Pra começar, é importante sabermos especificamente o que se entende por cauterização capilar e a partir daí você consegue avaliar qual o estado do seu cabelo e quais as recomendações para cada caso avaliado.
Cauterização é basicamente a reestruturação da fibra capilar. É um tratamento mais específico do que a reconstrução que nós já conhecemos muito bem. Na cauterização é trabalhado o uso da queratina (que é uma proteína importantíssima na composição de diversas estruturas no nosso corpo), porque ela vai agir restaurando a camada externa dos fios. É possível perceber quando os cabelos carecem de queratina e os sinais são: cabelos quebradiços, opacos e ásperos.
Geralmente, quem faz procedimento químico, recorre a queratina para reposição de massa. Esse tratamento normalmente é feito em salão e a aplicação precisa ser finalizada com a chapinha para selagem do produto que dura 48h nos fios, após esse período já pode lavar normalmente e os cabelos voltam ao seu estado normal. No caso das cacheadas e crespas, é indicado no período da transição capilar.
Importante saber que a cauterização capilar não se trata de um procedimento químico, porém, o excesso da queratina enrijece os fios dando o efeito reverso. Mas pode ser feito em casa tranquilamente, e vou dar algumas dicas para você.
Reúna o material necessário para a cauterização capilar
– Shampoo anti-resíduos
– Queratina liquida
– Protetor térmico
– Máscara de hidratação
– Chapinha e secador
Aplicação
1. Use o shampoo anti resíduos, abre as cutículas para que o tratamentos penetre com facilidade.
2. Depois aplique a máscara de hidratação, deixe agir por 15 min, enxágüe em seguida.
3. Logo depois tire excesso da água com a toalha
4. Espalhe a queratina líquida pelos cabelos até que fiquem úmidos, depois escove com a ajuda do secador.
5. Em seguida passe a chapinha cuidadosamente em mechas pequenas para selar a queratina nos fios.
Após todo o processo, temos como resultado cabelos super fortes, com brilho e elasticidade adequada, os cachos ficam mais encorpados, a sensação é de cabelos cheios e saudáveis. Vale muuuuito a pena incluir na rotina de cuidados, contudo, não se esqueça que depende de cada caso, é claro!
Espero que as informações tenham sido úteis pra você fazer a cauterização capilar, compartilhe com as migas!!! Um beijo e até a próxima
• Gostou? Leia também, sobre como fazer a umectação capilar!