Há um tempo a moda era ter o cabelo mais liso e alinhado possível, tanto que o volume era um grande vilão das mulheres de todas as curvaturas. No entanto, isso não é exatamente uma regra: algumas pessoas preferem um hair impactante, com muito volume, principalmente para quem possui fios curtos, ralos ou muito finos.
Existem vários truques para aumentar a massa capilar e dar volume aos cabelos. Desde pente garfo, uma finalização diferente ou até mesmo com os próprios dedos, mas a forma mais efetiva é acertar o shape: escolher um dos vários cortes de cabelo para dar volume.
Os benefícios de um corte para dar volume são muitos, desde a sua versatilidade para caber em todas as curvaturas, até mesmo o fato de que você não precisa necessariamente abdicar do comprimento. Repicado ou em camadas, por exemplo, são várias as técnicas utilizadas em diferentes cortes para dar mais volume e balanço aos fios. Está buscando inspirações? Então se liga nas nossas dicas de cortes versáteis e super atuais para dar volume aos cabelos.
French bob desfiado
Inspirado nos cabelos das it-girls francesas, o french bob é um corte curto, que deixa os fios na altura do maxilar ou abaixo das orelhas, e com uma franja reta acima das sobrancelhas. É ousado e alternativo, mas, ao mesmo tempo, chique e atemporal. Para quem quer um visual mais impactante, o corte deve ser feito utilizando a técnica de desfiar os fios para criar diferentes camadas que vão aumentar o volume, e a boa notícia é que ele fica lindo em qualquer curvatura!
Blunt cut (ou corte reto)
Cortes de cabelo que deixam as pontas retas são perfeitos para dar volume aos fios, afinal, as pontas iguais encorpam os cabelos, e quanto mais curto, maior é a adição de volume. Por isso, ele é uma ótima pedida para quem quer tirar um pouquinho de comprimento, mas tem receio de parecer que tem menos cabelo.
Butterfly hair
Já para quem busca volume e fios com a aparência mais cheia, o butterfly é o corte ideal. Sua forma aposta em camadas curtas, porém equilibradas, que dá movimento e balanço aos fios de forma sutil. A franja versátil (que pode ser usada reta ou lateral) é inspirada nos cortes tendências da década de 1970 e cria uma combinação super tendência.
Corte repicado
Repicar o cabelo é uma técnica utilizada em vários cortes, e consiste em criar camadas assimétricas e formatá-las conforme o resultado desejado. As camadas podem ser feitas de diferentes formas, em diferentes curvaturas e comprimentos, mas, em geral, a técnica interfere especialmente no volume, balanço e movimento dos fios. Para dar volume com o corte repicado, basta investir em camadas horizontais, seguindo a mesma lógica do blunt cut, que dá a sensação de cabelos bem mais encorpados e cheios.
Wolf cut ou shaggy cut
Tendência atual no mundo inteiro, o wolf cut e o shaggy cut são dois cortes muito parecidos entre si, que oferecem o mesmo resultado: um cabelo com ares alternativos, moderno e com muito volume. Apesar de ser bem mais unânime em fios lisos e ondulados — afinal, as camadas finas ajudam a dar volume e criar ondas naturais —, ambos os cortes dão muito certo nos cachos e crespos de quem busca um corte diferentão para priorizar o volume e sair do óbvio.