optar, entenda quais são as suas três alturas básicas, que é onde o gradiente começa:
Low fade: O low fade começa a cerca de um dedo da altura da orelha. Para baixo disso o profissional vai usar a máquina zero, passando para cima com o pente 1 e fazendo o topo mais volumoso com auxílio de um pente e uma tesoura.
Mid-fade: Mid significa meio, que é onde o degradê começa a ser feito. A altura ideal é cerca de dois dedos da orelha para fazer a transição entre o cabelo cortado na máquina zero e o topo, que tem fios mais longos.
High fade: No high-fade o gradiente vai lá para o topo – as laterais são bem trabalhadas na máquina zero e até mesmo na navalha, para deixar a base bem lisinha. Nessa base feita com a navalha, a técnica é chamada de skin fade.
2. Taper fade
Para quem gosta de um visual mais discreto ou não pode ousar muito no corte (por conta do trabalho, por exemplo) o taper fade é ótima opção. Nesse corte, o fade é feito somente no acabamento, ou seja, bem no pezinho, perto do pescoço.
3. Drop fade
Ainda na família dos cortes fade, o drop fade tem um charme especial. Iniciando acima da orelha, ele continua o seu design seguindo por trás dela com um corte disfarçado gradual até o pézinho, como se estivesse “caindo”. É por isso o nome, que traduzido para o português significa algo como “cair”. Dependendo do formato da cabeça da pessoa, esse fade pode criar um modelo de arco bem natural. Sem dúvida, também é possível apostar no acabamento geométrico, com linhas bem marcadas.
4. Topete curto
O topete é um clássico quando se fala em corte de cabelo masculino crespo, e as versões mais atualizadas mesclam o topetinho na franja com o degradê nas laterais e parte de trás do cabelo. Com o topete curto dá para repaginar o visual de maneira simples, discreta, versátil e o melhor: combinando com praticamente todos os estilos.
5. Risca de navalha
A risca de navalha não sai de moda. Nesse modelo de corte de cabelo curto masculino crespo, o profissional usa a navalha para criar uma risca de acabamento. Ela pode ir na lateral, na nuca, pode vir sozinha ou acompanhada de outras riscas. Da risca é possível ir além e fazer desenhos geométricos ou emoldurar todo o acabamento do cabelo nas extremidades, deixando as linhas do corte escolhido bem marcadas.
6. Top knot
Diferente dos modelos anteriores, esse não é um dos cortes de cabelo masculino curto crespo. Para fazer o top knot (ou o coque alto, coque samurai) é preciso que o cabelo esteja mais longo, independente do tipo de corte, seja reto, repicado ou em camadas.
O modelo mais popular de top knot entre os homens é aquele feito com as laterais raspadas. Nesse corte, o barbeiro irá separar a parte central no topo da sua cabeça e raspar as laterais. Também é possível deixá-las bem baixinhas com pentes maiores ou com o uso da tesoura. Terminado o corte é só prender o top knot.
Para prender, traga todo o cabelo para cima como se fosse fazer um rabo de cavalo alto, em seguida passe os fios por dentro de um elástico e dê duas voltas. Antes de terminar a terceira, pare e deixe os fios meio presos. Está pronto o seu coque samurai ou top knot.
7. Undercut
O undercut é aquele modelo de corte em que o topo é mantido com fios mais longos e volumosos, enquanto a nuca é raspada ou cortada com fios bem curtinhos. Algumas vezes o undercut pode se estender para as laterais, sendo assim cria uma mistura entre under e sidecut.
8. Dreads com lateral curto
Os dreads são uma opção estilosa para quem tem o cabelo crespo. Para criar um efeito ainda mais cheio de personalidade, que tal cortar as laterais mais curtas? Aqui pode ser com a máquina zero ou mesmo com fios aparados bem curtinhos. Fica à sua escolha! Para variar o look, vale até prender os dreads no topo da cabeça para fazer um coque samurai, ou um penteado semipreso.
9. Flat top
Pouquíssimos cortes de cabelo são tão descolados como esse! Isso porque, o flat top valoriza a textura do cabelo crespo que fica para o alto, cheio de volume e orgulho. O acabamento é completamente geométrico, no melhor estilo “quadradinho”, que é a cara dos anos 80.
Para reproduzir o clássico basta deixar o black crescer, usar e abusar do pente garfo para deixar o volume nas alturas e procurar um bom cabeleireiro ou barbeiro, especializado em cabelo afro, para dar um acabamento bem marcado para o corte.
10. Buzz cut
O buzz cut é o famoso raspadão, o visual careca. Para chegar ao resultado desejado, é possível fazê-lo na máquina zero ou com o uso de pentes um pouco mais altos. Também é uma ótima opção para quem está enfrentando a calvície, sendo uma solução rápida e cheia de atitude!
Dicas de como manter por mais tempo o corte de cabelo crespo
Cada corte tem o seu próprio tempo de manutenção. Mas, vale considerar que embora o cabelo crespo cresça tanto quanto todos os outros tipos de fios, esse crescimento é menos visível, o que amplia a vida útil do corte em muitos casos.
Por outro lado, é importante destacar que cortes mais curtos e detalhados, como os cortes em degradê ou navalha, costumam aparentar o crescimento mais rápido, perdendo aquele efeito bacana do modelo. Portanto, a dica para deixar o visual em dia é visitar seu barbeiro a cada 15 dias.
Não esqueça também que os cuidados com o cabelo vão além da manutenção do corte: é muito importante cuidar bem os fios para que eles valorizem ainda mais o seu visual. Para isso, veja algumas dicas especiais para adotar no cabelo crespo masculino:
- Fios crespos médios e longos precisam de umectação e hidratação semanalmente;
- Faça tratamentos de reconstrução quinzenais nos fios se eles são descoloridos;
- Procure um finalizador específico para o cabelo crespo. A linha #todecacho tem linhas completas para cuidar dos seus fios;
- Evite dormir com os fios molhados;
- Evite o uso de bonés e chapéus em excesso;
- Cuidado com a água muito quente na cabeleira;
- Evite aplicar produtos como máscara ou condicionador direto na raiz.
Fala a verdade: agora ficou mais fácil ir ao salão, né? Basta escolher o corte de cabelo crespo masculino que mais te agrada e aproveitar todas as dicas para manter os fios lindos e saudáveis todos os dias!